FEUD RETRATA ERA HOLLYWOODIANA MACHISTA COM MAQUIAGEM MINIMALISTA

COM VISAGISMO ASSINADO POR ERYN KRUEGER MEKASH, A MINISSÉRIE TRAZ UMA TURBULENTA RIVALIDADE ENTRE BETTE DAVIS E JOAN CRAWFORD
}

03.06.2021

Divulgação / Reprodução

Eu não sei bem por onde começar a falar desta série que simplesmente me deixou enlouquecido. Se você é um amante da era de ouro de Hollywood, você precisa assistir a série – Feud, onde retrata a turbulenta rivalidade entre as duas das maiores estrelas do cinema, Bette Davis e Joan Crawford, durante as filmagens de ‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane?’

ALÉM DO ELENCO PODEROSO, A SÉRIE POSE DITOU TENDÊNCIA NA MAQUIAGEM

Logo no início você é transportado para a Hollywood dos anos 1960. Carros, decorações, móveis e o figurino reproduzem a época com uma precisão de encher os olhos. Mais do que retratar uma rivalidade, Feud faz uma crítica ao machismo existente em Hollywood até hoje.

Nos anos 60, mulheres mais velhas não tinham papéis de destaque e precisavam batalhar por melhores condições. Entre as histórias paralelas mostradas na série, a luta de uma jovem para tentar ser cineasta e a terrível manipulação feita por Jack Warner, o maior executivo da Warner, na época, e pelo diretor Robert Aldrich, para que Davis e Crawford continuassem brigando, sustentando os tablóides, desestabilizando as duas emocionalmente e criando a oportunidade perfeita para o filme arrecadar bastante nas bilheterias.

Mas é claro, o que mais me deliciou e deixou embasbacado é sem dúvida alguma a maquiagem impecável da série, em especial as de Jessica Lange como Joan Crawford e Susan Sarandon como Bette Davis. A caracterização é assinada por Eryn Krueger Mekash que vêm trabalhando com frequência com Ryan Murphy, o Midas das séries de TV.

Eryn tem 33 anos de carreira, trabalhando para cinema, TV e editoriais de revistas. Ela está envolvida em diversos projetos, como: “Run”, “The Prom” e “Hillbilly Elegy” e agora atua como produtora de “American Horror Story”, “911”, “Hollywood” e “Ratched”. Mas não é só isso, Eryn já arrematou oito prêmios Emmy’s de 38 indicações e dez Artisan.

MAQUIAGEM MINIMALISTA – MENOS É MAIS

Embora Ryan Murphy prefira uma maquiagem “menos é mais”, ele dá total liberdade de criação à Eryn. Ela começou sua pesquisa para a série em sua biblioteca, (sim, maquiadores lêem e fazem pesquisas), examinando livros de maquiagem vintage e fotos de época.

A série conta com 150 personagens, centenas de extras e vários períodos de tempo. Ela tinha vários looks para criar. Eryn teve o cuidado de não esconder as expressões faciais de Susan Sarandon (Bette Davis) e Jessica Lange (Joan Crawford), afinal de contas, são atrizes fantásticas, que fazem da sua expressão facial um ponto importante para suas atuações.

Eryn apenas realçou as expressões com contornos e no uso de cores mais pastéis, porque não dizer vintage, para os olhos e lábios para realçar a personificação dos ícones. Assim que foi contratada para a série, ela começou a chamar maquiadores para compor sua equipe.

Ela chamou artistas/maquiadores com habilidades específicas, como o maquiador e especialista em postiçaria (perucaria, bigodes e costeletas) Robin Beauchesne. O maquiador de efeitos especiais, Myke Michaels, chamado para envelhecer rapidamente a jovem Olivia de Havilland, papel da musa Catherine Zeta-Jones. Maquiadores experientes como Kim Ayers e Tym Buacharern ajudaram a criar/maquiar e supervisionar as diversas cenas, como a da cerimônia do Oscar que contou com 300 figurantes.  

Ryan Murphy depende muito de Eryn durante as gravações, chamando-a de seus “olhos e ouvidos”. Este ano, ao receber o “Prêmio Artisan Distinto”, na categoria de Maquiador e Cabeleireiro, Murphy reconheceu a importância de Eryn e de seu time de maquiadores e cabeleireiros, chamando-os de “parte crucial do processo de filmagem”. “Nossos departamentos nunca são reconhecidos assim. Eu simplesmente fiquei maravilhada”, disse Mekash na ocasião.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.