A maior premiação do cinema brasileiro chega à sua 23ª edição nesta quarta (28), sediada pelo terceiro ano consecutivo no auditório da Cidade das Artes, zona oeste do Rio de Janeiro, com transmissão do Canal Brasil e do Youtube da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais a partir das 21h. Até então conhecido como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a partir deste ano o evento passa a se chamar Prêmio Grande Otelo, adotando o mesmo nome já dado ao troféu entregue aos vencedores desde sua primeira edição, em 2002, ampliando, assim, a homenagem a um dos maiores artistas da história do país, que nos deixou em 1993.
‘Mussum, O Filmis’, primeiro longa dirigido pelo ator Silvio Guindane, e ‘O Sequestro do Voo 375’, de Marcus Baldini, lideram as indicações e o favoritismo, cada um concorrendo em 12 categorias, incluindo a de melhor longa de ficção. Embora não dispute a categoria principal, ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’, de Tomás Portella, também se destaca, com 10 indicações. Entre as séries, ‘Cangaço Novo’ e ‘Fim’ são as mais indicadas, disputando quatro categorias cada.
A partir deste ano, o prêmio de melhor filme estrangeiro deixa de existir. Por outro lado, a Academia passa a reconhecer a melhor atriz e o melhor ator em série de ficção, totalizando 30 categorias na premiação. Assim como em 2023, o prêmio de melhor comédia será decidido por voto popular, após os mais de 300 membros da Academia determinarem apenas os cinco finalistas. Outra mudança importante é que nesta edição concorrem obras lançadas comercialmente até abril deste ano, e não mais até dezembro do ano anterior.
Confira todas as produções indicadas, além das apostas do Portal Pepper nas principais categorias, ordenadas dos favoritos aos azarões, com a plataforma onde estão disponíveis logo após a primeira menção de cada título:
Melhor Longa-Metragem Ficção
MUSSUM, O FILMIS, de Silvio Guindane (Telecine) – grande vencedor do tradicional Festival de Gramado em 2023, e recebendo outros prêmios ao longo do ano, a bela cinebiografia receberia com méritos o maior prêmio da noite.
NOITES ALIENÍGENAS, de Sérgio de Carvalho (Netflix) – por outro lado, este drama com pitadas sobrenaturais, passado na Amazônia, também foi o grande vencedor em Gramado, mas na edição de 2022.
O SEQUESTRO DO VOO 375, de Marcus Baldini (Disney+) – com requintes de blockbuster, o ótimo suspense baseado em fatos reais não seria uma má escolha dos membros da Academia.
PEDÁGIO, de Carolina Markowicz (Globoplay) – após vencer o prêmio de melhor primeira direção pelo contundente ‘Carvão’ em 2023, a diretora retorna prontamente com outra grande obra.
NOSSO SONHO: A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA, de Eduardo Albergaria (Telecine)
Melhor Longa-Metragem Comédia *apenas voto popular
PÉROLA, de Murilo Benício (indisponível no momento)
SAUDOSA MALOCA, de Pedro Serrano (aluguel digital)
TRÊS TIGRES TRISTES, de Gustavo Vinagre (aluguel digital)
DESAPEGA!, de Hsu Chien (Globoplay e Telecine)
MINHA IRMÃ E EU, de Susana Garcia (Telecine)
OS FAROFEIROS 2, de Roberto Santucci (Telecine)
Melhor Longa-Metragem Documentário
RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Netflix) – escolhido por membros da própria Academia para representar o Brasil no Oscar deste ano, grande vencedor do Festival Sesc Melhores Filmes e eleito melhor filme pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), não há como não apontar o nostálgico filme de Mendonça Filho como favorito.
ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay (Globoplay)
ANDANÇA – OS ENCONTROS E AS MEMÓRIAS DE BETH CARVALHO, de Pedro Bronz (aluguel digital)
BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti (Globoplay)
NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, de Ana Rieper (aluguel digital)
Melhor Longa-Metragem Animação
Reafirmando o crescimento da animação brasileira, pelo segundo ano consecutivo a categoria tem suas cinco vagas para concorrentes preenchidas, deixando até mesmo duas produções de fora, já que foram sete as animações inscritas nesta edição, quebrando o recorde de 2023, quando os cinco longas de animação aptos à disputa tornaram-se automaticamente os finalistas daquele ano.
