CACAU SHOW: SAIBA AS PRINCIPAIS LIÇÕES DA MAIOR EMPRESA DE CHOCOLATE DO BRASIL LIDERADA PELO EMPRESÁRIO ALEXANDRE COSTA

MESMO NA PANDEMIA, A EMPRESA ABRIU CENTENAS DE NOVAS LOJAS, FOCA NO MERCADO INTERNACIONAL E IRÁ LANÇAR UMA PLATAFORMA DE VIAGENS
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07.10.2021

Divulgação / Reprodução

Pensou em chocolate, logo pensou em trufa, com isso certamente a marca Cacau Show surgiu no cantinho da sua memória afetiva, por trás de uma das principais empresas do segmento, está Alexandre Tadeu da Costa, que iniciou a carreira fazendo a venda do produto de porta em porta e hoje é responsável por 2.600 lojas por todo o território nacional – “A meta deste ano era de abrir 500 novos negócios e, em apenas nove meses, conseguimos completar essa conquista”, destaca o empresário.

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O CEO e fundador da Cacau Show nem imaginava o que viria pela frente quando aos dezessete anos iniciou as vendas de chocolates feitos por Dona Vilma, sua mãe. A paixão pelo doce se transformou em negócio de gente grande e nos próximos meses irá lançar a Chocotour, uma plataforma de viagens online, que se encontra em fase de implementação e estratégia, que irá dispor de opções e descontos especiais para viagens. Além disso, promete estar ligada diretamente com benefícios dos programas de consumidores exclusivo da marca, o “Cacau Lovers”. “A ideia é que a gente consiga proporcionar ainda mais experiências positivas aos nossos consumidores. Tanto para que eles possam conhecer a história do chocolate e seu sabor em outros países, como para aproveitar com muitos momentos de lazer e realização de sonhos pelo mundo, conectando-se com nossos produtos e marcas”, afirmou ao Mercado e Consumo.

Confira abaixo a conversa com Alexandre Costa:

Portal Pepper: Como surgiu essa paixão por chocolates?

Alexandre Costa: Quando ainda muito novo, antes mesmo dos 17 anos (quando comecei), minha mãe já realizava o esquema de venda direta, naquela época referida como venda de porta em porta. E, sempre admirei a pessoa que ela era e a forma como lidava e tratava sua clientela, quase que uma grande rede de amigas e amigos, então, sempre foi uma inspiração para mim. A paixão por chocolate veio a partir da minha primeira entrega como revendedor de chocolate. Uma vez que, o fornecedor não produzia mais a gramatura de um dos ovos de Páscoa do seu catálogo e que eu já tinha vendido 2.000 unidades. Então, realizei a produção desses ovos e me apaixonei pela oportunidade e pelo chocolate.

PP: Iniciou sua carreira aos 17 anos vendendo chocolates de porta em porta, com dinheiro emprestado do seu tio. Como foi essa fase e quem fazia os bombons ou já eram trufas?

AC: Nessa época, os chocolates eram comprados de um antigo fornecedor que minha mãe utilizava. Mas, com a primeira produção das 2.000 unidades de Ovos de Páscoa de 100g fui me apaixonando e comecei a investir na produção do chocolate sozinho. O início foi com os ovos de Páscoa e depois as trufas, até a infinidade de produtos que temos hoje.

Alexandre Costa inaugurando mais uma loja ao lado de sua mãe Vilma e sua esposa Ãngela

PP: Dessa época, quanto tempo levou para surgir a primeira loja da Cacau Show?

AC: A primeira loja da Cacau Show, no modelo de concessão de marca, foi aberta em 2000, localizada em Piracicaba.

PP: Como surgiu a escolha do nome da maior loja de chocolates do Brasil?

AC: Na verdade, somente redesenhamos a logomarca de uma antiga marca que minha mãe já havia criado e tentado iniciar a venda anteriormente, mas acabou por deixar de lado e foi encontrada por mim.

