CRIOLO E RIOT GAMES LANÇAM CLIPE DE “ORGULHO LOCO”, SINGLE TRAZ REFERÊNCIAS DE LEAGUE OF LEGENDS

A AÇÃO FAZ PARTE DA CAMPANHA “DEIXE SUA MARCA”, QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO HOMENAGEAR OS JOGADORES DE LOL
}

19.07.2023

Divulgação

O universo dos games e da música tem uma conexão tão profunda que é quase impossível pensar em um sem o outro. Neste contexto, a Riot Games lançou um novo videoclipe em que celebra a comunidade de League of Legends (LOL) – um dos jogos eletrônicos mais populares do mundo, com uma música inédita do cantor Criolo, intitulada “Orgulho Loco”.

LIL NAS X SE UNE A RIOT GAMES, ASSUME A PRESIDÊNCIA DE LEAGUE OF LEGENDS E LANÇA “STAR WALKIN”

Em parceria com a produtora mdois, está no ar nos canais de League of Legends Brasil, o vídeoclipe com vários “easter eggs” e efeitos gráficos que convidam os fãs de LOL a ver, no mundo real, toda a adrenalina que vivenciam diariamente ao jogar. O vídeo foi produzido pela Pródigo Filmes e quem assina a direção é Denis Cisma. A pós-produção é da Warriors VFX, e traz personagens populares entre a comunidade do jogo em cenas de ação em meio à arquitetura urbana de São Paulo, mais precisamente em frente ao painel do jogo grafitado em um prédio no centro da cidade que foi inaugurado para a comemoração de dez anos do servidor brasileiro, no ano passado. 

“Se trata de uma briga de irmãos, Yone e Yasuo, assim como está representado no grafite do prédio onde se inicia o filme. O roteiro foi escrito de maneira colaborativa com a Riot e foi feito para os fãs, jogadores como eu, não enaltecendo os pró-players somente, mas também os jogadores mais dedicados. Filmamos o clipe em três diárias, com gruas e cabos de aço, e os atores ensaiaram todos os movimentos com um coordenador de luta antes das filmagens. Os efeitos de pós-produção levaram quase três meses para serem feitos, num trabalho primoroso da Warriors”, explica Cisma, da Pródigo Filmes, o diretor do clipe, que é também ‘Lolzeiro’, por jogar “todos os dias pelo menos uma partida de League of Legends: Wild Rift – a versão de LOL para o celular”

Elton Felix, producer da Warriors VFX, também disse que o projeto foi desafiador e excitante ao mesmo tempo, também pelo fato de ter muitos fãs de LOL na equipe. “Junto do Cisma, tivemos a chance de trabalhar na parte técnica e criativa de maneira conjunta desde o início do briefing, e foi sem igual. As armas por si só foram um desafio. Desenvolvemos todo o conceito e os modelos das armas em uma linguagem hextech que nunca havia sido explorada antes para esse cenário e trabalhamos para desenvolver materiais que equilibrassem diversas partes técnicas e criativas juntas. Ver o Barão de Nashor e os poderes dos personagens tomarem vida foi incrível”.

CRIOLO LANÇA CLIPE CINEMATOGRÁFICO DE “PRETOS GANHANDO DINHEIRO INCOMODA DEMAIS”

A ação faz parte da campanha da Riot Games, “Deixe Sua Marca”, que tem como principal objetivo homenagear, ao longo de 2023, os jogadores de LOL, fazendo com que se sintam reconhecidos e abraçados pela Riot, além de orgulhosos de fazerem parte da comunidade. 

“Esse projeto é uma verdadeira celebração da paixão, comprometimento e amizade que nos une como jogadores, principalmente nós como jogadores brasileiros: nossa energia é contagiante, jogamos com paixão e nos dedicamos intensamente para nos destacarmos no jogo. Passamos noites em claro, buscando subir de rank e superar desafios, formando laços inquebráveis com companheiros de equipe. Assim como no épico duelo entre Yasuo e Yone, nossa rivalidade saudável nos impulsiona a nos tornarmos melhores a cada dia, sempre respeitando e valorizando a amizade que nos une. Este clipe é nosso presente especial para a comunidade do League of Legends, representando tudo o que nos torna únicos como jogadores e amigos”, comentam Daniel Gouw, diretor criativo da Riot Games, e Samanta Penhalbel, gerente de marca do League of Legends. 

“A parceria com o Criolo foi mais uma forma que encontramos de celebrar a forte relação da comunidade com o jogo, convidando um artista de enorme talento e que tem afinidade com o público. Assim como Criolo deixou sua marca no mundo da música, ter ele à frente desta produção foi pensado para criar algo inédito e especial aos fãs de LOL, que consiga também imprimir uma marca dos jogadores dentro do League”, completa Diego Martinez, gerente geral da Riot Games no Brasil.

