RICK BAKER PASSA O BASTÃO DE MAQUIAGEM PARA MIKE MARINO NO FILME “UM PRÍNCIPE EM NEW YORK 2”

DEVIDO AOS INÚMEROS DETALHES, O LONGA ESTÁ CONCORRENDO NA CATEGORIA DE MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO NO OSCAR 2022
}

24.03.2022

Divulgação / Reprodução

Vamos combinar que maquiagem para cinema não é fácil. Maquiagem prostética menos ainda. Agora, imagina a responsabilidade de recriar a maquiagem de personagens icônicos, 30 anos depois, concebidas e realizadas pelo maquiador mais premiado da história do Oscar. Sentiu a pressão?

A MAQUIAGEM EXAGERADA DE TAMMY FAYE

Em 1988, Eddie Murphy estreou a comédia de sucesso “Um Príncipe em New York”. A história de um jovem príncipe africano, Akeem, que vai ao Queens, nos Estados Unidos, encontrar seu verdadeiro amor. Na jornada do personagem, ele conhece uma série de pessoas que foram retratadas por Eddie Murphy e Arsenio Hall

Em uma cena clássica de barbearia, Eddie interpreta um barbeiro rabugento e um judeu idoso e brincalhão. Arsenio Hall também está na cena, irreconhecível, como um dos barbeiros junto a um ministro lascivo. As incríveis maquiagens foram criadas pelo maquiador vencedor sete vezes do Oscar, Rick Baker“Um Lobisomem Americano em Londres”, “O Grinch”, entre outros. 

A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA DE MAQUIAGEM E PENTEADO NO OSCAR

Quando Eddie Murphy começou a preparar a tão esperada sequência de “Um Príncipe Em New York”, sucesso de bilheteria em 1988, o maquiador Mike Marino só aceitaria o trabalho com a seguinte condição; se o mestre, criador das caracterizações apresentadas no primeiro filme, lhe desse a benção. 

“É estranho ver personagens que você desenhou 30 anos atrás vivos novamente. Fiquei feliz em passar o bastão para Marino, eu sabia que ele iria arrasar. Caso contrário, eu daria uma surra nele!”, disse Rick Baker ao Los Angeles Times. Tudo isso, porque o mestre Baker já se aposentou. Isso se chama respeito ao profissional que veio antes e neste caso, que criou os personagens que Mike teria que dar vida novamente. 

CASA GUCCI – LADY GAGA MERGULHOU PROFUNDAMENTE NA PERSONAGEM E SE DESCONECTOU COM A REALIDADE

Mike Marino e sua equipe recriaram seis personagens principais para a sequência. O estúdio conduziu o que Mike chama de ‘pesquisa maluca’, coletando centenas de imagens das maquiagens originais, desde capturas de quadros até fotos dos bastidores fornecidas pela Paramount Pictures

Em “Um Príncipe em New York”, os jovens Akeem e Semmi se encontram em uma barbearia cheia de barbeiros e clientes brincalhões. Há Clarence e Morris, os barbeiros (interpretados por Eddie e Arsenio), e o idoso Saul (também interpretado por Eddie), junto com Clint Smith como Sweets. As maquiagens e performances são tão incríveis que muitos espectadores na época não perceberam que os personagens eram na verdade os dois comediantes maquiados. 

DIRIGIDO POR DENIS VILLENEUVE, “DUNA” IMPRESSIONA PELO EXCELENTE TRABALHO DE CARACTERIZAÇÃO

Outro desafio para a equipe de Marino é que enquanto as maquiagens originais eram produzidas em espuma de látex, as novas seriam de silicone. Ou seja, nova textura de material. O que poderia parecer diferente na tela. Outro ponto importante é que os personagens originais precisariam ter envelhecido. Na vida real, eles teriam morrido, mas como estamos falando de liberdade artística, ou quase. Afinal, eles estão na barbearia há mais de trinta anos. 

Uma das coisas que Marino percebeu ao pesquisar as maquiagens originais foi que Rick Baker deu a cada um dos personagens um tom de pele um pouco diferente para diferenciá-los ainda mais, criando aquela ‘coisinha’ extra que torna Eddie e Arsênio diferentes. Para a sequência, Mike e sua equipe mantiveram os tons de pele originais estabelecidos por Baker

A REBELDIA DO MOVIMENTO PUNK ROCK ESTAMPADA NO ROSTO DE CRUELLA

Mike salientou algo que às vezes é completamente esquecido pelos maquiadores e produtores. As novas tecnologias HD. Ou seja, a importância, mais do que nunca, de se trabalhar em estreita colaboração com o diretor e o diretor de fotografia.

A direção e produção entenderam o que estava sendo proposto em relação às maquiagens e decidiram trabalhar apenas alguns personagens por dia, ao invés de se apressar em várias tomadas e maquiagens, causando assim um estresse desnecessário para todos.

As câmeras de cinema possuem lentes ainda mais potentes do que nossos próprios globos oculares. Essa atenção aos detalhes se estende às pequenas coisas que às vezes são esquecidas, pequenas coisas como colocar cabelo no nariz e nas orelhas. São detalhes tão preciosos como estes na maquiagem de “Um Príncipe em New York 2” que fizeram o filme ser indicado na categoria de Melhor Maquiagem e Penteados na 94ª edição do Oscar. A cerimônia acontecerá no dia 27 de março no tradicional Dolby Theatre, na Califórnia. Façam suas apostas! Assista ao trailer:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.