Afastado da região central, São Mateus, localizado na zona leste, em São Paulo, vem ganhando destaque e vários apreciadores de um bom lanche gourmet. O bairro acaba de entrar na rota gastronômica dos hambúrgueres artesanais. Com dezenas de hamburguerias espalhadas pela região, fica difícil encontrar uma que combine com o seu paladar, desde as mais simples, mas com um cardápio delicioso até as mais elaboradas com inúmeras combinações que valem por uma refeição completa.
A Agutoli’s Burger é uma das pioneiras do bairro, com nove anos de existência, a hamburgueria surgiu após Rodrigo Agutoli, 35 anos, trazer na sua bagagem de Portugal a ideia de criar um comércio voltado ao mercado de hambúrguer. Uniu forças e informações com seu irmão e com a ajuda de sua família criou a lanchonete que é um sucesso na região. Com madeiras de demolição, o ambiente é inspirado no litoral brasileiro, que traz no cardápio lanches batizado com nomes de praias.
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“Atualmente existem várias hamburguerias boas na região de São Mateus e isso é bom, os concorrentes fazem você se movimentar. Vendemos aproximadamente 250 lanches diários, nosso carro chefe é o Ubatuba (bacon artesanal) e o Guaratuba (também com bacon artesanal, mas com dois hambúrgueres), moemos a carne e fazemos nosso próprio pão”, destaca Agutoli.
Em clima oposto, mas com um ambiente rústico e aconchegante, a Mont Ararat, que está no mercado há quatro anos, destaca-se com sua decoração inspirada em passagens bíblicas, e não é a toda que o nome dado ao estabelecimento é inspirado no monte que segundo pesquisadores a Arca de Noé teria parado após o dilúvio. Gerenciada por Saulo Vieira, 33 anos, e sua esposa Taís Vieira, o estabelecimento é um fenômeno de vendas, mesmo em tempos de pandemia, segundo o proprietário, são vendidos em média 600 lanches diariamente.
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“No meu caso, esse sucesso foi Deus, não existe outra explicação, se você viesse aqui há quatros, isso aqui era um breu, não passava um carro, quando comecei a reformar aqui, meus amigos questionavam, você tem certeza disso, nem padaria funciona nesse lugar, isso é loucura. Antigamente a pessoa saia daqui pra comer um lanche no Tatuapé, não tinha opção, agora temos. Cada bairro tem seu centro comercial de gastronomia, então hoje a pessoa não vai mais longe para comer algo de qualidade, ela fica por São Mateus. Hoje eu faço o que eu gosto, me encontrei na gastronomia e tenho qualidade de vida”, pontua Saulo.
Com dez meses de existência, a House Burger, uma das mais novas apostas do bairro, ganha destaque pela excelente qualidade de seus lanches, com um cardápio enxuto, porém apetitoso, os sócios Gabriel Cucato, 23 anos, e Adriano Araújo, 36 anos, decidiram fazer os hambúrgueres na churrasqueira da mesma forma que é feito o churrasco, a ideia deu tão certo que a carne ganhou um sabor diferenciado na hora da degustação. O estabelecimento vende em média 120 lanches por dia com a ajuda de quatro funcionários.
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“No inicio os moradores ficaram com receio, tanto que ficamos com muito medo no começo de não vender e foi algo impressionante, começamos a conquistar o público, e ter uma aceitação. Tentamos trazer o cliente para perto com a nossa humildade, ele quer saber o que esta comprando, quem é você, e isso traz uma confiança para ele. Pretendemos aumentar nosso estabelecimento para receber mais clientes neste novo ano”, conclui Gabriel.
Completando quatro meses, a caçula de São Mateus, a KA Brasa Burger, está ganhando a atenção da vizinhança com a criação de novos molhos para incrementar o sabor dos lanches. Com a supervisão de Kléber de Paula Ferreira, 33 anos, a hamburgueria ganhou esse nome por conta das iniciais do proprietário e sua esposa, Aline.
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“Estamos trabalhando e criando novos tipos de molhos que ainda não vi ninguém da região fazendo, aqui o cliente escolhe o queijo que gostaria no seu hambúrguer, em nosso cardápio existem sete lanches e temos uma novidade que é o pão de pimenta jalapão”, finaliza Kléber.