PERLIMPS, de Alê Abreu (Telecine) – a indicação ao Oscar pelo premiadíssimo ‘O Menino e o Mundo’, em 2016, já traria certo favoritismo ao primeiro filme de Abreu após sua consagração internacional, mas ‘Perlimps’ faz por merecer com sua comovente fábula sobre as constantes ameaças da humanidade ao meio ambiente.
A ILHA DOS ILUS, de Paulo G. C. Miranda (Itaú Cultural Play / gratuito) – em seu primeiro filme, Miranda propõe uma inventiva história sobre as origens dos instintos únicos de cada animal, com o mérito de encantar e reter a atenção do público infantil. Mas, se por algum segundo o enredo é associado ao mundo real, tem-se a impressão de que a obra reforça preconceitos contra crianças que nascem com algum tipo de deficiência ou características inesperadas.
CHEF JACK: O COZINHEIRO AVENTUREIRO, de Guilherme Fiúza Zenha (Max) – seria a chance da Academia reconhecer postumamente a carreira do diretor, vítima de ataque cardíaco em maio deste ano, a poucas semanas de completar 59 anos.
BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS, de Marcelo Fabri Marão (indisponível no momento)
UMA NOITE ANTES DO NATAL, de Nelson Botter Jr. (Prime Video)
Melhor Longa-Metragem Infantil
Com recorde de produções concorrentes, 13 longas disputaram as cinco vagas reservadas aos finalistas, superando as sete inscritas na edição de 2023.
DOIS É DEMAIS EM ORLANDO, de Rodrigo Van der Put (Telecine) – embora funcione como uma grande publicidade do parque Universal Studios, na Flórida, é o mais agradável dos indicados, dosando boas risadas com momentos emocionalmente edificantes para o público-alvo da categoria, além de trazer um tresloucado Eduardo Sterblitch como protagonista.
TURMA DA MÔNICA JOVEM: REFLEXOS DO MEDO, de Mauricio Eça (aluguel digital) – com equipe e elenco diferentes, ‘Reflexos do Medo’ não teve o mesmo sucesso de seus antecessores no universo de Maurício de Souza, e pode não repetir o feito de ‘Turma da Mônica: Laços’ e sua sequência, ‘Lições’, que venceram esta categoria em 2020 e 2022. Ainda assim, é o único dos indicados que também disputa outro prêmio na noite (efeito visual), o que mantém sua esperança.
UMA FADA VEIO ME VISITAR, de Vivianne Jundi (Netflix) – o carisma de Xuxa, protagonizando (e bem) novamente um filme após 14 anos, aliado a um bom revestimento estético e efeitos visuais convincentes, bastariam para a vitória.
AS AVENTURAS DE POLIANA – O FILME, de Claudio Boeckel (Prime Video)
UMA CARTA PARA O PAPAI NOEL, de Gustavo Spolidoro (indisponível no momento)
Melhor Direção
KLEBER MENDONÇA FILHO por ‘Retratos Fantasmas’ – vencedor da categoria por ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’ e seu prestígio junto à Academia o colocam à frente na disputa.
MARCUS BALDINI por ‘O Sequestro do Voo 375’
CAROLINA MARKOWICZ por ‘Pedágio’
TOMÁS PORTELLA por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’ (Globoplay)
ANITA ROCHA DA SILVEIRA por ‘Medusa’ (Telecine)
Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem
SILVIO GUINDANE por ‘Mussum, o Filmis’ – as múltiplas indicações nesta mesma premiação e o favoritismo de seu filme em muitas destas categorias torna Guindane naturalmente favorito a este prêmio.
