Nos EUA, o campeonato de basquete mais famoso do mundo pega fogo neste momento. Desde a última semana, as finais das conferências leste e oeste da NBA, equivalentes às semifinais do torneio, agitam fãs por todo o globo.
LeBron James, grande estrela do certame nos últimos anos, desta vez não conseguiu levar seu atual time, os Los Angeles Lakers, às finais, mas em breve estará em cartaz nos cinemas, ao lado de Pernalonga e sua turma, como protagonista de ‘Space Jam: Um Novo Legado’, nova versão do sucesso da década de 1990, então estrelado por Michael Jordan.
CINEMARK AINDA DOMINA RANKING DE SALAS NO PAÍS, MAS VÊ CINÉPOLIS SE APROXIMAR
Pequenas participações de astros da NBA em produções de Hollywood são bastante comuns. Contudo, assumir papéis mais importantes, como nos casos de Jordan e LeBron, já não é algo para muitos – até porque o resultado final, seja da performance, seja do produto em si, nem sempre é digno de aplausos.
Por isso, a menos de um mês para o início das Olimpíadas de Tóquio, o Portal Pepper embarca no espírito esportivo relembrando, em ordem cronológica de lançamento, cinco grandes jogadores da história do basquete americano que viveram personagens relevantes no cinema. Ao final, das bombas às pérolas, listamos os 11 filmes citados e onde podem ser conferidos.
KAREEM ABDUL-JABBAR
Seis vezes campeão da NBA e maior pontuador da liga em todos os tempos, com mais de 38 mil pontos anotados, Abdul-Jabbar é uma das maiores lendas da história do basquete. Dentre as inúmeras pontas em séries e filmes, viveu nas telonas dois papéis de maior destaque.
Seus incríveis 2,18m fizeram dele um dos mais temíveis inimigos de Bruce Lee, em ‘Jogo da Morte’ (1978). Apesar de apenas três cenas e menos de 10 minutos de tempo total na tela, o derradeiro confronto com o também lendário ator sino-americano se tornou uma das cenas mais antológicas dos filmes de artes marciais.
Dois anos depois, em estilo completamente oposto, viveu o copiloto Roger Murdock na hilária comédia ‘Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu’, primeiro filme de Jim Abrahams e dos irmãos David e Jerry Zucker, futuros criadores das franquias ‘Corra Que a Polícia Vem Aí’ e ‘Top Gang!’.
SHAQUILLE O’NEAL
Tetracampeão da NBA e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, o gigante de 2,16m é presença constante em filmes e séries, mas um dos poucos a de fato protagonizar alguns deles.
Seu primeiro papel importante foi no drama ‘Blue Chips’ (1994), onde interpreta um jovem que tem a oportunidade de jogar basquete por um time universitário. É a produção mais elogiável (senão a única) em que atuou para valer, muito pela performance magistral de Nick Nolte, como técnico do time, e da boa condução do diretor William Friedkin, vencedor do Oscar por ‘Operação França’ (1971).
Em seguida, encarnou o personagem-título em ‘Kazaam’ (1996) e ‘Steel – O Homem de Aço’ (1997), retumbantes fracassos de público e crítica. Desde então, seus respectivos diretores, Paul Michael Glaser e Kenneth Johnson, não tiveram mais seus filmes lançados nos cinemas.
Por ‘Steel’, Shaq se tornou o segundo ator negro a protagonizar um filme baseado em histórias em quadrinhos. Só não foi o primeiro porque ‘Spawn’, estrelado por Michael Jai White, estreou duas semanas antes.
Após um longo período, O’Neal voltou a ter um papel relevante apenas em 2018, na comédia ‘Tio Drew’, protagonizada pelo também jogador Kyrie Irving, como veremos mais adiante.
MICHAEL JORDAN
Figurando em muitas listas como o maior de todos os tempos no basquete, Jordan é hexacampeão da NBA e duas vezes medalhista de ouro em Olimpíadas (Los Angeles -1984 e Barcelona -1992).
No auge de sua popularidade, logo após retornar às quadras depois de pouco mais de um ano dedicado ao beisebol, interpretou a si mesmo em ‘Space Jam: O Jogo do Século’ (1996), onde é chamado para ajudar os Looney Tunes a se livrarem de alienígenas que pretendem escravizá-los. Com participações de outros astros da NBA, é o filme mais popular desta lista, presente na memória afetiva de muitos millennials.
