2022 foi um ano multicultural. Ano de vários lançamentos musicais, estreias cinematográficas, programas de televisão inclusivos, atores e atrizes mostrando o que há de melhor nas novelas, filmes, séries e teatro. A cidade foi invadida por exposições imersivas e espetáculos teatrais primorosos, afinal respiramos cultura. Não podemos esquecer os influenciadores digitais, aqueles que influenciam de forma correta os seguidores com ideologias e projetos inspiradores.
A moda também tem seu espaço cativo na cultura nacional, e não poderia ficar de fora. E quando a publicidade atinge seu objetivo e encanta os telespectadores com suas campanhas inteligentes, também merece um destaque especial. Pensando nisso, o Portal Pepper destacou os melhores do ano. Confira abaixo a lista:
MELHOR ATOR – Osmar Prado (Pantanal)
Por seu personagem primoroso, dramático e comovente na trama Pantanal. Na reta final das gravações, o ator ficou afastado por problemas de saúde, e após sua recuperação, a entidade o Velho do Rio surgiu poderosa nos últimos capítulos.
MELHOR ATRIZ – Isabel Teixeira (Pantanal)
Maria Bruaca entrou definitivamente para a lista de personagens marcantes nas telenovelas brasileiras. A atriz trouxe ternura, sensibilidade e força com seu linguajar e trejeitos que inspiraram inúmeras mulheres que passam por relacionamentos tóxicos.
MELHOR CANTOR – Jão
Um astro em ascensão. O cantor arrastou multidões com sua turnê “Pirata” nas principais capitais e lançou vários hits como a canção chiclete “Idiota” que teve milhões de acessos nas plataformas musicais. Com sua sofrência pop, Jão se tornou um dos principais nomes do cenário musical contemporâneo.
MELHOR CANTORA – Glória Groove
Uma drag queen da Vila Formosa, na zona leste, em São Paulo, mostrou a todos o verdadeiro significado das palavras carisma e talento, a artista ganhou visibilidade por sua voz poderosa, lançando hit atrás de hit, e viu sua carreira alavancar com o single “A Queda” e em seguida o lançamento do álbum “Lady Leste”.
MELHOR BANDA – Francisco, El Hombre
Com suas melodias harmoniosas, políticas e maduras, a banda se destacou no cenário musical, principalmente com o lançamento de seu último álbum “Casa Francisco”, terceiro da carreira, onde se reconectaram com suas raízes latino-americanas. O quinteto é formado por Mateo Piracés-Ugarte, Lazúli, Sebastianismo, Helena Papini e Andrei Kozyreff.
MELHOR REVELAÇÃO MUSICAL – Juliana Linhares
Com canções poéticas, timbre único e muita personalidade, a artista ganhou destaque no cenário musical após o lançamento de seu primeiro álbum solo, intitulado “Nordeste Ficção”, o projeto traz a canção “Bombinha” que integra a trilha sonora da novela “Mar do Sertão”. Com o disco, Juliana Linhares encontrou seu discurso individual.
MELHOR ÁLBUM – Luzente (O Teatro Mágico)
O álbum marca a volta de um dos nomes mais icônicos da cena musical brasileira deste século após um hiato de cinco anos. Depois de muita reflexão, a trupe liderada por Fernando Anitelli decidiu que era hora lançar o novo projeto. Uma dose de renovação no som do grupo seria fundamental para que pudessem se manter relevantes. Dessa forma, começaram a trabalhar nas novas composições de seu sétimo registro de estúdio.
MELHOR APRESENTADOR – Marcos Mion
Após sua estreia a frente do Caldeirão, na TV Globo, o apresentador mostrou sua nova faceta, ao qual estava mascarada em seu antigo programa na Record TV. Assim, Marcos Mion entrou em seu novo ciclo profissional caindo no gosto do público, alavancando a audiência fazendo com que a receita do programa subisse.