Os jogos eletrônicos fazem parte da vida de Criolo desde a infância. O cantor conta que sempre gostou de jogos digitais e deste universo, além de ver este projeto como um diferencial para sua carreira, despertando também uma afinidade especial com League of Legends

“SOBRE VIVER”, NOVO ÁLBUM DE CRIOLO, É UM RETRATO DO AUTOR E DO MUNDO QUE O RODEIA OSTENSIVAMENTE AMARRADO AO PRESENTE

“Sempre gostei do mundo do game, então eu sempre me imaginei estar envolvido com esse universo e contribuir de alguma forma. Fui convidado para escrever e compor a letra, então recebi todo um suporte da equipe Riot para entender o universo, a mitologia, como tudo isso foi construído. Tive uma incursão, não apenas aos conceitos e regras do jogo, mas ao perfil psicológico de cada personagem. Eu acabei me apaixonando pelo jeito de como se dá essa mitologia e todas as referências que foram utilizadas para fazer a construção desse mundo, que vai além do lúdico. Foi um desafio muito grande e que fez eu me desenvolver de um jeito que até então eu não tinha experimentado em minha carreira”, explica Criolo.  

“O maior desafio da produção da música foi fundir um estilo mais moderno, as texturas urbanas e os ritmos brasileiros. Exploramos ritmos e influências bem diferentes entre si, com elementos do hip-hop, maracatu, funk carioca, rock e até mesmo da música eletrônica, sendo o Criolo um grande elo entre todos esses universos musicais. Nosso objetivo era garantir que essa fusão ocorresse de maneira orgânica e que falasse a língua do jogador. Buscamos criar uma música autêntica para a comunidade, algo que fosse especial, um presente”, conta Samuel Ferrari, produtor musical e fundador da mdois.

Como a música é uma homenagem à comunidade de LOL, Criolo também reconheceu a força que ela tem e seu papel fundamental em fazer o League do tamanho que é. “Entendi também como se deu essa comunidade brasileira, como foi crescendo e se desenvolvendo, e como os fãs, com suas contribuições, deram uma nova cara, um novo jeito, não só pro jogo, mas para todo esse ambiente que a Riot acaba criando os alicerces e vendo como em cada país isso vai acontecendo. E também como esses personagens representam recortes sociais, recortes de como as pessoas enxergam os seus valores e como isso se dá na vida”.

Além de ter os games hoje como um novo universo para explorar seu talento e se desafiar no trabalho, Criolo tem os jogos eletrônicos como um lugar de encontro e descontração com a família. “Eu venho da geração que ter um Atari era um sonho inimaginável. Não só o Atari, mas todos os outros que vieram na sequência. Ter um Mega Drive, um Nintendo 64, sempre foram coisas muito distantes. E hoje eu vejo meus sobrinhos ali apaixonados pelos games e é um lugar que a gente se encontra, que a gente pode estar junto, conversar sobre outras coisas, sobre a família, sobre o dia a dia. Você acaba aproveitando esse momento que todo mundo está junto pra falar das outras coisas que são tão importantes quanto”, revela Criolo

Outro fator que Criolo destaca sobre a importância do universo dos games é a atmosfera de aceitação, das pessoas poderem ser quem elas são e expressar suas paixões. “O mundo do game é muito gigante porque ele cria uma comunidade, reunindo pessoas que vão fazendo amizade, vão se desenvolvendo e levando suas vidas. Lógico que isso é um recorte, uma fração, mas que é muito importante. Durante muitos anos as pessoas que gostavam de tecnologia, de jogos, de estudar mitologias e tentar desenvolver algum universo ali, não foram muito bem aceitas pela sociedade, já que a sociedade tem os seus padrões, tem os seus eleitos. Eu acredito que agora com a grandiosidade da geração, da economia que esse universo cria e o tanto de personagens bem sucedidos no mundo real, a sociedade vai mudando o seu olhar. Então eu acho que a gente acaba se encontrando nesse lugar, um lugar onde existe uma possibilidade da imaginação e do pensamento não ser demolido. Um lugar onde a criatividade pode ser aceita, onde é possível ser ouvido, onde o meu jeito de encarar a vida não seja reprimido. Então isso também fortalece muito essa comunidade. Um lugar de acolhimento sempre é um lugar forte”, opina o cantor.

A Riot Games continua até o fim de 2023 com a campanha “Deixe Sua Marca” colocando nos holofotes a comunidade de LOL, homenageando os jogadores, como forma de retribuir toda dedicação dos fãs em todos estes anos de League. Assista ao clipe:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.