A cada dia vemos mais marcas de maquiagem, como Baims, Bio Art, Face It, New Face Brushes, Organela, entre outras tantas, identificando produtos ou fabricando itens com a informação: Cruelty-Free, ou seja, livre de crueldade em animais. Confesso que não sou vegano, ainda, mas venho tentando ter atitudes mais conscientes e principalmente trocando/adquirindo produtos de marcas que tenham essa preocupação.
Primeiro, porque podemos trabalhar com pessoas que sejam veganas e não sabemos.
Segundo, porque são produtos mais leves e que tendem a não causar alergias nas pessoas e o terceiro e mais importante, já temos tecnologia suficiente para não matar ou maltratar os animais. É importante ressaltar que não existe no Brasil uma regulamentação para rotular produtos como veganos.
TEM ACNE? VEJA COMO SE MAQUIAR SEM PREJUDICAR A PELE
Para um produto ser considerado vegano, ele precisa além da marca não fazer testes em animais (cruelty-free), ele também não deve conter ingredientes de origem animal. Nem toda marca cruelty-free é vegana, mas todos os produtos veganos são cruelty-free.
PINCÉIS
Para um pincel de maquiagem ser vegano, ele precisa ser “cruelty-free” e ter suas cerdas sintéticas. Para saber se as cerdas são sintéticas, você precisa ler a ficha técnica do produto. Taklon, nylon, fibra ótica ou pelos sintéticos são alguns dos diversos tipos de fibras usadas para fazer um pincel de maquiagem. “Nosso maior desafio, para a criação da linha vegana, que utiliza uma derivação da cerda sintética, porém com uma tecnologia de ponta empregada, os critérios foram: demanda x oferta, matéria prima de alta qualidade, tecnologia empregada, durabilidade e principalmente testes práticos com resultados técnicos eficazes e aprovados”, diz Cristine Alonso, diretora comercial da New Face Brushes.
Para saber se uma marca é vegana, basta acessar o site de algumas ONGs. Elas possuem listas de empresas que não testam em animais e podem ser usadas como referência. Sugiro as duas a seguir: PEA e PETA.
CONSIDERE O VEGANISMO – O IMPORTANTE É SE RESPEITAR E RESPEITAR O SEU CORPO
Agora, vale ressaltar que existem marcas pequenas, que estão fazendo esse trabalho de transição, mas que infelizmente não conseguem a certificação por conta de ter dentro da sua linha de produtos um item não vegano, porém isso não tira a importância e cuidado da marca.