O amor próprio é um sentimento tão essencial, como sentir a vida pulsar dentro de nós. Este sentimento é algo que deveria ser ensinado já nos primeiros anos de vida na escola, e em família. Muitas vezes acabamos aprendendo a servir ao outro, a obedecer, a não desapontar a expectativa das pessoas sobre nós. Fatos importantes, mas e o amor por nós mesmos? Sem ele todo o restante fica comprometido.
O amor próprio é confundido com o egoísmo, com frases do tipo: você só pensa em você ou ainda frases como: você se coloca no centro do mundo e quer ser beneficiado sempre. Não, isso não é amor próprio. Vamos por partes, se essa experiência de vida é sua, a sua vida, então você deve estar de fato no centro do seu mundo, isso te coloca presente na sua história e não um mero expectador, mas isso não agride ninguém, só convida você a viver a sua vida.
Pensar em você é igualmente importante, pois se você não for capaz de pensar em si, de perceber quem você é e oferecer o seu melhor para o mundo, como você vai pensar nas outras pessoas já que ainda não fez esse exercício com você? Ser beneficiado com certeza, mas isso não significa tirar vantagem ou ainda tirar algo de alguém, ser beneficiado por ser amor, gerar amor e sentir amor e ainda entrar no fluxo da vida que acontece a seu favor. Tomar decisões, aprender com os erros, se perdoar, seguir em frente e fazer cada vez melhor por você, transbordando esse sentimento para as demais pessoas que convivem com você diretamente e indiretamente.
SE ENCOLHER PARA VIVER A VIDA DO OUTRO, NÃO DÁ!
Veja só quantas pessoas vão se beneficiar do seu amor próprio e ainda vão poder sentir o mesmo por elas e por você que está sinalizando esse sentimento. Importante para você praticar o amor próprio: observe toda a sua caminhada ao longo da vida até aqui. Com certeza houve erros, mas com certeza muitos acertos, assim é a vida, feita de movimentos e aprendizados.
Tenha alegria de quem você é e de quem você ainda pode ser. Tome decisões sempre que necessário, não se esqueça de você, não se abandone. Coloque você em primeiro plano, pois assim como você se observa também terá esse cuidado e carinho com as pessoas mais próximas. E para finalizar lembre-se diariamente desta frase – Seja gentil com você. Seja gentil nos pequenos detalhes, no cuidado com você, e assim você transbordará esse sentimento para as pessoas a sua volta. Ame o próximo como ama a ti mesmo, então para amar o próximo com certeza é fundamental amar a você.