O duo brasileiro/argentino, NPKN, formado por Kimberlly Arce (piano e synths) e Nattana Alvarenga (voz e guitarra) divulgam” Let Go All The Pressure”, música produzida, mixada e masterizada por Lucas Silveira. Com composição por Kim e TTana, o single chega com videoclipe dirigido por Mô Bertuzzi em uma linguagem imersa em referências dos anos 90.
MAJUR E LINIKER CELEBRAM O AMOR PRÓPRIO NO CLIPE DE “RAINHA DE COPAS” QUE INTEGRA O ÁLBUM “OJUNIFÉ”
“Let Go All The Pressure” é o início do lançamento de um projeto que vem sendo trabalhado há mais de um ano: ‘Amor Aventura e Música’. Ao longo dos próximos meses e em 2023 serão lançados dois EP’s, uma minissérie e um álbum deluxe. A canção é parte do EP ‘Amor’, que terá cinco faixas e revelou em 2021, o primeiro single ‘Vente Conmigo’, filmado em Atlanta, uma das cidades americanas integrantes da tour que as artistas fizeram e que é o fio condutor do projeto. Afinal, a jornada que viveram pelos Estados Unidos não só deu vida às composições do álbum, como também originou a minissérie produzida, idealizada e dirigida por elas, que mostra como foram os mais de 40 dias em um motorhome acompanhadas somente de Tyler, o cachorrinho.
Kim conta que, seguindo a ordem de lançamentos alinhada à sequência das cidades visitadas, “Let Go All The Pressure” foi inspirada pela segunda parada da viagem: Nashville, Tennessee, terra de artistas como Paramore, Miley Cirus e Justin Timberlake.
NEGRA LI FALA DE AMOR PRÓPRIO NA CANÇÃO “EU PRECISO IR” EM PARCERIA COM FERRUGEM
“A música fala sobre amor próprio. Na verdade, mostra como, às vezes, a gente não se coloca como uma prioridade e acaba vivendo para os demais. A mensagem é um estímulo para começarmos a observar o quanto mudamos nós mesmas e muitas vezes nos diminuímos para encaixar na expectativa de outra pessoa. Precisamos notar que fazemos isso para deixar isso de lado e dar prioridade para o que realmente importa: a nossa felicidade”, explica TTana sobre o tema.
O tema proposto na canção inspirou o videoclipe, fruto de uma colaboração coletiva iniciada pelas artistas ao esboçarem o roteiro, que ganhou vida pelo olhar e idealização da diretora Mô Bertuzzi. Filmado na capital paulista, por uma equipe majoritariamente composta por mulheres, a narrativa conta a jornada de uma garota, e sua frustração ao lidar com os padrões impostos pela sociedade em termos relacionais, que acabam afetando não só a autoestima como também estimulando a permissividade à terceiros, criando obstáculos para o estímulo do amor-próprio.
A situação é ilustrada pela saga de uma jovem, ao passar por inúmeros encontros, até chegar a seu par ideal: ela mesma. A atriz Bruxa Profana-Latino Americana, escalada como protagonista, somou na construção da personagem, segundo a diretora Mô: “Ela sugeriu que a ação de libertação da personagem fosse o ato de usar o pente afro no cabelo e abrir o black power. Além de ser maravilhosa como atriz, enriqueceu o vídeo com sua verdade e história, podendo assim inspirar ainda mais pessoas por aí”.
NÃO CONFUNDA AMOR PRÓPRIO COM EGOÍSMO
O time audiovisual contou também com a diretora de arte Rebeca Oliveira, responsável por transformar o quarto da personagem principal em um altar adolescente dos anos 90, rodeado de CD’s, pôsteres e objetos de cena da época. A série Euphoria também serviu de referência para a construção do ambiente, que embora inspirado na produção americana, também trouxe elementos da cultura brasileira.
“As artistas chegaram com uma ideia de roteiro cheio de significado e sensibilidade. No mundo em que vivemos, é normal que algumas criações e culturas nos façam sentir frustradas, perdidas e longe da nossa própria autenticidade porque aprendemos que temos que ser um padrão. Trouxemos isso de maneira bem sutil e delicada, com uma resposta de coragem e inspiração. A resposta da música, do clipe e da vida é que o amor próprio é o segredo para a gente brilhar no mundo”, finaliza Mô Bertuzzi.
Para a capa, o artista visual Rafael Moreno usou como base fotografias reais da viagem que a dupla fez pelos Estados Unidos. “Recebi o convite e fiquei muito feliz em poder criar algo para esse projeto tão incrível, rico e cheio de conceito. Foi desafiador fazer essa arte e deixar com a cara delas. Tive algumas ideias iniciais, mas queria uma linha que desse para representar bem o momento em que elas criaram as músicas, a viagem, os lugares, as pessoas e a própria parceria da NPKN, então juntei todas as fotos que representam os momentos, e fiz uma arte onde desenhos dessas fotos se juntam a desenhos dos locais e cores do projeto e creio ser justamente essa interação que fez tudo acontecer, pessoa, lugares, viagem, música e arte”, revela Moreno.
“Amor” será o título do primeiro EP, “Aventura” o segundo e o álbum deluxe vai se chamar “Música”. Sobre o significado de cada palavra no título, Kim explica: “Quando estávamos pensando em um nome para dar ao projeto surgiram diversas ideias, mas nós queríamos muito algo para sintetizar de forma simples o que estávamos prestes a viver, sem deixar de destacar quem somos e o que fazemos. Assim veio a ideia de Amor, Aventura e Música, para traduzir tudo isso: O ‘Amor’ é literalmente o amor que temos uma pela outra, e também pelo nosso filhote Tyler, destacando inclusive de forma direta que somos duas minas, um casal que ama viver experiências novas, e que é livre sim toda forma de amor. O ‘Aventura’ é a viagem, a loucura de se jogar nas estradas, nós duas sozinhas dirigindo um baita trailer e camionete, atravessando um país inteiro, por volta de quase dois meses. E o ‘Música’ representa o que mais amamos fazer, é o que viemos fazer neste mundo. Poder externalizar nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossas idéias e experiências e transformar em música, onde outra pessoa possa ouvir e se conectar de alguma forma. As canções que estão em todos os lugares e nos influenciam direta e indiretamente. A capacidade que os lugares têm de nos inspirar a criar algo novo“. Assista ao resultado: