Eu não sei bem por onde começar a falar desta série que simplesmente me deixou enlouquecido. Se você é um amante da era de ouro de Hollywood, você precisa assistir a série – Feud, onde retrata a turbulenta rivalidade entre as duas das maiores estrelas do cinema, Bette Davis e Joan Crawford, durante as filmagens de ‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane?’
ALÉM DO ELENCO PODEROSO, A SÉRIE POSE DITOU TENDÊNCIA NA MAQUIAGEM
Logo no início você é transportado para a Hollywood dos anos 1960. Carros, decorações, móveis e o figurino reproduzem a época com uma precisão de encher os olhos. Mais do que retratar uma rivalidade, Feud faz uma crítica ao machismo existente em Hollywood até hoje.
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Nos anos 60, mulheres mais velhas não tinham papéis de destaque e precisavam batalhar por melhores condições. Entre as histórias paralelas mostradas na série, a luta de uma jovem para tentar ser cineasta e a terrível manipulação feita por Jack Warner, o maior executivo da Warner, na época, e pelo diretor Robert Aldrich, para que Davis e Crawford continuassem brigando, sustentando os tablóides, desestabilizando as duas emocionalmente e criando a oportunidade perfeita para o filme arrecadar bastante nas bilheterias.
Mas é claro, o que mais me deliciou e deixou embasbacado é sem dúvida alguma a maquiagem impecável da série, em especial as de Jessica Lange como Joan Crawford e Susan Sarandon como Bette Davis. A caracterização é assinada por Eryn Krueger Mekash que vêm trabalhando com frequência com Ryan Murphy, o Midas das séries de TV.
Eryn tem 33 anos de carreira, trabalhando para cinema, TV e editoriais de revistas. Ela está envolvida em diversos projetos, como: “Run”, “The Prom” e “Hillbilly Elegy” e agora atua como produtora de “American Horror Story”, “911”, “Hollywood” e “Ratched”. Mas não é só isso, Eryn já arrematou oito prêmios Emmy’s de 38 indicações e dez Artisan.
MAQUIAGEM MINIMALISTA – MENOS É MAIS
Embora Ryan Murphy prefira uma maquiagem “menos é mais”, ele dá total liberdade de criação à Eryn. Ela começou sua pesquisa para a série em sua biblioteca, (sim, maquiadores lêem e fazem pesquisas), examinando livros de maquiagem vintage e fotos de época.
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A série conta com 150 personagens, centenas de extras e vários períodos de tempo. Ela tinha vários looks para criar. Eryn teve o cuidado de não esconder as expressões faciais de Susan Sarandon (Bette Davis) e Jessica Lange (Joan Crawford), afinal de contas, são atrizes fantásticas, que fazem da sua expressão facial um ponto importante para suas atuações.
Eryn apenas realçou as expressões com contornos e no uso de cores mais pastéis, porque não dizer vintage, para os olhos e lábios para realçar a personificação dos ícones. Assim que foi contratada para a série, ela começou a chamar maquiadores para compor sua equipe.
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Ela chamou artistas/maquiadores com habilidades específicas, como o maquiador e especialista em postiçaria (perucaria, bigodes e costeletas) Robin Beauchesne. O maquiador de efeitos especiais, Myke Michaels, chamado para envelhecer rapidamente a jovem Olivia de Havilland, papel da musa Catherine Zeta-Jones. Maquiadores experientes como Kim Ayers e Tym Buacharern ajudaram a criar/maquiar e supervisionar as diversas cenas, como a da cerimônia do Oscar que contou com 300 figurantes.
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Ryan Murphy depende muito de Eryn durante as gravações, chamando-a de seus “olhos e ouvidos”. Este ano, ao receber o “Prêmio Artisan Distinto”, na categoria de Maquiador e Cabeleireiro, Murphy reconheceu a importância de Eryn e de seu time de maquiadores e cabeleireiros, chamando-os de “parte crucial do processo de filmagem”. “Nossos departamentos nunca são reconhecidos assim. Eu simplesmente fiquei maravilhada”, disse Mekash na ocasião.