ANA PETTA e HELENA PETTA por ‘Quando Falta o Ar’ (indisponível no momento)
NARA NORMANDE e TIÃO por ‘Sem Coração’ (Netflix)
LILLAH HALLA por ‘Levante’ (Telecine)
NATÁLIA DIAS e CAMILO CAVALCANTI por ‘Belchior – Apenas um Coração Selvagem’
Melhor Atriz
VERA HOLTZ por ‘Tia Virgínia’ (Globoplay+Canais) – dominando cada uma das cenas na pele da personagem-título, a veterana atriz vem colecionando prêmios pelo trabalho, como o do prestigiado Festival de Gramado e o da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), consolidando-se como grande favorita ao Grande Otelo logo em sua primeira indicação ao prêmio.
DRICA MORAES por ‘Pérola’ – apesar do amplo favoritismo de Vera Holtz, não será absurdo algum caso o Grande Otelo vá para Drica Moraes, que chega à sua quinta indicação ao prêmio, sendo a segunda nesta categoria, igualmente absoluta em cena e também interpretando a personagem-título.
MAEVE JINKINGS por ‘Pedágio’
BÁRBARA PAZ por ‘A Porta ao Lado’ (Telecine)
DÉBORA FALABELLA por ‘Bem-Vinda, Violeta’ (Telecine)
Melhor Ator
AILTON GRAÇA por ‘Mussum, o Filmis’ – vencedor dos festivais de Gramado e Sesc Melhores Filmes, Ailton chega à sua quarta indicação ao Grande Otelo pela primeira vez como favorito.
CHICO DIAZ por ‘Noites Alienígenas’
PAULO MIKLOS por ‘Saudosa Maloca’
JOHNNY MASSARO por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
JUAN PAIVA por ‘Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha’
Melhor Atriz Coadjuvante
ARLETE SALLES por ‘Tia Virgínia’
ALINE MARTA MAIA por ‘Pedágio’
GRACE PASSÔ por ‘Levante’
CACAU PROTÁSIO por ‘Mussum, o Filmis’
ALICE CARVALHO por ‘Angela’ (Prime Video)
Melhor Ator Coadjuvante
JORGE PAZ por ‘O Sequestro do Voo 375’
GERO CAMILO por ‘Saudosa Maloca’
ANTÔNIO PITANGA por ‘Tia Virgínia’
YURI MARÇAL ‘Mussum, o Filmis
GABRIEL LEONE por ‘O Rio do Desejo’ (Globoplay)
GEORGE SAUMA por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’’
Melhor Roteiro Original
CAROLINA MARKOWICZ por ‘Pedágio’
ADIRLEY QUEIRÓS e JOANA PIMENTA por ‘Mato Seco em Chamas’ (Globoplay+Canais)
ANITA ROCHA DA SILVEIRA por ‘Medusa’
DANIEL BANDEIRA por ‘Propriedade’ (Netflix)
FABIO MEIRA por ‘Tia Virgínia’
Melhor Roteiro Adaptado
LUSA SILVESTRE e MIKAEL DE ALBUQUERQUE por ‘O Sequestro do Voo 375’
PAULO CURSINO por ‘Mussum, o Filmis’
CAMILO CAVALCANTE, RODOLFO MINARI e SÉRGIO DE CARVALHO por ‘Noites Alienígenas’
SERGIO MACHADO, GEORGE WALKER TORRES, MARIA CAMARGO e MILTON HATOUM por ‘O Rio do Desejo’
ADRIANO FALCÃO, MARCELO SABACK e JÔ ABDU por ‘Pérola’
Melhor Montagem
LUCAS GONZAGA e GUSTAVO VASCONCELOS por ‘O Sequestro do Voo 375’
ANDRÉ SIMÕES por ‘Mussum, o Filmis’
ANDRÉ SAMPAIO por ‘Noites Alienígenas’
JOÃO WAINER por ‘Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você’
EDUARDO ALBERGARIA e WALDIR XAVIER por ‘Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha’
