O cantor, compositor e instrumentista Xande de Pilares apresenta seu mais novo álbum, intitulado “Xande Canta Caetano”. Disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm, o projeto é uma homenagem ao músico e compositor Caetano Veloso, trazendo dez faixas que reverenciam a genialidade do ícone da música brasileira.
Neste trabalho especial, Xande de Pilares mergulha de forma intensa no universo musical de Caetano Veloso, revisitando algumas de suas canções mais icônicas e revelando seu talento singular em emocionantes interpretações. Dentre as faixas selecionadas, “Tigresa” é especialmente destacada pelo artista, que compartilha a surpresa e alegria de ter conseguido imprimir sua própria identidade na música. Para ele, a versão de se tornou um momento ímpar no processo criativo.
Ao longo da execução do projeto, Xande não esconde a emoção de homenagear Caetano Veloso, com quem compartilha uma conexão profunda e significativa. Cada faixa do álbum traz consigo histórias e memórias pessoais, resgatando momentos que marcaram a vida do sambista. O processo de seleção das músicas foi conduzido com liberdade artística, permitindo que Xande transmitisse a essência do seu eu verdadeiro, Alexandre, para o público, em vez de se limitar apenas à persona artística.
CAETANO VELOSO TRAZ VERSOS DENSOS E REFLEXÕES SOBRE A INTERNET NO CLIPE “ANJOS TRONCHOS”
O artista ainda fez questão de detalhar muitas etapas marcantes do processo de gravação: “Não teve um dia durante toda a execução do projeto que eu não tenha lembrado do meu avô que sempre me ensinou a importância de cantar de tudo e não apenas aquilo que eu gosto. Não consigo escolher uma faixa favorita, porque todas carregam uma história e um motivo para estarem ali. Tivemos uma liberdade muito grande em conduzir esse projeto e de escolher cada música que entraria. Quem escutá-lo vai conhecer o Alexandre e não o Xande”.
O artista continua: “Por exemplo, ‘Gente’ tem até uma história que arrepio só de lembrar: quando terminei de gravar no estúdio, estava emocionado, mas me contendo. Vi que o Caetano e a Paula tinham chegado e estavam do lado de fora. Para mim, estavam limpando o rosto, porém, ao sair da gravação, eles estavam em lágrimas. Pronto, desabei junto”, ressalta o artista.
Para finalizar, Xande ainda conta sobre composições de Caetano que fizeram sucesso em outras vozes, mas que não podiam ficar de fora: “Outra que me emociono e seria impossível não colocar neste álbum é ‘Muito Romântico’. Eu cresci amando Roberto Carlos, que cantava essa música. Mas na época, nem sabia que não era dele e sim de Caetano. Outra canção que quero destacar é ‘O Amor’, que reina na voz da nossa brilhante Gal Costa. É uma música muito difícil de cantar, porque tem muitos altos e baixos. No entanto, consegui regravá-la sem destoar e o resultado ficou lindo. Mal espero para o mundo todo poder ouvir as dez faixas que gravamos. Tá uma coisa linda!”, conclui.
O álbum é uma realização da Uns Produções, com produção a cargo de Paula Lavigne. A direção musical e arranjos foram assinados por Pretinho da Serrinha e a produção executiva foi de Brisa Torres. As gravações ocorreram nos Estúdios Lavigne, com mixagem no Estúdio Casa do Igor e recall da mixagem no Cia dos Técnicos Studios – Estúdio 2. A masterização foi realizada no Estúdio Aura. Ouça o álbum na íntegra: