Quando se trata de maquiagem, o assunto não pode ser reduzido a apenas vídeos do Youtube ou tutoriais de beleza, é uma parcela muito maior do que se pensa com muitos segmentos. A indústria da maquiagem floresceu nas últimas décadas graças a vídeos nas redes sociais, e têm se tornado a principal fonte de informação, mas cada vez mais a maquiagem vem ganhando espaço e principalmente destaque na imprensa e nos programas de TV. Porém, este vasto campo não inclui apenas maquiagem de beleza, mas também a artística e efeitos especiais.
OS VERDADEIROS INFLUENCIADORES DA BELEZA
A televisão e os canais de streaming perceberam o poder dessa indústria e fizeram alguns dos melhores programas que envolvem a arte de maquiar. Não estou falando dos tutoriais e transformações, como no caso do “Esquadrão da Moda” ou mesmo no extinto “Sob Medida”, exibido na Rede TV, no qual eu tive o prazer de integrar o elenco, mas também trazendo o mundo da maquiagem como forma de profissionalização.
Estou me referindo aos programas, reality show, séries e documentários que servem para nos inspirar nos mostrando sobre os diversos segmentos e também a diversão durante o processo:
RuPaul’s Drag Race
Lançada em 2009 e atualmente na 14º Temporada, o programa é apresentado pela mais famosa das drag queens mundial, ou uma das mais famosas, já que a nossa Pabllo Vittar ultrapassou o número de seguidores da pioneira. O foco do programa é encontrar a próxima superstar do universo drag.
Com episódios divertidos, emocionantes, coloridos e claro, repleto de muito brilho, o RuPaul’s Drag Race nâo é exatamente um programa de maquiadores ou para maquiadores, mas se você for esperto o bastante, vai conseguir tirar excelentes dicas e truques de maquiagem.
Face Off
Lançado originalmente no SyFy Channel, ele continua sendo um dos melhores programas de maquiagem no quesito efeitos especiais ou maquiagem artística.
Apresentado pela atriz norte-americana McKenzie Westmore, (preste atenção neste sobrenome, pois tarta-se de uma verdadeira “dinastia” de maquiadores em Hollywood. Se você não está entendendo, sugiro que assista ao vídeo “Influenciadores da Beleza” (abaixo). Pois bem, McKenzie guia um grupo de maquiadores para desafios onde competem pelo prêmio principal, que inclui um contrato de maquiagem e claro, um prêmio em dinheiro.
Os concorrentes mostram seu trabalho a um grupo de jurados, entre eles, a ganhadora do Oscar, Ve Neil. As competições envolvem designs conceituais, escultura e um exaustivo trabalho de maquiagem artística e de efeitos que aumentará ou destruirá suas chances no programa.
Skin Wars
De 2014 a 2016, Skin Wars foi um programa de primeira linha que explorou a maquiagem corporal. Julgado por um incrível painel de jurados, incluindo RuPaul, Craig Tracy e Robin Slonina o programa é uma competição de uma hora que dá aos competidores a chance de mostrar suas habilidades para o mundo.
Desserviço ao Consumidor
O documentário lançado em 2019 e disponível na Netflix traz em cada episódio um tema específico, mas no inicio o tema é “maquiagens falsificadas”. É muito comum, infelizmente, as pessoas optarem por um produto de procedência duvidosa, mas que tem uma logomarca famosa estampada em seu rótulo e que dão a impressão de serem reais. A velha história do “barato sai caro”, pois elas podem trazer muitos prejuízos a saúde de quem usa e ao bolso de quem compra.
Esta é uma excelente oportunidade de entender um pouco mais sobre o funcionamento da indústria cosmetológica.
Larger than Life – A história de Kevyn Aucoin
Um documentário incrível sobre um dos maquiadores mais importantes de seu tempo, Kevyn Aucoin. Ele foi um maquiador icônico e o mais requisitado nas décadas de 1980 e 1990. Em sua clientela destacam-se: Naomi Campbell, Cindy Crawford, Kate Moss, Cher, Madonna e Janet Jackson.
Larger Than Life mostra a vida deste ícone da maquiagem e é contada por Tiffany Bartok, uma maquiadora, que foi amiga pessoal de Aucoin. O documentário destaca a vida, o trabalho, mas também o seu lado defensor das causas LGBTQIA+, seu amor pela profissão, até a sua morte em 2002. O documentário está disponível na GloboPlay, mas caso você não consiga assistir, sugiro que adquira um dos três livros dele, disponíveis na Amazon.
