DE FORMA FILOSÓFICA, FRANCISCO, EL HOMBRE E RUBEL REFLETEM SOBRE O PASSADO E O PRESENTE NO SINGLE “SE NÃO FOSSE POR ONTEM”

A CANÇÃO É A TERCEIRA DIVULGADA DO NOVO ÁLBUM COM LANÇAMENTO PREVISTO PARA ESTE MÊS
}

07.10.2021

Julia Pessini

A todo o momento, o presente se transforma em passado. Partindo dessa constatação, a Francisco, el Hombre equilibra – em formato de poesia – os ciclos que compõem a vida e a maneira como gerenciamos cada instante por meio da nova música “Se Não Fosse Por Ontem”. Com a participação do cantor e compositor carioca Rubel, a faixa acaba de chegar às plataformas digitais e é o terceiro single revelado do próximo disco da banda, previsto para este mês.

FRANCISCO, EL HOMBRE SEMEIA UM FUTURO COM MAIOR ESPERANÇA EM “NADA CONTERÁ A PRIMAVERA”

“Eu estava pensando em todas as coisas que aconteceram no passado para que a gente estivesse aqui e levei para um lado mais filosófico, fazendo uma reflexão sobre as durezas que a humanidade tem que passar para se chegar até aqui”, afirma Sebastianismos (voz e bateria), que forma a Francisco, el Hombre ao lado de Lazúli (voz), Mateo Piracés-Ugarte (voz e violão), Andrei Kozyreff (guitarra) e Helena Papini (baixo). “No final das contas, reconhecer que a vida é passageira e que nos resta plantar amor”, completa. Ouça:

Praticamente como uma metalinguagem, é interessante pensar que “Se Não Fosse Por Ontem” remete à sonoridade do início da carreira do grupo, porém com uma maturidade lírica, poética e de arranjo musical, como se fosse resultado do que o quinteto semeou ao longo dos anos. Além de ser marcada por uma diversidade de ritmos, algo que será bastante marcante no disco, que está em processo de finalização, é uma melodia assobiada. “Por se tratar de uma faixa muito sensível e intimista, acho que o assobio se encaixa perfeitamente, pois passa uma sensação quase aconchegante”, diz Sebastianismos.

JU STRASSACAPA, VOCALISTA DA FRANCISCO, EL HOMBRE, ADOTA NOME ARTÍSTICO LAZÚLI EM CARREIRA SOLO

Outra característica do álbum que se aproxima é a presença de encontros. No caso de “Se Não Fosse Por Ontem”, por exemplo, a Francisco, el Hombre recebe a participação de Rubel. “Sempre achei que a banda tinha algo de diferente e especial, uma energia do punk rock conversando com uma doçura da canção latino-americana. Eu fiquei muito feliz com o convite pra esse feat”, comenta. E adiciona: “A música tem uma sonoridade mais próxima da Francisco, el Hombre, mas os temas que a letra aborda, de amor como uma forma de resistência e luta, dialoga muito com minha forma de ver o mundo e com o universo das minhas próprias músicas”.

“Se Não Fosse Por Ontem” é a terceira canção divulgada do próximo disco da banda, chegando após “Nada Conterá a Primavera” e “Olha a Chuva”, em parceria com Dona Onete. Enquanto o novo trabalho não chega, o quinteto segue com o esquenta por meio de  conteúdos diários em seu reality show “Casa Francisco”.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.