O FENÔMENO CASIMIRO: QUEM É E POR QUE ELE FAZ TANTO SUCESSO?

O STREAMER NÃO FAZ TIPO – GEEK, GAMER E VAI ALÉM DE UM ROSTINHO BONITO E UM SHAPE TRINCADO
}

14.02.2022

Reprodução / Instagram

No final de janeiro de 2022, recebemos a notícia de que foi um brasileiro que conquistou o record de visualizações em uma live na Twitch, plataforma de vídeo que é focada principalmente no mundo dos gamers: Casimiro Miguel.

O FENÔMENO DEOLANE BEZERRA: POR QUE MUITOS AMAM E OUTROS ACHAM CRINGE?

Ao conseguir liberação da Netflix para transmitir a pré-estreia global da série “Neymar – O Caos Perfeito”, com a presença do jogador em live, mais de 535 mil pessoas participaram simultaneamente. Um marco na história da plataforma.

Mas quem é esse tal de Casimiro, que todo mundo fala? Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, ou somente Casimiro, é um jornalista e streamer (criador de conteúdo da Twitch). Cazé ou Casimito, como é conhecido por amigos e fãs, é um dos maiores criadores de conteúdo da Twitch Brasil.

Casimiro em live com Neymar

Eleito personalidade do ano na premiação eSports Brasil 2021, Casimiro começou sua carreira no Esporte Interativo, participando do “Ei Games”, programa da antiga emissora. Com seu trabalho, ganhou projeção e se tornou apresentador do SBT Esportes Rio, além de participar de transmissões na TNT.

Além da Twitch, Casimiro também mantém um canal próprio no Youtube, no qual publica trechos de suas transmissões (eu recomendo muito que você assista, para rolar de rir). Somando as duas plataformas, ele possui 2,8 milhões de seguidores. Além disso, tem 1,2 milhão no Twitter e 1,4 milhão no Instagram.

Mas o que fez Casimiro sair de sua bolha e ser aclamado por pessoas que não acompanham futebol e o universo gamer?

Além de comentar assuntos de maneira irreverente, que saem do nicho game e futebol, como o vídeo das filhas do Gugu, reality shows, e até lancheira saudável de criança, Casimiro tem algo que cada vez mais a Geração Z busca: autenticidade.

Estamos cansados de ver tanta gente tentando ostentar um estilo de vida inalcançável, mostrar na internet rostos felizes, viagens perfeitas, barrigas chapadas, entre outros. Casimiro é o que ele é, não faz tipo: geek, gamer e vai além de um rostinho bonito e um shape trincado.

Ele engaja por sua espontaneidade e seu conteúdo muito divertido, fazendo isso em um quarto simples, com um roteiro cheio de improvisos. Logo, ser alguém “gente como a gente” faz o público se engajar mais com o conteúdo e se reconhecer naquela pessoa famosa.

Casimiro e seu vira-lata Theo

Não sei se você sabe, mas ao longo da nossa evolução, nós, seres humanos, criamos padrões de comportamento que fazem com que o cérebro poupe energia. Chamamos de vieses cognitivos, os quais temos mais de 180. Ao nos reconhecermos noutra pessoa, o cérebro atua com um desses vieses, que é conhecido como viés de afinidade, o qual possui como tendência dar uma avaliação melhor para quem ou o que é parecido conosco.

Nota-se que muitas vezes nos reconhecemos nas histórias contadas pelo Casimiro e a naturalidade de sua fala (com muitos palavrões) gera proximidade: parece que estamos conversando com um amigo próximo. Parece aquele brother divertido que anima nossos churrascos.

Outro quesito que nos faz admirar tanto o Casimiro é que ele faz questão de não perder as suas origens. Casimiro é noivo de Anna Beatriz: estão juntos desde 2013 e são pais de pet. Theo, seu cachorro vira-lata e fiel escudeiro, é uma figurinha carimbada nas lives do streamer.

Casimiro e sua noiva Ana Beatriz

Recentemente, o recordista da Twitch chamou atenção de ninguém menos que o jogador Neymar e foi convidado para passar o ano novo em uma festa organizada pelo craque. Casimiro preferiu manter um compromisso agendado há tempos – fechou um cinema para assistir o novo filme do Homem Aranha com seus amigos: “dia 28 você vai fazer o quê?”, perguntou Neymar. “Eu já tinha fechado o cinema. Já tinha pago e convidado meus amigos. Eu ia cancelar o cinema? Falei que tinha fechado a sala de cinema, ele riu e não mandou mais nada”– disse Casimiro.

E para festa de Ano Novo, Casimiro estava com suspeita de Covid-19 e preferiu não ir –Neymar escreveu para ele:“Vem quando, fdp? Não te chamo mais!” Casimiro continua: “Mas ele não sabia que eu estava com Covid. Jamais iria para a casa dele sem ter certeza. Jamais me perdoaria por passar Covid para o Neymar”. Além de Neymar e vários jogadores de futebol, o streamer também é seguido pelo DJ Alok, o humorista Fábio Porchat e a atriz Paolla Oliveira.