MARCELO MORAES por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
KAREN AKERMAN e VIRGÍNIA FLORES por ‘Tia Virgínia’
Melhor Direção de Fotografia
NONATO ESTRELA, ABC, por ‘Mussum, o Filmis’
RHEBLING JUNIOR por ‘O Sequestro do Voo 375’
EVGENIA ALEXANDROVA por ‘Sem Coração’
GUSTAVO HADBA, ABC, por ‘Bem-Vinda, Violeta’
KIKA CUNHA, ABC, por ‘Pérola’
ADRIAN TEIJIDO, ABC, por ‘O Rio do Desejo’
Melhor Direção de Arte
ANA MARA ABREU por ‘Tia Virgínia’
RAFAEL RONCONI por ‘O Sequestro do Voo 375’
ADRIAN COOPER por ‘O Rio do Desejo’
CLÁUDIO AMARAL PEIXOTO por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
KAREN ARAUJO por ‘Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha’
Melhor Figurino
BIA SALGADO por ‘Pérola’
CASSIO BRASIL por ‘Mussum, o Filmis’
LETÍCIA BARBIERI por ‘O Sequestro do Voo 375’
ALEX BROLLO por ‘Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha’
ANA AVELAR e JOANNA RIBAS por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
Melhor Maquiagem
IRANDÊ COSTA por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
MARCOS FREIRE por ‘Tia Virgínia’
MARI PIN e MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por ‘Mussum, o Filmis’
SIMONE BATATA por ‘O Sequestro do Voo 375’
ZÉ LUCAS por ‘Noites Alienígenas’
Melhor Efeito Visual
MARCELO CUNHA e JOAQUIM MORENO por ‘O Sequestro do Voo 375’
MARCELO SIQUEIRA e ALEXANDRE CRUZ por ‘Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo’
JOSÉ FRANCISCO NETO por ‘Mussum, o Filmis’
MARCELO SIQUEIRA por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
MARCELO SIQUEIRA por ‘Mamonas Assassinas, O Filme’ (Max)
Melhor Som
ANDRÉ BELLENTANI, FILIPE DERADO e TOCO CERQUEIRA por ‘Pedágio’
BERNARDO UZEDA, EVANDRO LIMA e GUSTAVO LOUREIRO por ‘Medusa’
EVANDRO LIMA, ACÁCIA LIMA, TOMÁS ALEM, GUSTAVO LOUREIRO e RODRIGO NORONHA por ‘Mussum, o Filmis’
SÉRGIO SCLIAR, MIRIAM BIDERMAN e RICARDO REIS por ‘O Sequestro do Voo 375’
VALÉRIA FERRO, RENATO CALAÇA, SIMONE PETRILLO e PAULO GAMA por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
Melhor Trilha Sonora
BERNARDO GEBARA por ‘Noites Alienígenas’
BERNARDO UZEDA e ANITA ROCHA DA SILVEIRA por ‘Medusa’
BETO VILLARES por ‘O Rio do Desejo’
DADO VILLA-LOBOS por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
PLÍNIO PROFETA por ‘Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha’
PLÍNIO PROFETA por ‘O Sequestro do Voo 375′
Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano
A SOCIEDADE DA NEVE / Espanha, de J.A. Bayona (Netflix) – embora não seja o melhor da lista, sua popularidade e inúmeras indicações às maiores premiações internacionais, incluindo ao Oscar, Bafta e Globo de Ouro, o colocam como favorito nesta disputa.
OS COLONOS / Chile, de Felipe Gálvez (Mubi) – este sim, o grande filme dentre os indicados, vencedor do prêmio Um Certo Olhar, em Cannes, e representante chileno no último Oscar, seria o justo ganhador da categoria.
