OS VERDADEIROS INFLUENCIADORES DA BELEZA

CONHEÇA ALGUNS PROFISSIONAIS QUE DEIXARAM UM LEGADO NA HISTÓRIA DA MAQUIAGEM
}

18.03.2021

Divulgação / Reprodução / Getty Images

Hoje em dia é muito comum vermos diversas pessoas, profissionais ou não, se intitularem “influenciadores”. Quando o assunto é maquiagem então, nossa, o que não falta são canais que ensinam você a higienizar a pele do rosto, passar uma máscara ou até mesmo como se transformar em um personagem mais caricaturado. 

A ERA DOS INFLUENCIADORES QUE NÃO INFLUENCIAM EM NADA

Mas o que me preocupa, não é o que eles estão fazendo ou falando, mas sim a falta de respeito à memória com aqueles que realmente transformaram a forma de maquiar, criaram regras de conduta para uma classe se profissionalizar e até revolucionaram a fabricação de produtos. Eu estou falando dos verdadeiros influenciadores da beleza. Aqueles que deixaram um legado marcado na história da maquiagem e que nos afeta até hoje. 

MR. MCCONNELL E MRS. ALBEE – OS PRIMEIROS INFLUENCIADORES DA BELEZA

Infelizmente muitos destes profissionais, os primeiros, de outros séculos, não tiveram seu nome marcado na calçada da fama, pois o trabalho de maquiador ou até mesmo de cabeleireiro não era assim tão reconhecido, apesar do trabalho ter se tornado icônico ou uma referência de uma época, como é o caso das perucas de Maria Antonieta, a maquiagem e perucaria da Rainha Elizabeth I ou mesmo as maquiagens de Cleópatra

RAINHA ELIZABETH I, CLEÓPATRA E MARIA ANTONIETA

Então, para reverenciar estes profissionais que abriram caminhos para que hoje possamos brilhar de uma forma muito mais confortável, é que vou contar um pouco destes verdadeiros influenciadores

Fundada no Japão por Arinobu Fukuhara, em 1872 como Shiseido Pharmacy com o intuito de introduzir produtos farmacêuticos nos moldes ocidentais, em uma época em que a medicina à base de ervas, ainda predominava, a Shiseido é a empresa de cosméticos mais antiga do mundo – 149 anos. Atualmente é a maior empresa de cosméticos do Japão e a sétima maior do mundo. 

ARINOBU FUKUHARA

Em 1902, Helena Rubinstein abriu seu primeiro instituto de beleza, e primeiro no mundo, na cidade australiana de Melbourne, associando dermatologia à cosmética. Seus produtos eram considerados milagrosos, faziam mais do que hidratar. Suas fórmulas chegaram a ser consideradas milagrosas ao combater rugas e os efeitos do vento e do sol sobre a pele. Pioneira nos cuidados com a beleza sob o ponto de vista científico, Helena Rubinstein ensinava as australianas a limpar, tonificar e hidratar a pele, além de manter distância dos raios solares. O sucesso foi tanto que em pouco tempo, Helena conquistou a Europa e mais tarde os Estados Unidos. 

HELENA RUBINSTEIN

Quando chegou aos Estados Unidos, Maksymilian Faktorowicz, vulgo Max Factor, lançou seus primeiros cosméticos no país durante a exposição universal de 1904, em Saint Louis. Seus primeiros produtos foram cremes e blushes. Max Factor percebeu que os produtos de maquiagem usados no cinema e no teatro eram muito pesados e as cores não se adequavam bem na pele dos atores. Foi então que ele desenvolveu uma base mais fina. A partir dessa criação, se tornou o queridinho das celebridades da época.

MAX FACTOR

Além da base mais fina, Max Factor foi o criador do pan cake, pan stick, delineador à prova d’ água, brilho labial, entre tantos outros produtos. Posso dizer que ele foi o nosso primeiro “visagista”, criando looks e melhorando a imagem estética de diversos artistas, como o de Rita Haworth. Max Factor foi o primeiro maquiador a receber um Oscar honorário por suas contribuições para a indústria cinematográfica, em 1929, e a ganhar uma estrela com seu nome na calçada da fama pelo seu trabalho.

⁠MAQUIAGEM É MUITO MAIS DO QUE UMA SIMPLES PINTURA NO ROSTO

Aliás, é dele o nome “makeup” (maquiagem em inglês), para os produtos, que antes eram apenas conhecidos como cosméticos.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.