PP: O marketing é primordial para alavancar as vendas de uma grande empresa? A famosa divulgação boca a boca ainda funciona?

AC: Atualmente, o acesso à informação não possui a mesma dificuldade de alguns anos atrás. Inclusive, é um dos nossos maiores facilitadores. Por isso, acho que a junção do todo, quando pensamos em marketing, é o ideal e, o que traz mais resultados. Na Cacau Show atualmente trabalhamos os dois lados, tanto todo o marketing que podemos fazer no digital, nas lojas e também a venda direta e a divulgação boca a boca com as nossas revendedoras ao redor do Brasil.

PP: Além das lojas tradicionais e quiosques, a Cacau Show criou o modelo “container”. O que seria esse novo formato?

AC: Esse modelo é focado em sustentabilidade e, além disso, no aumento da capilaridade dos negócios Cacau Show ao redor do Brasil, já que esse modelo nos proporciona levar os nossos produtos para lugares onde não caibam pontos comerciais, como por exemplo: o estacionamento de um shopping e/ou supermercado. Gera muita comodidade, fácil acesso ao produto e experiência.

Loja container, Paraná

PP: Como driblar e se destacar em meio à concorrência, já que o chocolate é um dos produtos mais consumidos do mundo?

AC: Acredito que o lado positivo e facilitador da nossa marca nesse sentido, é a alta quantidade de produtos que além de democráticos, cabendo em todos os bolsos, temos uma variedade muito grande de sabores e de experiências distintas. Além das embalagens presenteáveis que funcionam como uma demonstração de carinho.

PP: O que dizer para as doceiras, confeiteiros etc., que estão no mercado competitivo chocolateiro e que hoje se tornou a principal renda para milhões de brasileiros devido à pandemia?

AC: O conselho que sempre gosto de passar a frente e que funcionou naturalmente para mim quando estava começando é que, independentemente dos outros, o fator mais importante em qualquer processo de empreendedorismo, é não desistir. Ter muita determinação e foco para continuar buscando inovações e gaps [lacunas] no mercado para se manter junto com toda a concorrência e atrativo. E, logicamente, nunca perder sua essência no processo de crescimento.

PP: A marca pretende expandir as lojas para fora do país? Se sim, quais estão na lista?

AC: Sim, com certeza a internacionalização é um plano para a Cacau Show. Que inclusive está em estudo e esperamos trazer novidades no ano de 2022 sobre o tema.

PP: Por que as trufas fazem tanto sucesso e até hoje são o carro chefe da empresa?

AC: Acredito que seja pela qualidade do nosso produto e a maneira como ele é democrático. E, apesar de existir dentro do mercado há bastante tempo, continuamos sempre inovando e trazendo novos sabores, lançamentos e combos especiais em nossas campanhas.

PP: As redes sociais são aliadas para o crescimento nas vendas da Cacau Show?

AC: Com certeza e a tendência do mercado é que isso seja cada vez mais verdadeiro e recorrente. Atualmente, XXXXX% das nossas vendas são representadas pelos canais digitais, o que é XXXXXX% a menos desde o começo da pandemia.

PP: Existe algum produto novo que será lançado? Qual será o próximo lançamento? O público pode aguardar novas parcerias como a última com a NBA?

AC: Isso sempre teremos. Uma das nossas premissas é sempre inovar e trazer muitas parcerias legais para os nossos consumidores. No momento, estamos com uma parceria muito bacana acontecendo com a Netflix para a nossa Temporada de Trufas, com novos sabores, combos promocionais e associação com séries adoradas pelo público.

São cinco novos sabores e embalagens especiais: Trufa Bridgerton 30g (trufa especial no sabor laCreme ao leite), Trufa The Witcher 30g (trufa especial no sabor LaNut Mezzo), Trufa La Casa de Papel 30g (trufa artesanal no sabor Chococookie), Trufa Stranger Things 30g (trufa no sabor algodão doce) e Trufa Netflix (trufa sabor 4 chocolates).

