“SEM FILTRO” REVELA BASTIDORES INÉDITOS SOBRE A CRIAÇÃO DO INSTAGRAM

SARAH FRIER ENTREVISTOU DIVERSAS FONTES, INCLUINDO OS COFUNDADORES DA STARTUP, PARA CONTAR DETALHES A HISTÓRIA DO APLICATIVO
}

27.04.2021

Divulgação / Reprodução

O ano de 2009 foi um marco na corrida dos aplicativos do Vale do Sicílio. Com o lançamento do Iphone pela Apple em 2007, os smartphones viraram a grande aposta do futuro da tecnologia. Ao criarem o Instagram, Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger não poderiam imaginar que o aplicativo se tornaria um fenômeno mundial e em menos de dois anos seria comprado por impressionantes US$ 1 bilhão por um dos gigantes daquele momento, o Facebook. A jornalista Sarah Frier conta essa história em detalhes no livro “Sem Filtro”, lançamento pelo selo Estratégia e ganhador do prêmio de livro do ano pelo Financial Times em 2020.

Jornalista da Bloomberg em São Francisco, Estados Unidos, Frier teve acesso a fontes privilegiadas que contaram bastidores nunca antes revelados. Considerado a continuação do filme “A Rede Social” (2010), o livro acompanha a vida dos cofundadores de perto, contando em detalhes cada passo dado na construção do aplicativo. Na época, com o Twitter e o Facebook despontando no mercado tecnológico, Systrom e Krieger se empenharam para entrar na corrida. “E, em vez de inventar algo novo e ousado como queriam os potenciais investidores do Vale do Silício, melhoraram o que viram outros aplicativos fazerem. Foram eles que criaram uma ferramenta muito mais simples e rápida de usar, ocupando menos tempo dos usuários enquanto viviam as experiências que o Instagram queria que registrassem”, conta no livro.

INSTAGRAM LANÇA STICKERS EM COMEMORAÇÃO AO RAMADAN, MÊS SAGRADO PARA OS MUÇULMANOS

Ao longo da obra, Frier reconstrói cada etapa da história do aplicativo: o desenvolvimento dos famosos filtros – ideia que nasceu de uma conversa entre Systrom e a esposa, Nicole, o primeiro post feito no Instagram por Krieger em 2010, a brilhante ideia por trás do que viria a ser o fenômeno dos influenciadores, o surgimento dos stories e muito mais. A jornalista se dedica também aos bastidores da compra do aplicativo pelo Facebook e as conturbadas disputas dos cofundadores com o novo chefe, Mark Zuckerberg.

Para além das inovações e tensões no Vale do Silício, Frier explica como o Instagram afetou drasticamente o relacionamento das pessoas com seus smartphones e reflete sobre como passamos a viver através das câmeras, em busca de validação digital. O aplicativo que se tornou o que ela chama de “máquina de fazer celebridades” transformou a forma de se fazer propaganda e comercializar produtos – para falar sobre isso, a jornalista entrevistou a influenciadora Kris Jenner, empresária e mãe das irmãs Kardashian.

A autora abre o livro falando sobre como o Beco do Batman, em São Paulo, se tornou um dos principais destinos turísticos da cidade graças à rede social. Não há mais como pensar a cultura sem pensar sobre o impacto do Instagram. O livro “Sem Filtro” é para quem deseja compreender como as decisões de alunos de Stanford há uma década vêm transformando o modelo econômico e estilo de vida global.

“A obsessão do setor de tecnologia com a medição e análise de tendências, aprimorada pelo Facebook para dar aos usuários o que eles querem em seus feeds de notícias, parecia, a princípio, incompatível com um aplicativo baseado em arte e criatividade. Mas, ao longo dos anos, o Facebook introduziu seu éthos no Instagram. À medida que o Instagram se tornava parte de nossa cultura, a cultura de métricas do Facebook também. A linha entre pessoa e marca está se esvaindo. A agitação em torno de crescimento e relevância, apoiada em dados, agora é a bateria da vida moderna on-line. Independentemente do que o Instagram faça com o número de likes, nossa comunicação se tornou mais estratégica. O Instagram nos tornou não apenas mais expressivos, mas também mais inseguros e performáticos”, diz um trecho do livro. 384 páginas. R$ 57,90.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.