Hoje é comemorado o Dia de Iemanjá, e claro, não podíamos deixar passar batido essa data tão especial. Dentre tantas comidas oferecidas à orixá, destaca-se o manjar de coco, uma sobremesa que carrega a presença do branco, e a fertilidade através de sua doçura. O seu formato redondo é para simbolizar a nossa cabeça, nosso cérebro, pois Iemanjá é tida como a dona do nosso ‘eledá’ – que significa cabeça em iorubá, segundo informações do historiador Agnaldo Ramos.
“As frutas brancas, como melão, pêra, maçã e uva verde – são geralmente servidas juntas com o manjar de coco para oferecer a rainha do mar – não é somente para ornamentá-lo, mas para simbolizar e firmar o crescimento, fertilidade e a prosperidade. Pois, por mais que tiremos os frutos de uma árvore, novos irão nascer e nos alimentaremos não somente o nosso corpo, mas também nosso espírito. As suas doçuras e aromas significam abrir caminhos e os deixar mais doces para que possam trilhar em paz, amor, harmonia, prosperidade e trazer a fertilidade”, diz.
Com isso é também usado para harmonizar, uma taça de gyn, que foi introduzido na África através da colonização inglesa para substituir o vinho de palma o meu – feito da palmeira do dendezeiro. A função litúrgica do gyn é para ativar a voz e a palavra, ou seja, as nossas preces, nossas orações, nossas súplicas e pedidos para que eles cheguem mais rápido aos nossos orixás. Salve Odoyá, Iemanjá rainha do mar.
Veja a receita abaixo:
Ingredientes
200g de amido de milho
2 latas de leite condensado
200 ml de leite de coco
1 litro de leite
100g de coco ralado frescoModo de preparo
Em uma panela coloque o leite junto com o amido de milho e dissolva bem – junte o leite condensado e o coco ralado, leve ao fogo baixo mexendo sem parar – quando começar a engrossar adicione o leite coco. Feito isso assim que começar aparecer o fundo da panela desligue o fogo. Coloque em uma forma de furo no meio tamanho médio – untada com manteiga. Vá colocando e “apertando” para ficar uniforme com a superfície bem lisinha. Caso apareçam grumos, passe no liquidificador.
Calda
Use uma lata de leite condensado – Preparo – A mesma medida 2 vezes de leite. Leve ao fogo baixo até engrossar levemente. Se preferir pode aromatizar com canela ou baunilha. Observação: Em dias quentes servir a calda geladinha e em dias frios ,servir quente. Faz toda diferença.