E o Quadro Cofre Netflix em dois modelos especiais que podem ser adquiridos por R$ 34,90 cada ou em queridinhos combos: Combo Trufa 30g ou 13,5g + Cofre por R$ 29,90 ou Combo Trufa Artesanais/ Especiais/ Zero Açúcar + Cofre por R$ 31,90.

PP: Investir em influenciadores ou micro influenciadores. Qual a melhor estratégia?

AC: Um tipo de investimento não anula o outro, são públicos diferentes e que atingem pessoas distintas. E, uma vez que, a nossa marca é democrática conseguimos atender diferentes públicos igualmente. Um bom exemplo disso é que trabalhamos igualmente com os dois. Tanto com influenciadores grandes como com micros influenciadores nos canais de review, por exemplo.

PP: Como a Cacau Show sofreu com o impacto da pandemia? Houve demissões ou fechamento de lojas?

AC: Com certeza, os últimos anos de pandemia foram de grandes desafios. Não estávamos esperando e/ou preparados para a vinda e impacto desse momento, mas não tivemos grandes impactos em desligamentos e/ou fechamento de lojas. Aliás, neste ano, batemos o recorde de aberturas em um período de nove meses.

PP: O que um empreendedor jamais deve fazer em relação ao seu negócio?

AC: As indicações são variadas e nenhuma verdade é absoluta, mas acredito que minha maior indicação do que não fazer é desistir. Desafios serão variados e diversificados, assim como as dificuldades, mas são justamente nesses momentos que conseguimos aprendizado para continuar evoluindo e amadurecendo nosso negócio e, pessoalmente também.

PP: Quem está fora do e-commerce é mais difícil conseguir impulsionar sua marca e atrair mais clientes?

AC: Se pensarmos na quantidade de consumidores que temos dentro do mundo digital, majoritariamente, nos dias de hoje, podemos até considerar uma queda no impulsionamento e atração da marca, mas não anula o grande trabalho que o presencial tem. Pode ser maior, mas não acredito que possa substituir.

Mega Store em São Bernardo do Campo-SP

PP: Ações solidárias é uma forma de humanizar a marca e de certa forma dizer ao consumidor – “por trás desses chocolates existem pessoas que se preocupam com o próximo”?

AC: As ações solidárias são apenas um reflexo da verdade vivida. Aqui na nossa marca o mais importante sempre será o ser humano, afinal é a base de tudo. Precisamos de todas as pessoas que temos na nossa cadeia para conseguir permanecer produzindo e entregando tudo que temos hoje e todos os planos de futuro que vemos para a marca.

Por exemplo, temos aqui na Cacau Show, o Instituto Cacau Show há 10 anos promove o direito à educação integral de qualidade na cidade de Itapevi/SP, por meio de atividades oferecidas gratuitamente para crianças e jovens de 6 a 18 anos. Hoje cerca de 850 educandos são atendidos semanalmente e mais de 15 mil crianças e jovens passaram pelo ICS desde 2009. Então, de certa forma, a frase é verdade por ser um reflexo das vivencias diárias e valores da marca.

PP: Como admiradores e consumidores da marca, podemos esperar uma nova linha de chocolate com pimenta? Afinal, a pimenta é nossa paixão e apimentar as ideias é preciso!

AC: Uma linha muito querida e com certeza sempre teremos novidades, é a nossa base de pensamento. Será que pimenta? Só o tempo poderá dizer (risos).

PP: Já pensou em desistir em algum momento da carreira? O que te fez seguir em frente?

AC: Por mais difícil que possa parecer, nunca pensei em desistir. Tinha muito bem definido onde eu gostaria de chegar com a Cacau Show, desde sempre, além do tipo de retorno que eu gostaria para mim. Então, sempre compreendi que todas as dificuldades fazem parte do crescimento e amadurecimento do negócio e meu também. Estamos apenas no começo.

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