Fantastic Flesh
Fantastic Flesh é outro documentário que mergulha na arte dos efeitos de maquiagem, bem como nos efeitos especiais. Ele foca nos melhores maquiadores da indústria cinematográfica e suas experiências. Estou falando de Greg Nicotero e Howard Berger, que estão envolvidos na KNB Make-Up EFX. Seja qual for o nível da sua paixão por maquiagem, vale muito a pena assistir.
Glow Up
Glow Up estreou em 2019 pela BBC, TV Britânica, e é transmitida para o mundo via Netflix, em minha opinião, ele é o melhor de todos os realitys de maquiadores já produzidos. Com oito episódios, nos quais dez participantes, maquiadores, youtubers ou amantes da maquiagem, passam por diversos desafios com o intuito de conseguir um lugar ao sol no mercado.
Seja você um leigo apaixonado por maquiagem, um maquiador iniciante ou mesmo um veterano, o programa é repleto de informações, visto que cada prova requer conhecimento em uma área específica, como maquiagem para editorial, passarela, cinema, TV, teatro e muito mais.
A cada episódio, os participantes passam por duas competições que testam as habilidades dos maquiadores. Eles são julgados por dois dos mais importantes makeup artists mundiais: Val Garland, L’Oréal Paris e Dominic Skinner, MAC Cosmetics. Sem contar o maquiador convidado, de uma determinada área, que está ligada ao tema daquele episódio. A terceira temporada já está disponível.
Glam Masters
A atração é apresentada pela atriz e produtora, Laverne Cox. A temporada de estreia possui oito episódios, nos quais “influenciadores” são desafiados a mostrarem seus talentos. Em desafios temáticos, eles precisam impressionar, além da apresentadora, o maquiador de celebridades Mario Dedivanovic, a expert em maquiagem Kandee Johnson e a cofundadora da Milk Makeup e editora sênior de moda da revista Marie Claire americana, Zanna Roberts Rassi.
A cada semana, o vencedor do desafio da vez avança de fase. Ao final, o grande vencedor receberá o título de “Glam Master” e será eleito o novo grande nome do mundo da maquiagem. Cada episódio conta com quatro blogueiros de beleza que competem entre si por uma única vaga para a etapa seguinte. Kim Kardashian West assina a produção executiva do reality. A cada episódio, os participantes passam por duas competições que testam as habilidades dos maquiadores. Eles são julgados por dois dos mais importantes makeup artists mundiais: Val Garland, L’Oréal Paris e Dominic Skinner, MAC Cosmetics. Sem contar o maquiador convidado, de uma determinada área, que está ligada ao tema daquele episódio. A terceira temporada já está disponível. Para não dizer que não mencionei os programas brasileiros, tivemos no país duas versões:
Desafio da Beleza
Versão brasileira do reality show francês de maquiadores “Beauty Academy”, o programa era apresentado pela modelo Fernanda Tavares e pelo maquiador Fernando Torquatto. O reality foi exibido pelo canal GNT e teve quatro temporadas. Nas três primeiras, o reality iniciava com 40 participantes logo no primeiro episódio, onde somente 12 eram selecionados para a competição e disputavam como prêmio um ano de contrato com O Boticário (patrocinador da atração) e coleções da linha de maquiagem da marca.
Super Bonita
Em 2018, a atração “Super Bonita”, um tradicional programa de Beleza e Saúde, exibido pelo GNT, trouxe o programa com uma cara nova. Ele passou a ser uma competição de maquiagem e contava com duas apresentadoras: a veterana Karol Conká e Giovanna Ewbank.
Os participantes, maquiadores profissionais e amadores eram desafiados semanalmente e ao final, julgados pelo maquiador Renner Souza e a youtuber Lorelay Fox. Preciso confessar que nenhum dos dois programas me empolgou muito.
A maquiagem pode transformar, mas a sua maior função é valorizar a vida de quem está sendo maquiado e de quem maquia. Não consigo entender porque no Brasil é tão importante humilhar alguém que não se destacou naquele episódio. Você pode até dizer que é pela audiência, mas para mim a audiência virá pela real beleza de valorizar o ser humano. Pois, a maquiagem é muito mais do que uma simples pintura no rosto!