MELHOR PEÇA TEATRAL – Morte e Vida Severina
A mais popular obra de João Cabral de Melo Neto estreou, em 1965, e a nova montagem recebeu a direção de Elias Andreato, ao qual reuniu 13 jovens talentos de várias cidades do Brasil, principalmente do Nordeste, e cinco músicos, que deram tom às composições de Chico Buarque, sob a direção musical de Marco França. A peça faz um relato sobre a vida e trajetória árida do povo do sertão nordestino, ainda desconhecidas pela maioria.
MELHOR EXPOSIÇÃO – Vida Livre (Eduardo Srur)
A exposição reflete sobre a crueldade que muitos animais sofrem sendo aprisionados, Srur provoca reflexões nas pessoas que tiram a liberdade de muitos seres vivos em prol ao próprio entretenimento. Uma bela analogia em tempos pandêmicos, onde seres humanos ficaram trancados em suas casas por alguns meses e sentiram na pele a liberdade tirada de anos de vidas de várias espécies.
MELHOR FILME NACIONAL – Eduardo e Mônica
Com direção de René Sampaio e a produtora Bianca De Felippes, o longa traz a história do casal que retrata a canção de Renato Russo, de um casal que se conheceu numa festa estranha com gente esquisita.
MELHOR INFLUENCIADOR DIGITAL – Lucas Raniel
O comunicador e palestrante, através de sua rede social com mais de 71 mil seguidores, desmistifica mitos que rondam pessoas que vivem com vírus do HIV, através da própria rotina, Raniel mostra para a população a importância de fazer os exames, os mitos e verdades das pessoas soropositivas e que o espectro da Aids e o preconceito ainda precisam ser combatidos com muita informação.
MELHOR CAMPANHA PUBLICITÁRIA – Itaú
Assinada pela agência Africa, a tradicional campanha de fim de ano do Itaú Unibanco reuniu novamente duas estrelas muito queridas do público: a atriz Fernanda Montenegro, já reconhecida por participar das campanhas do banco, e a pequena Alice, que virou sucesso na internet por repetir palavras difíceis. O trabalho uniu duas gerações distantes em torno de um mesmo desejo: que em 2023 haja mais respeito, pois sem ele os outros pedidos não fazem diferença. Estamos na torcida para que o público entenda a mensagem e que o respeito prevaleça.
MELHOR PROGRAMA DE TELEVISÃO – Papo de Segunda (GNT)
O programa liderado por Fabio Porchat, João Vicente, Emicida e Francisco Bosco trazem assuntos importantes para o público, onde muitas vezes os temas são conflitantes, outras vezes solidários, e sempre com bom humor.
MELHOR ARTISTA LGBTQIA+ Thalia Bombinha
Há 24 anos, o ator Jansen França dá vida à personagem caricata que possui um público fiel e encanta a todos com o seu humor rápido. Sem muitos adereços e mega produções, Bombinha cativa o público com o “menos é mais”, com expressões faciais e gestos que transmitem exatamente o desejo de seus fãs, rir sem apelação. Hoje, ela é sinônimo de sucesso por onde passa – todas as dificuldades enfrentadas durante sua trajetória deram sinal de vitória.
MELHOR AÇÃO SOCIAL – Sobre a Vida. Sobretudo (Negotinho por São Mateus em Movimento)
Trata-se de um projeto que visa a produção e distribuição (gratuita) de sobretudos feitos com cobertores e kits de higiene e limpeza pessoal para a população em situação de rua. O projeto foi idealizado por Negotinho, CEO do ponto cultural São Mateus em Movimento.
MELHOR ESTILISTA – João Pimenta
O estilista mineiro é conhecido por suas peças únicas, marcantes e repletas de personalidade. Famoso pelo público masculino, João Pimenta é figura marcante em várias peças teatrais que pedem figurinos impactantes. 2022 foi sem dúvidas o ano de sua marca homônima.
PERSONALIDADE DO ANO – Padre Júlio Lancellotti
Padre Júlio Lancellotti é amado, odiado, ameaçado e até cancelado nas redes sociais pelo fato de defender a população em situação de rua do Estado. Sua persona faz mais para os necessitados do que a própria Prefeitura e o Governo de São Paulo. Através de doações, o religioso ajuda milhares de pessoas mensalmente em sua região no bairro do Belém, zona leste de São Paulo.