Dia Mundial do Feijão – Aprenda a fazer uma deliciosa dobradinha

O alimento é rico em proteína e folato que se transforma em ácido fólico e ajuda a combater a depressão e mau humor
}

16.02.2021

Soraya Bonfim

O feijão é um alimento tão nobre que existe um dia dedicado a essa delicia. Na última semana (10), foi comemorado Dia Mundial do Feijão – a data foi instituída em 2019 pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) – agência especializada das Nações Unidas dedicado a alimentação e a agricultura mundial. Existem quinze tipos de feijões, os mais conhecidos dos brasileiros são o carioquinha, mulatinho, feijão preto, feijão branco e feijão fradinho. O feijão é classificado como uma planta pulse, por ser um alimento totalmente sustentável, além de ser um dos mais completos na dieta dos brasileiros. Só pra se ter uma ideia para a produção de um quilo de feijão é gasto apenas 330ml de água, enquanto para a produção de soja por exemplo gasta quase 2l .O feijão também ajuda na redução dos gases que produzem o efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.

RECEITA: BOLINHO DE TUTU DE FEIJÃO

Já na parte nutricional o feijão é rico em proteína e folato que em nosso organismo se transforma em ácido fólico uma importante vitamina que ajuda a combater a depressão e mau humor. Segundo historiadores, há relatos que o feijão fazia parte da dieta dos guerreiros no império romano, nas cortes inglesas e francesas, com isso o seu cultivo se expandiu chegando a outros povos. No Brasil foi trazido pelos portugueses e apresentado aos índios que o chamavam de “comanda” e comiam com farinha. Já os portugueses faziam receitas muito bem elaboradas como a dobradinha ou dobrada feita de feijão branco e bucho de boi. Ao contrário do que muitos imaginam a dobradinha é um prato típico da região norte de Portugal que sem transformou em um poema de Fernando Pessoa.

Dobrada à Moda do Porto

“Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo, serviram-me o amor como dobrada fria. Disse delicadamente ao missionário da cozinha que a preferia quente, que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria”.

Em Portugal a dobradinha é geralmente acompanhada de arroz branco, pão artesanal e por uma taça de vinho tinto. Apreciada em várias regiões do Brasil a dobradinha é tida como uma iguaria exótica geralmente servida em bares, botecos e barracas de comidas populares em periferias.

Ingredientes

Suco de um limão

500g de dobradinha ou bucho em tiras

4 colheres (sopa) de azeite

Meia xícara (chá) de bacon

2 dentes de alho amassados

2 cebolas médias picadas

1 folha de louro

1 ramo de alecrim

500g xícara de feijão-branco cozido (somente com uma folha de louro)

2 lingüiças defumadas em rodelas

4 colheres de sopa de molho de tomate

2 tomates grandes sem pele e sementes – picado

2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada

50g de pimentão amarelo

50g de pimentão vermelho

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada e coentro a gosto para finalizar

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque água para ferver. Junte o suco de limão com a dobradinha e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Retire, escorra e despreze a água do cozimento. Em uma panela de pressão aqueça o azeite, doure o bacon e refogue o alho e parte da cebola e do azeite. Junte a dobradinha aferventada, a folha de louro e o alecrim, cubra com água fervente aproximadamente 2 litros. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos (após pegar pressão). Enquanto isso, em uma panela à parte, ferva a linguiça. Retire, corte em rodelas e refogue com restante da cebola e do azeite, adicione o tomate, a pimenta e os pimentões, quando estiver ligeiramente refogados, coloque o molho de tomate. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.

Retire a panela de pressão do fogo, espere esfriar e sair a pressão. Abra a panela e adicione o refogado com linguiça e o feijão-branco cozido. Volte ao fogo baixo, por mais 20 minutos sem usar a pressão, apenas com a tampa encima da panela, até adquirir um molho bem cremoso e aveludado. Ajuste o sal. Desligue o fogo e finalize com o cheiro verde e coentro a gosto – Sirva acompanhado de arroz branco, farofa, farinha ou com pão a moda portuguesa.

Dica

Escolha um bucho já limpo em estabelecimentos de boa procedência. Preste muita atenção na coloração, o bucho tem que está bem branquinho. Para tirar o cheiro antes do cozimento, deixe de molho em água ,totalmente submerso, com meio copo de vinagre ou suco de limão antes do preparo.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.