Após o anúncio dos indicados ao Oscar 2021, na última segunda (15), para muitos, começa a corrida para conferir o máximo possível deles – a grande maioria, aliás, já se encontra nos principais serviços de streaming do país. Das 23 categorias da premiação, no entanto, as três dedicadas aos curtas-metragens costumam dificultar a missão dos maratonistas do Oscar. De forma geral, pouco se fala na mídia a respeito desse importante formato, responsável por introduzir e aperfeiçoar tantos profissionais no ofício cinematográfico.
6 FILMES QUE AINDA NÃO ESTREARAM NO BRASIL, MAS DEVEM DISPUTAR OSCAR 2021
Por isso, nesta e na próxima semana, o Portal Pepper traz ao leitor a oportunidade de conhecer cada uma dessas 15 preciosidades, e quais já estão disponíveis oficialmente no Brasil. Começamos pelos documentários em curta-metragem (na próxima semana será a vez das animações e ficções). Os indicados emergiram de um total de 114 títulos qualificados, que antes foram reduzidos a dez pré-finalistas, divulgados em fevereiro. Em ordem de preferência deste que vos escreve, eis os cinco concorrentes:
‘A CONCERTO IS A CONVERSATION’ (em tradução livre, ‘um concerto é uma conversa’)
Onde: Youtube (acione as legendas em inglês e, caso esteja no computador, ainda há a opção de traduzi-las para o português) / projeto Op-Docs, do jornal The New York Times.
Dirigido por Kris Bowers e Ben Proudfoot, o mais leve dos indicados, por coincidência, dialoga fortemente com a animação ‘Soul’, da Pixar, indicada em três categorias este ano. Em apenas 13 minutos, o documentário apresenta uma franca conversa entre Bowers, músico negro ligado especialmente ao piano, e seu avô, Horace. Eles traçam um breve histórico da família, da travessia pelo país à consolidação na Califórnia, décadas atrás, passando pelo incondicional incentivo de Horace aos estudos musicais do neto, desde sua infância.
Kris é figura conhecida em Hollywood, sendo o responsável pelas trilhas sonoras tanto de séries de sucesso, como ‘Olhos que Condenam’ (2019), como do infame vencedor do Oscar em 2019, ‘Green Book: O Guia’. A imagem dele na entrega do prêmio, quase inteiramente oculto atrás de toda a equipe branca no palco, sublinha precisamente o ponto da conversa em que discutem o lugar de Kris em seu ramo.
10 FILMES QUE DEVEM DISPUTAR OSCAR 2021 JÁ DISPONÍVEIS NO BRASIL
O avô é dono de uma grande tinturaria e, tal qual a mãe de Joe em ‘Soul’, se encarrega, a pedido do neto, de deixar seu terno impecável para a grande noite que virá: a estreia do concerto composto por Kris num dos mais prestigiados auditórios da região. O corte que vai dos pedais de uma das máquinas utilizadas por Horace para os pedais do piano acionados pelo neto é inesquecível. Pouquíssimos segundos suficientes para sintetizar a profunda ligação entre os dois. Cinema puro!
‘UMA CANÇÃO PARA LATASHA’
Onde: Netflix
Considerado favorito ao prêmio, este revoltante curta, dirigido por Sophia Nahli Allison, reconstitui a breve vida e o brutal assassinato de Latasha Harlins, então com apenas 15 anos, na periferia de Los Angeles, em 1992. Morta a sangue-frio pela dona de uma loja de conveniência, Latasha foi falsamente acusada de tentar roubar um suco, e sucumbiu tendo em mãos os quase dois dólares que usaria para pagar pelo produto. O fato é considerado como o estopim para os violentos manifestos ocorridos naquele mesmo ano, em favor de justiça e igualdade racial.
‘DO NOT SPLIT’ (em tradução livre, ‘não divida’)
Onde: YouTube / produtora Field of Vision
O mais visceral dos indicados é dirigido pelo norueguês Anders Hammer, e mostra os intensos protestos que vêm ocorrendo em Hong Kong desde 2019, em que boa parte da população briga a todo custo para que leis autoritárias da China continental – entre elas a proibição de qualquer forma de manifestação contra o governo – não sejam oficializadas no território.
Registrando bem de perto os confrontos contra as autoridades, Hammer nos traz sequências sufocantes com estudantes na linha de frente das reivindicações medindo forças contra os agentes de segurança do governo.
‘COLETTE’
Onde: YouTube / projeto Guardian Documentaries, do jornal The Guardian (Reino Unido)
O diretor norte-americano Anthony Giacchino nos apresenta Colette, integrante da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, que se prepara para ir à Alemanha pela primeira vez, onde conhecerá as ruínas do campo de concentração em que seu irmão passou os últimos meses de vida. A experiência se revela dolorosa, mas aos 93 anos, Colette está decidida a passar a limpo a história de sua família.
‘HUNGER WARD’ (em tradução livre, ‘ala da fome’)
Onde: ainda não disponível no Brasil
Dirigido pelo dinamarquês Skye Fitzgerald, já indicado nesta categoria por ‘Lifeboat’, em 2019, ‘Hunger Ward’ aborda a grave crise humanitária que assola o Iêmen há mais de cinco anos, decorrente de uma guerra civil que tem afetado especialmente as crianças, que sucumbem de fome aos milhares.
Apesar de disponível na Pluto TV em mais de 20 países, o Brasil não está entre eles. Sendo assim, ‘Hunger Ward’, mais chocante e também o mais longo dos concorrentes, com 40 minutos de duração (tempo limite da categoria), é o único dos cinco indicados deste ano ainda não disponível oficialmente em nosso país.
Confira os principais eventos da temporada de premiações de 2021:
28 de fevereiro – Globo de Ouro 2021
7 de março – Critics Choice Awards
15 de março – anúncio dos indicados ao Oscar 2021
24 de março – premiação do Sindicato dos Produtores (PGA)
4 de abril – premiação do Sindicato dos Atores (SAG)
10 de abril – premiação do Sindicato dos Diretores (DGA)
11 de abril – Bafta 2021
25 de abril – Oscar 2021