O vinho rosé cada vez mais ganha adeptos no Brasil. Rosé é um vinho produzido por meio da maceração de uvas tintas que permanecem menos tempo em contato com as cascas. Sua produção tem como berço mundial, Provence, essa maravilhosa região francesa que encanta o mundo com suas belas praias e glamour, em países europeus como Itália, Portugal e Espanha, os rosados ou rosatos também têm importância. Esse tipo de vinho também pode ser produzido a partir do blendde tintos com brancos, mas essa produção é menos apropriada e proibida na França, em todas as regiões onde o rose é produzido. As mais destacadas ficam ao sul do Vale do Rio Rhône e na Provence.
Não faz tanto tempo que o rosé não era vistocom bons olhos por aqui. Com o decorrer dos anos ele foi ganhando o mercado e virou tendência – tornando-se um coringa para as mais diversas ocasiões e menus. Por ser um vinho leve, cheio de aromas e frescor é pra ser servido resfriado. Para o nosso clima ele é perfeito, inclusive para se degustar a beira mar acompanhado por aperitivos de frutos marítimos. Mas, não é um vinho apenas para o verão, ele serve para todas as estações, podendo ser acompanhado pelos diversos tipos de gastronomia. Essa versatilidade do vinho faz uma harmonização perfeita desde aves até um bom churrasco para quem pensa que o rosé não combina. Pode inclusive ser acompanhado de cortes mais gordurosos como uma picanha ou cortes mais magros. Neste caso é só caprichar e deixá-lo bem geladinho.
Com carnes bovina, suína e ervas
Assados, grelhados e até com molho, como um picadinho e strogonoff que podem muito bem ser acompanhados de legumes assados, ou saladas.
CORTES DE CARNES PARA TODO PALADAR, MAS FILÉ MIGNON É O QUERIDINHO
Com frutos do mar
Esta combinação é um clássico. Acompanhado de frutos do mar como bobó de camarão, arroz, camarão na moranga e lulas. Em todas as suas versões e as mais variadas – tanto empanados crus ou cozidos.
Com peixes
Bacalhau a pescadinha branca uma combinação perfeita.
Com frios e embutidos
É um super coringa na hora de montar aquela tábua de frios, é só caprichar, pois ele combina com azeitonas, castanhas, muçarela, presunto e queijos brancos.
Com massas
Massas com molhos vermelhos e mais suaves também fica perfeito.
TOMATE – O FRUTO ERA CONSIDERADO VENENOSO E USADO PARA FEITIÇARIA