O pianista Jonathan Ferr apresenta seu novo single, batizado de “Esperança“, o lançamento sai pelo selo slap, da Som Livre, e oferece o que Ferr sabe fazer de melhor: uma mistura primorosa de musicalidade, referências a elementos das religiões de matriz africana, reflexão sobre questões sociais e democratização do jazz, tudo isso embalado em sua estética afrofuturista.
MILITÂNCIA – DESVALIDAR ESTAS LUTAS POR CAUSA DO CARÁTER DOS LUTADORES É NÃO OLHAR NO ESPELHO
Além de ser a primeira track de piano solo do artista, “Esperança” traz ainda um poema declamado pela voz potente de Serjão Loroza. A provocadora reflexão pode ser conferida em todas as plataformas digitais. A faixa, delicada em sua melodia, contém uma mensagem forte e ainda mais potencializada pela locução grave de Loroza. “Esperança”, por meio dos arranjos característicos do Urban Jazz de Jonathan Ferr, vem para dar voz ao discurso em forma de música-manifesto.
O ator empresta sua voz e imagem – em um clipe com equipe formada majoritariamente por profissionais negros – para um poema assertivo sobre questões raciais, fruto de uma sociedade cheia de problemas. Entre trechos declamados como “Tô pronto e muito armado com minha arte nas mãos / Munido de verdade e ainda tem muita munição / Porque eu falo de amor / Mas falo de ódio também / Já cansei de sentir dor / Cansei de ser refém”, o single fala sobre a esperança do povo preto em detrimento à anulação e silenciamento por parte do poder público, assim como pela conivência de setores mais privilegiados.
De forma tocante, Ferr e Loroza propõem uma reflexão de prosperidade em meio a uma realidade racista. “Esperança” é o segundo single lançado pelo artista sucedendo a faixa “Saturno” – lançada em janeiro – e abrindo caminhos para o álbum “Cura”, com previsão de lançamento para maio. Assista: