A dificuldade para nos comunicarmos de maneira ideal sempre foi um alvo de cuidado, de treinamentos para equipes de empresa e motivos de discussões familiares. Com o avanço da tecnologia, onde a nossa comunicação ganhou uma velocidade muito grande, com certeza essa dificuldade aumentou. O que eu falo ou escrevo, com certeza não é o que o outro entende, e da mesma maneira o que vem do outro não será exatamente o que eu vou compreender.
Isso acontece porque cada pessoa funciona como um universo inteiro, um mundo completamente individual. Estamos sim inseridos todos no mesmo mundo e pertencemos aqui, mas dentro desse mundo temos o mundo de cada um, o que acontece nesses mundos individuais? Cada indivíduo tem uma história de vida, tem a sua história familiar, o que recebeu como valores, cultura e verdades, e ainda cada um tem a sua interpretação de tudo que recebeu na sua fase de crescimento e desenvolvimento, somos mais de sete bilhões de modelos diferentes de pessoas e cada um é completamente diferente do outro.
PEQUENAS MUDANÇAS NO COTIDIANO PODEM GERAR GRANDES RESULTADOS
Vamos imaginar um diálogo de uma pessoa A e uma pessoa B – A pessoa A ao falar, traz o significado para aquela expressão baseado nas memórias e experiências que ela tem com aquele conteúdo, e tem a convicção que assim será recebido pela pessoa B. A pessoa B por sua vez, ao escutar a fala da pessoa A vai interpretar com toda sua experiência de vida, memória e valores que tem sobre esse assunto, e assim seguirão o fluxo dessa conversa. Cada uma delas decodificando as falas com a sua experiência de vida e de mundo.
Por isso é tão importante ao falar que seja direto e gentil sobre o assunto que está sendo abordado, subentendidos talvez realmente não seja compreendido pelo outro, e dessa maneira também podemos perceber que o óbvio para cada um de nós, só é óbvio para cada um de nós. Converso com pessoas que muitas vezes relatam que ficam tentando compreender o que a outra pessoa está pensando sobre um determinado fato ocorrido. Acabamos perdendo muito tempo e energia com isso, afinal se temos os mundos individuais como vamos saber de fato o que o outro pensa sobre o que aconteceu.
A única maneira de saber é perguntando diretamente e mesmo assim não garantimos que a resposta dada será a mesma do momento do ocorrido, porque mudamos às vezes a maneira como observamos um fato com o passar do tempo. Muito importante ser claro, objetivo e gentil ao se comunicar, sem ter medo, sem achar o que o outro pensa, sem deduzir, apenas ser. Com essas etapas tenho certeza que uma boa parte do seu estresse e tempo que gasta com isso, será bem melhor direcionado, ficará mais leve se comunicar e não arrastar situações dentro da sua mente e do seu fluxo de pensamentos.
Cada vez que ficamos pensando em conversas passadas e tentamos avaliar, compreender e julgar os fatos, saímos do presente e colocamos a nossa atenção no passado, deixando de estar vivendo de fato o momento presente que acontece agora. E lembre-se, a vida acontece no presente, então procure estar com a sua atenção voltada para o momento que você está vivendo, fica mais leve viver assim e lidar com tudo que acontece a nossa volta.