Estreou na última semana o filme “Duna”, e fiquei impressionado com o trabalho de caracterização da trama. A tão esperada adaptação do diretor Denis Villeneuve do clássico romance de 1965 de Frank Herbert, apresenta um elenco estelar que inclui Timothée Chalamet como protagonista, Zendaya, Rebecca Ferguson e Oscar Isaac.
FEUD RETRATA ERA HOLLYWOODIANA MACHISTA COM MAQUIAGEM MINIMALISTA
O filme impressiona não apenas com sua extensa lista de astros, mas também os profissionais de cada departamento, a Warner Bros. não poupou verba para reunir os melhores. Aliás, todos os departamentos criativos se destacam, desde a cenografia grandiosa, os figurinos impecáveis, os efeitos visuais e claro, a maquiagem. Às vezes aterrorizante, outras clean e porque não dizer futurista, assinada por Donald Mowat, que também assinou “Blade Runner 2049” (2017).
Inicialmente temos o visual clean dos atores Rebecca Ferguson e Timothée Chalamet. Uma maquiagem que apenas valoriza a beleza natural deles. É interessante perceber as cores e tons neutros e claros, por conta do lugar onde moram.
A beleza adotada para Timothée e Rebecca “se conversam”, seguem a mesma linha de criação. Claro, ele é filho dela. Um dos grandes destaques é a maquiagem de Stellan Skarsgard como Barão Vladimir Harkonnen.
Para esta maquiagem carregada de próteses e efeitos, Donald contou com a parceria de Eva Von Bahr e Love Larson. Dois dos mais importantes maquiadores especialistas em próteses. A maquiagem levava mais de quatro horas. Só na cena em que o Barão aparece nu, a maquiagem levou sete horas e meia para ficar pronta.
“Nós adicionamos bochechas, careca de silicone e próteses de sobrancelha, mais o macacão corporal que o deixava gordo e pesava mais de 12kg”, explicou Mowat. “Estou sempre procurando encontrar sobrancelhas falsas em filmes, então trabalhamos duro nisso. Além disso, Stellan usava próteses de mãos, pés e tornozelos”, disse em entrevista à The Wrap.
A equipe de maquiagem chegou a criar 15 looks diferentes para a maquiagem do personagem, até se decidirem pelo visual final, apresentado no filme. Agora, uma das maquiagens que mais gosto é sem dúvida alguma a de Javier Bardem, como Stilgar.
Eu adoro maquiagem masculina com aspecto rústico. É possível perceber a clara influência na maquiagem das tribos do oriente médio, dos povos nômades. Gostei do filme e mais ainda, saí da sala de cinema me perguntando, como será o padrão de beleza no futuro?