GRANDPHARMA – COM ATENDIMENTO EFICAZ E PERSONALIZADO, A EMPRESA É REFERÊNCIA NO SETOR DE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

“PENSAMOS E AGIMOS DE FORMA CADA VEZ MAIS ESTRATÉGICA, CONSOLIDANDO A MARCA JUNTO AO PÚBLICO”, DIZ ALISSON REIS
}

01.06.2022

Divulgação

Com um sonho em mente, um desejo de empreender e criar novas possibilidades na manipulação de fórmulas, o químico Alisson Reis, 46 anos, criou a Grandpharma, farmácia de manipulação há 18 anos no mercado, localizada em São Paulo, referência no segmento. A empresa busca a excelência e o que há de mais moderno para seus clientes e parceiros, com atendimento personalizado e produtos cada vez mais eficazes no tratamento individualizado.

BODY POSITIVE: UM CONVITE A AMAR NOSSA APARÊNCIA DO JEITO QUE É

Atuando na área há 30 anos, Reis comenta os maiores desafios que enfrenta no setor. “A questão da compra dos insumos é justamente um dos principais problemas do setor magistral, já que a legislação que vigora sobre ele determina que as empresas só podem comprar de alguns distribuidores específicos, o que praticamente impossibilita a troca de fornecedores, e tira o poder de barganha das empresas. São mais de 300 exigências que uma farmácia tem que seguir para ter uma licença da vigilância sanitária. Uma dessas regras é em relação a adquirir insumos: eles só podem ser adquiridos através de distribuidores legislados pela vigilância sanitária”. Atualmente, a empresa possui 40 funcionários e a maior demanda são por emagrecedores, nutracêuticos, dermocosméticos, suplementos e longevidade.

“A grande maioria dos insumos utilizados pelas farmácias de manipulação são importados, e isso é outro fator que prejudicou as redes recentemente, já que a cotação do dólar teve um crescimento exponencial durante o ano passado. Quase 80% de todos os insumos que usamos são dolarizados. Então a variação do dólar afeta muito. Outra dificuldade relativa à legislação que regula o setor está relacionada ao crescimento das empresas e explica, de certa forma, o porque do setor ser dominado por micro e pequenas companhias. A legislação sanitária impõe tantas exigências que impede que se tenha uma grande rede como no setor de drogarias. Ela obriga que toda farmácia tenha um laboratório, por exemplo, o que dificulta que haja uma escala maior”, complementa.

PADRÕES ESTÉTICOS E GORDOFOBIA: UM DESABAFO SOBRE OS FISCAIS DO CORPO

A Grandpharma atua nas mais variadas áreas, ao qual podemos destacar: dermatologia, endocrinologia, reumatologia, ginecologia, neurologia, nutrição, medicina esportiva, ortomolecular, gastroenterologia, pediatria alergista e muitas outras. Com a expansão do setor de farmácias de manipulação, segundo informações da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Alisson Reis explica os motivos desse crescimento.

“Trabalhamos com produtos individualizados, feito especificamente para as necessidades daquele cliente, além de serem de baixa elasticidade, ou seja, na maioria dos casos, a aquisição do produto se faz pela preocupação com a saúde, o que torna essa atividade menos suscetível à paralisação do consumo ou à substituição. Além disso, o público consumidor é formado por faixas com melhor poder aquisitivo. Isso ajuda a entender o porquê, mesmo em um período de elevação do desemprego e queda na massa de renda circulante na economia, do segmento ter se mantido em expansão. O produto manipulado é muito consumido pelas classes A e B, a tendência é que a terapia individualizada se torne cada vez mais acessível. O acesso a este tipo de medicamento deve aumentar no decorrer dos anos devido a busca por tratamentos personalizados, que incluem medicamentos e produtos manipulados desenvolvidos especificamente para cada paciente, considerando as suas necessidades individuais. Com a pandemia, famílias estão descobrindo que muitos medicamentos podem ser manipulados de acordo com suas necessidades”.

GINECOLOGIA NATURAL E O AUTOCONHECIMENTO

A Grandpharma é um laboratório magistral com foco em nutrologia e emagrecimento, trabalhando com fórmulas personalizadas – “Com uma população interessada em perder peso, é o mercado magistral que pode oferecer os tratamentos mais eficientes e seguros. A demanda existe, e é em nosso laboratório que está a solução para o problema de milhões de pessoas. Dentre tantas fórmulas mirabolantes para perder peso disponíveis no mercado, as farmácias de manipulação é que se sobressaem por oferecer tratamentos realmente seguros e eficientes, ainda mais quando o tratamento é feito em parceria com um profissional da saúde garantindo resultados aliando os medicamentos manipulados para emagrecer a uma dieta saudável e exercícios físicos regulares. É uma forma super inteligente de garantir resultados, já que a adaptação de cada ativo varia bastante de pessoa para pessoa”, diz Reis.

A estrutura da Gradpharma conta com laboratórios modernos e especializados, que atendem a todas as exigências legais e sanitárias, além de equipe bem treinada e sempre atualizada. As matérias primas são certificadas e todo o processo de manipulação conta com rigoroso controle de qualidade. “Pensamos e agimos de forma cada vez mais estratégica, consolidando a marca e a nossa proposta única junto ao público. Além disso, estamos atentos às novidades do mercado, antecipando recursos e produtos para nossos clientes”, pontua Alisson.

A empresa estuda linhas exclusivas de produtos que atendem as necessidades específicas dos clientes, adotam uma linguagem mais acessível e atualizada com o perfil de cada paciente, investem em tecnologia, criam estratégias para que o tratamento tenha mais sucesso, entre outras medidas que podem atrair e fidelizar mais clientes. Além do mais, a farmácia adotou a prática do atendimento “on demand”, utilizando o Whatsapp. Com a facilidade em adquirir medicamentos online ou via telefone, esse canal tende a ser uma forma de atrair o público. Além disso, um medicamento manipulado não é padrão para todas as pessoas — cada um recebe do médico a fórmula necessária para o seu tratamento. Os componentes são escolhidos de acordo com a sua necessidade específica.

Muitas pessoas têm a dúvida da diferença entre uma drogaria e uma farmácia de manipulação. Alisson Reis traz a explicação – “O tipo de negócio “drogaria” compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais. Na drogaria não existe manipulação de medicamentos. Já o tipo de negócio “farmácia”, além de exercer as mesmas funções da drogaria, também realiza a manipulação de medicamentos. A principal diferença entre a farmácia e a drogaria é a manipulação de fórmulas que a primeira pode realizar. As farmácias possuem um laboratório onde podem preparar as fórmulas prescritas por profissionais, como médicos, dentistas e veterinários. O medicamento magistral também conhecido como medicamento manipulado, diferencia-se do medicamento industrializado por ser preparado em farmácia e por ser personalizado, isto é, específico para atender às necessidades individuais de uma pessoa. O médico leva em consideração características fundamentais do seu paciente como idade, peso, sexo e condição de saúde”.

Você sabia que empresas de vários ramos têm conseguido alcançar o tão sonhado crescimento por meio das parcerias com outros profissionais? Isso também funciona para farmácias de manipulação. O ideal é que isso seja feito por meio de médicos que prescrevem esse tipo de fórmula, clínicas, consultórios e, até mesmo, academias. Você pode oferecer brindes a esses profissionais e descontos aos clientes que vierem indicados por eles. Dessa forma, a sua farmácia ganha maior visibilidade junto ao público.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.