PUAN / Argentina, de María Alché y Benjamín Naishtat (Prime Video)
AL OTRO LADO DE LA NIEBLA / Equador, de Sebastián Cordero (indisponível no momento)
O OUTRO FILHO / Colômbia, de Juán Sebastián Quebrada (indisponível no momento)
Melhor Série Brasileira – Ficção
CANGAÇO NOVO / direção de Fabio Mendonça e Aly Muritiba / escrita por Mariana Bardan, Eduardo Melo, Fernando Garrido e Erez Milgrom (Prime Video)
DOM / direção de Breno Silveira / escrita por Fábio Mendes, Higia Ikeda, Priscila Gontijo e Marcelo Vindicatto (Prime Video)
FIM / direção de Andrucha Waddington / escrita por Fernanda Torres (Globoplay)
BETINHO – NO FIO DA NAVALHA / direção de André Felipe Cavalcanti Binder / escrita por Alex Medeiros, Armando Praça, George Walker, José Júnior, Manaíra Carneiro, Rafaela Camello e Sérgio Machado (Globoplay)
A VIDA PELA FRENTE / direção de Leandra Leal e Bruno Safadi / escrita por Rita Toledo, Carol Benjamin, Fernanda Frotté e Victor Nascimento (Globoplay)
Melhor Série Brasileira – Documentário
O CASO ESCOLA BASE / direção de Paulo Henrique Fontenelle / escrita por Paulo H. Fontenelle e Clarice Taliby (Globoplay+Canais)
VIAJANDO COM OS GIL / direção de Andrucha Waddington / escrita por Hermano Vianna e Sebastián Gadea (Prime Video)
MASSACRE NA ESCOLA – A TRAGÉDIA DAS MENINAS DE REALENGO / direção de Bianca Lenti / escrita por Lúcia Tupiassú e Daniela Kopsch (Max)
DIRETORES DE ARTE / escrita e dirigida por Flávio Ramos Tambellini (CurtaOn)
LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA / escrita e dirigida por Estevão Ciavatta (Max)
Melhor Série Brasileira – Animação
ESQUADRÃO DO MAR AZUL / direção de Rubens Belli / escrita por Marcela Catunda (TV Rá Tim Bum)
O HOTEL SILVESTRE DE ANA FLOR / direção de Andrés Lieban / escrita por Denise Crispun (Max)
TRONIK / escrita e dirigida por Ale McHaddo (TV Rá Tim Bum)
ZOOPEDIA / direção de Camila Monart / escrita por Erickson Marinho, Bruno Antônio, Camila Monart e Ulisses Brandão (TV Brasil)
Melhor Atriz em série de ficção
ALESSANDRA NEGRINI por ‘Cidade Invisível’ (Netflix)
ALICE CARVALHO por ‘Cangaço Novo’
BIANCA COMPARATO por ‘João Sem Deus – A Queda de Abadiânia’ (Globoplay)
MARJORIE ESTIANO por ‘Fim’
THAINA DUARTE por ‘Cangaço Novo’
Melhor Ator em série de ficção
JULIO ANDRADE por ‘Betinho – No Fio da Navalha’
MARCO NANINI por ‘João Sem Deus – A Queda de Abadiânia’
ALLAN SOUZA LIMA por ‘Cangaço Novo’
BRUNO MAZZEO por ‘Fim’
FÁBIO ASSUNÇÃO por ‘Fim’
GABRIEL LEONE por ‘Dom’
Melhor Curta-Metragem – Ficção
A MENINA E O MAR, de Gabriel Mellin (SPCinePlay / gratuito)
OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO, de Renato Sircilli
QUINZE QUASE DEZESSEIS, de Thais Fujinaga
SE PRECISAR DE ALGO, de Mariana Cobra
YÃMÎ YAH-PÁ | FIM DA NOITE, de Vladimir Seixas
Melhor Curta-Metragem – Documentário
AS MARIAS, de Dannon Lacerda
CAMA VAZIA, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
EU, NEGRA, de Juh Almeida (Porta Curtas)
MACALÉIA, de Rejane Zilles
THUË PIHI KUUWI – UMA MULHER PENSANDO, de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami
Melhor Curta-Metragem – Animação
ERA UMA NOITE DE SÃO JOÃO, de Bruna Velden (YouTube)
QUINTAL, de Mariana Netto (Itaú Cultural Play / gratuito)
MULHER VESTIDA DE SOL, de Patrícia Moreira (YouTube)
JUSSARA, de Camila Ribeiro
LAPSO, de Mônica Moura
23° Prêmio do Grande Otelo – Cidade das Artes, Rio de Janeiro – Quarta, 28/8, 21h: ao vivo pelo Canal Brasil e YouTube da Academia Brasileira de Cinema