Documentário sobre HIV e AIDS é disponibilizado para escolas e abre debate para jovens sobre a infecção no Brasil

“Precisamos Falar Sobre Isso - Carta para Além dos Muros” investiga o estigma, o preconceito e a discriminação como produtos de uma sociedade que insiste em manter marginalizadas as pessoas que vivem com HIV
}

19.02.2021

Divulgação

Depois de passar pelos cinemas de 19 capitais, estar disponível na íntegra no Netflix, ter sua exibição feita no Canal Brasil, o documentário Carta para Além dos Muros ganha uma nova versão: #PrecisamosFalarSobreIsso – Carta para Além dos Muros que tem o objetivo de ampliar o acesso ao documentário, que narra a trajetória da epidemia que escancarou ignorância e preconceitos em relação ao HIV e a AIDS no Brasil. Dirigido por André Canto, o filme investiga o estigma, o preconceito e a discriminação como produtos de uma sociedade que insiste em manter marginalizadas as pessoas que vivem com HIV – até hoje, quase 40 anos depois do primeiro caso diagnosticado, situações de medo, insegurança e exclusão são recorrentes nas pessoas que vivem com HIV.

MARINA VERGUEIRO VIVE COM HIV E LANÇA LIVRO QUE ABORDA SEXUALIDADE E ESTIGMA

Hoje sabemos que a epidemia, apesar dos importantes avanços científicos no tratamento e na prevenção, tem crescido entre adolescentes e jovens (15 a 24 anos) como aponta o Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS de 2020, do Ministério da Saúde. Toda semana 6.000 jovens são infectados no mundo pelo HIV, esta vulnerabilidade entre os adolescentes é uma tendência global, este grupo é o único onde a epidemia continua avançando com um risco relativo 50% maior em relação às outras faixas etárias. O documentário, o primeiro do gênero a refazer a cronologia do HIV e da AIDS no país, encabeça o projeto #PrecisamosFalarSobreIsso, que também conta com uma série documental para a TV e um livro-reportagem que relatará todo o processo de sua pesquisa e realização.

No filme, o jovem Caio conta sobre quando descobriu que vive com HIV, momento a partir do qual teve que enfrentar seus próprios fantasmas, além do preconceito da família e da sociedade. Usando o depoimento de Caio como fio condutor, o filme passa a intercalar imagens de arquivo e entrevistas com médicos, pessoas que vivem com HIV, ativistas e figuras públicas, não só para contar a história do HIV e da AIDS no Brasil, mas também para investigar o processo de construção do preconceito e estigma que ainda hoje recaem sobre Caio e todas as pessoas que vivem com o vírus – que vão desde a denominação da doença como “peste gay” na época do seu surgimento, passando pela classificação estigmatizante de “grupos de risco”, até o sensacionalismo de parte da imprensa, além dos julgamentos morais e religiosos no desenrolar da epidemia.

FAMOSOS INCENTIVAM O USO DO PRESERVATIVO

O Dr. Dráuzio Varella encabeça a lista de pessoas que dão depoimento no filme. Além dele, o ex-ministro da Saúde, José Serra, a cineasta e ex-VJ Marina Person, a mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, e os médicos Ricardo Tapajós, Márcia Rachid e Ricardo Vasconcelos, expõem os motivos pelos quais a impressionante evolução na resposta médica e científica ao HIV não veio acompanhada de uma mudança de mentalidade e de preconceitos em relação à infecção.

O POETA ESTÁ VIVO – RELEMBRE A TRAJETÓRIA DO MITO

Em 2016, André Canto iniciou a pesquisa sobre HIV e AIDS que culminou no filme “Carta Para Além dos Muros”. O olhar crítico sobre o passado e a compreensão do processo de elaboração de valores pela sociedade sobre o HIV e AIDS, foram os pontos de partida para o desenvolvimento do projeto socioeducativo #PrecismosFalarSobreIsso. O projeto multilinguagens, focado em comunicação, entrega informações e ferramentas essenciais para que as pessoas possam gerenciar sua prevenção a ISTs em geral e concomitantemente desmistificar o grande tabu da AIDS.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.