Afastado da região central, São Mateus, localizado na zona leste, em São Paulo, vem ganhando destaque e vários apreciadores de um bom lanche gourmet. O bairro acaba de entrar na rota gastronômica dos hambúrgueres artesanais. Com dezenas de hamburguerias espalhadas pela região, fica difícil encontrar uma que combine com o seu paladar, desde as mais simples, mas com um cardápio delicioso até as mais elaboradas com inúmeras combinações que valem por uma refeição completa.
A Agutoli’s Burger é uma das pioneiras do bairro, com nove anos de existência, a hamburgueria surgiu após Rodrigo Agutoli, 35 anos, trazer na sua bagagem de Portugal a ideia de criar um comércio voltado ao mercado de hambúrguer. Uniu forças e informações com seu irmão e com a ajuda de sua família criou a lanchonete que é um sucesso na região. Com madeiras de demolição, o ambiente é inspirado no litoral brasileiro, que traz no cardápio lanches batizado com nomes de praias.
“Atualmente existem várias hamburguerias boas na região de São Mateus e isso é bom, os concorrentes fazem você se movimentar. Vendemos aproximadamente 250 lanches diários, nosso carro chefe é o Ubatuba (bacon artesanal) e o Guaratuba (também com bacon artesanal, mas com dois hambúrgueres), moemos a carne e fazemos nosso próprio pão”, destaca Agutoli.
Em clima oposto, mas com um ambiente rústico e aconchegante, a Mont Ararat, que está no mercado há quatro anos, destaca-se com sua decoração inspirada em passagens bíblicas, e não é a toda que o nome dado ao estabelecimento é inspirado no monte que segundo pesquisadores a Arca de Noé teria parado após o dilúvio. Gerenciada por Saulo Vieira, 33 anos, e sua esposa Taís Vieira, o estabelecimento é um fenômeno de vendas, mesmo em tempos de pandemia, segundo o proprietário, são vendidos em média 600 lanches diariamente.
“No meu caso, esse sucesso foi Deus, não existe outra explicação, se você viesse aqui há quatros, isso aqui era um breu, não passava um carro, quando comecei a reformar aqui, meus amigos questionavam, você tem certeza disso, nem padaria funciona nesse lugar, isso é loucura. Antigamente a pessoa saia daqui pra comer um lanche no Tatuapé, não tinha opção, agora temos. Cada bairro tem seu centro comercial de gastronomia, então hoje a pessoa não vai mais longe para comer algo de qualidade, ela fica por São Mateus. Hoje eu faço o que eu gosto, me encontrei na gastronomia e tenho qualidade de vida”, pontua Saulo.
Com dez meses de existência, a House Burger, uma das mais novas apostas do bairro, ganha destaque pela excelente qualidade de seus lanches, com um cardápio enxuto, porém apetitoso, os sócios Gabriel Cucato, 23 anos, e Adriano Araújo, 36 anos, decidiram fazer os hambúrgueres na churrasqueira da mesma forma que é feito o churrasco, a ideia deu tão certo que a carne ganhou um sabor diferenciado na hora da degustação. O estabelecimento vende em média 120 lanches por dia com a ajuda de quatro funcionários.
“No inicio os moradores ficaram com receio, tanto que ficamos com muito medo no começo de não vender e foi algo impressionante, começamos a conquistar o público, e ter uma aceitação. Tentamos trazer o cliente para perto com a nossa humildade, ele quer saber o que esta comprando, quem é você, e isso traz uma confiança para ele. Pretendemos aumentar nosso estabelecimento para receber mais clientes neste novo ano”, conclui Gabriel.
Completando quatro meses, a caçula de São Mateus, a KA Brasa Burger, está ganhando a atenção da vizinhança com a criação de novos molhos para incrementar o sabor dos lanches. Com a supervisão de Kléber de Paula Ferreira, 33 anos, a hamburgueria ganhou esse nome por conta das iniciais do proprietário e sua esposa, Aline.
“Estamos trabalhando e criando novos tipos de molhos que ainda não vi ninguém da região fazendo, aqui o cliente escolhe o queijo que gostaria no seu hambúrguer, em nosso cardápio existem sete lanches e temos uma novidade que é o pão de pimenta jalapão”, finaliza Kléber.