DENNIS RODMAN
Dos cinco títulos de Rodman na NBA, os últimos três foram conquistados ao lado de Michael Jordan, no supertime montado pelos Chicago Bulls na década de 1990. Considerado um dos maiores defensores da história da liga, Rodman é, também, um de seus mais polêmicos atletas, colecionando ao longo da carreira diversas ocorrências e acusações.
No cinema, foi o inusitado parceiro de Jean Claude Van Damme em ‘A Colônia’ (1997), ação do subgênero espionagem internacional, filmado em diversos cenários paradisíacos da Europa.
De coadjuvante, Rodman partiu logo para seu próprio filme como protagonista. No mesmo estilo do anterior, embora pior, em ‘Busca Explosiva’ (1999) é ele o agente secreto que decide viver na Europa após a aposentadoria, onde também conta com a ajuda de monges cibernéticos (?!).
Quem achou que não havia como piorar, enganou-se redondamente, pois em 2007 Rodman voltou a estrelar uma produção, atuando como ele mesmo em ‘The Minis’, onde tem a missão de treinar e jogar em um time formado por anões.
KYRIE IRVING
Único desta lista ainda em atividade (já que Lebron James só entrará oficialmente para o rol daqui algumas semanas, com a estreia do novo ‘Space Jam’), Irving já tem um título da NBA, conquistado no mesmo ano em que também ganhou a da medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio, em 2016.
Após estrelar alguns vídeos promocionais da Pepsi vivendo um idoso conhecido como tio Drew, o personagem ganhou um longa-metragem em 2018. Em ‘Tio Drew’, o protagonista reúne, após décadas afastado, seus antigos companheiros de time para a disputa de um tradicional campeonato amador em New York. Assim, além de Shaquille O’Neal, juntam-se a Irving outros ex-jogadores: Chris Webber, Nate Robinson, Reggie Miller e Lisa Leslie, tetracampeã olímpica e bicampeã da WNBA, a liga feminina do basquete norte-americano.
KEVIN GARNETT
Embora possivelmente o menos badalado desta lista, Garnett foi campeão da NBA (2008) e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Sydney-2000, e está entre os grandes pontuadores da história da liga. Além disso, pode ostentar o fato de atuado no melhor filme desta lista.
Em ‘Joias Brutas’ (2019), Garnett interpreta a ele mesmo, mas em 2012, ano em que a trama se passa. Negociando joias e artigos de luxo com Howard, picareta interpretado por Adam Sandler, o jogador passa a acreditar que uma pedra preciosa específica o faz jogar melhor. Compulsivo, Howard aproveita a confiança de Garnett para apostar uma alta quantia no bom desempenho do atleta durante os jogos decisivos daqueles dias (que são os que de fato aconteceram), não se preocupando em penhorar pertences de terceiros para juntar a grana.
Dos piores aos melhores, confira o ranking com os 11 filmes apresentados nesta matéria e onde podem ser encontrados:
11 – ‘The Minis’ (2007 / gratuito no YouTube)
De Valerio Zanoli; com Dennis Rodman
10 – ‘Kazaam’ (1996 / Disney+)
De Paul Michael Glaser; com Shaquille O’Neal
9 – ‘Steel – O Homem de Aço’ (1997 / HBO Max*)
De Kenneth Johnson; com Shaquille O’Neal
8 – ‘Busca Explosiva’ (1999 / HBO Max*)
De Kevin Alyn Elders; com Dennis Rodman
7 – ‘Jogo da Morte’ (1978 / Amazon Prime Video)
De Robert Clouse; com Kareem Abdul-Jabbar
6 – ’A Colônia’ (1997 / HBO Max*)
De Hark Tsui; com Dennis Rodman
5 – ‘Space Jam: O Jogo do Século’ (1996 / HBO Max*)
De Joe Pytka; com Michael Jordan
4 – ‘Tio Drew’ (2018 / Amazon Prime Video)
De Charles Stone III; com Kyrie Irving, Chris Webber, Lisa Leslie, Nate Robinson, Reggie Miller e Shaquille O’Neal
3 – ‘Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu’ (1980 / Amazon Prime Video)
De Jim Abrahams, David e Jerry Zucker; com Kareem Abdul-Jabbar
2 – ‘Blue Chips’ (1994 / não disponível no momento)
De William Friedkin; com Shaquille O’Neal
1 – ‘Joias Brutas’ (2019 / Netflix)
De Benny e Josh Safdie; com Kevin Garnett