Por falar em Covid-19, Casimiro sabe seu lugar de fala e do tamanho de sua abrangência, ele sabe que é influenciador e deve ser exemplo: mesmo criando conteúdo de entretenimento, sempre incentiva sua audiência a se vacinar (tomar a dose de reforço) e respeitar as normas para evitar a contaminação por Covid, como o uso de máscara, álcool em gel e não aglomerar. Ele faz tudo isso não apenas falando, mas sendo exemplo para seu público. Lembre-se que uma marca forte no século XXI não é apenas aquela que fala, ela faz o que fala e comunica o que fez, de uma maneira responsável. 

Além de aconselhar diversos jovens nos mais variados assuntos, Cazé efetua doações que realiza em suas lives, como a de pagar 5 mil reais a um vendedor de cachorro-quente que o assistia em um dia, o qual estava passando necessidades. No mesmo dia que o streamer divulgou o empreendimento e fez a doação, o dono do negócio disse que vendeu em um dia a quantidade de cachorro-quente que venderia em um mês. Mito!

Outro ponto que chama atenção em “Casimito” é que ele não teme em expor suas vulnerabilidades e sabe pedir desculpas genuínas para sua audiência. Ele não esconde ser torcedor do Vasco, tira onda do time (inclusive já fez até pix para ajudar o clube na fase financeira ruim), e, quando erra, pede desculpas genuínas.

Ao acompanhar essa última edição do BBB 22, o streamer critica a postura da jogadora Naiara Azevedo, no Twitter, escrevendo o seguinte: “Caralho, que pessoa escrota e insuportável. Vergonha alheia demais. 30 anos na cara e parece que está protagonizando um filme mexicano do caralho. Suma da minha tela imediatamente Naiara”. Os administradores da conta do Twitter da cantora responderam, enviando uma foto de um controle remoto, dando a entender que Casimiro teria que desligar a TV na próxima.

O QUE PODEMOS APRENDER COM A SAÍDA DE TIAGO LEIFERT DA REDE GLOBO?

Após desabafo, Cazé apagou a postagem, pediu desculpas aos fãs da cantora: “Errei, pô. Eu falo dessa forma ofensiva e as pessoas se machucam. Uns fãs me mandaram DM conversando na boa e pô, fui babaca. Tenho que ser mais ponderado no que falo porque minha influência é grande e não sei lidar direito com isso as vezes perco a mão. Peidei na farofa pô”.

Casimiro mostra claramente que todos nós erramos e que, ao cometer o erro, devemos pedir desculpas e estarmos atentos para que não aconteça mais o mesmo equívoco. Casimiro pode não perceber, mas outra coisa que ele faz com excelência é trabalhar com os arquétipos de Carl Jung.

Jung, psicólogo suíço, fala que em todas as culturas, contos e histórias possuem 12 personalidades (padrões de comportamento), os quais os seres humanos se reconhecem, como o herói, o fora da lei, o governante, o inocente, o romântico, o cara comum, o sábio, o criador, o explorador, o bobo da corte, o prestativo/caridoso e o mago.

Muitas vezes, algumas marcas utilizam-se desses arquétipos para construírem sua branding, se posicionarem e atingirem a um determinado público.

E, no caso, Casimiro atua com o arquétipo do cara comum (por ser tão próximo ao seu público, gente como a gente), do bobo da corte (por trabalhar com humor irreverente) e um pouco do fora da lei (por falar um monte de palavrões e tocar em assuntos delicados, com muita maestria), o que faz inconscientemente com que as pessoas memorizem melhor a sua marca e se conectem com ele.

Por fim, o que também pode tornar Cazé um fenômeno são os elementos de uma marca forte (branding): sua forma de falar, seus palavrões, o Theo aparecendo nos vídeos, seus bordões: “Meteu essa?”, “que papinho”, “amasso”, “que parada, hein” e “aceitas pix” são um deles.

Casimiro é um sucesso tão grande que, Chico Barney, comentarista de entretenimento, alegou que o streamer é a única pessoa que tem condições de substituir com maestria o Faustão na atualidade (o qual também começou a sua carreira como jornalista esportivo).

São raras as pessoas nos dias de hoje que conseguem unir, por meio de conteúdo, homens héteros, o público feminino e o público LGBTQIA+, e Cazé tem esse dom. Ele provou que ainda há muito espaço para quem quer fazer humor e entreter e, ao mesmo tempo, conseguir atrair todos os tipos de público, sem ferir ou ofender ninguém.

Será que um dos nossos maiores streamers não poderia dar uma aula para alguns influencers que não há necessidade de se fazer terrorismo alimentar, vender curso sem terem formação, arriscar a vida de seus seguidores subindo no Pico do Marins, ou tentar enganar a sua audiência com uma vida perfeita e feliz, para ter sucesso, enchendo nossas mídias de positividade tóxica?

Porém, esqueci-me que carisma não se compra: Casimito nasceu com ele! Por uma internet com mais pessoas como nosso querido Cazé.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.