CONHEÇA E VEJA OS CURTAS DE FICÇÃO QUE CONCORREM AO OSCAR 2022

PRODUÇÕES EUROPEIAS DOMINAM CATEGORIA
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20.03.2022

Divulgação / Reprodução

Depois dos documentários e animações em curta-metragem, o Portal Pepper finaliza a sequência apresentando os curtas de ficção que disputam o Oscar 2022. A 94ª edição do prêmio acontece na noite do próximo domingo, 27 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

QUAIS SÃO E ONDE ASSISTIR AS ANIMAÇÕES EM CURTA-METRAGEM QUE DISPUTAM O OSCAR 2022

Após um 2021 atípico, em que três dos cinco indicados foram produzidos nos Estados Unidos, a categoria volta a se internacionalizar, com apenas uma produção norte-americana entre as finalistas deste ano, sendo as outras quatro de origem europeia, uma delas em coprodução com o Quirguistão, país asiático.

CONHEÇA E ASSISTA AOS DOCUMENTÁRIOS EM CURTA-METRAGEM QUE DISPUTAM O OSCAR 2022

Como de praxe, são os indicados mais difíceis de encontrar. Deste ano, dois estão no Youtube, mas apenas um deles com acesso geral liberado – o outro só pode ser visto no Brasil através de uma conexão por VPN (sigla em inglês para “rede privada virtual”), pois está restrito a usuários dos Estados Unidos. Outros dois concorrentes estão disponíveis no Vimeo On Demand somente para compra, enquanto o quinto deles estreou há alguns dias apenas na HBO Max norte-americana, estando inacessível em outros territórios neste momento.

Em ordem de preferência, a partir do melhor dentre os quatro conferidos, conheça os indicados:

THE LONG GOODBYE (Reino Unido/Holanda, 12 min, Youtube)

Num ano em que o conjunto dos finalistas desta categoria está abaixo de edições anteriores recentes, ‘The Long Goodbye’ se destaca pela mensagem pungente e atuação vigorosa de Riz Ahmed, indicado como melhor ator no ano passado (por ‘O Som do Silêncio’), aqui também corroteirista ao lado do diretor, Aneil Karia. A duração enxuta – é o mais curto dos indicados, com pouco mais de 10 minutos – intensifica o impacto de sua narrativa, uma crua abordagem sobre um grupo de extrema-direita agindo a sangue-frio, e com a conivência da polícia local, contra famílias de imigrantes paquistaneses, mesma raiz de Ahmed, que reforça o caráter pessoal do projeto ao adotar seu próprio nome na trama. Ative as legendas e a tradução automática, se assim preferir, e assista:

ALA KACHUU – TAKE AND RUN (Suíça/Quirguistão, 38 min, Vimeo On Demand)

Escrito e dirigido pela teuto-suiça Maria Brendle, ‘Ala Kachuu’ é o mais premiado dos finalistas, sendo também o mais longo. Com 38 minutos, está a apenas dois do limite de 40 imposto pela Academia norte-americana. Seu título é o termo usado no Quirguistão para se referir à prática de sequestrar jovens mulheres e casá-las à força, algo que ocorre com frequência no país e é, até certo ponto, normalizado pela sociedade local. É, portanto, um importante filme-denúncia, além de um grito por emancipação e liberdade feminina. O ponto de atenção em relação a parte de seus concorrentes é a performance menos convincente de sua protagonista. O curta está disponível para compra no Vimeo On Demand, com opção de legendas em espanhol e inglês. Veja o trailer:

ON MY MIND (Dinamarca, 18 min, Youtube*)

Quase 20 anos após vencer esta mesma categoria por ‘Um Sujeito Encantador’, em 2003, o dinamarquês Martin Strange-Hansen retorna ao Oscar com ‘On My Mind’, produção que pode facilmente nos emocionar com a declaração de amor que Henrik precisa gravar a todo custo no karaokê do bar para sua amada Trine.

*O curta pode ser encontrado no canal da conceituada revista New Yorker no Youtube, porém só está disponível em território norte-americano, sendo preciso uma conexão por VPN, que disfarça a origem da rede, para assisti-lo (pesquise por opções gratuitas e seguras do serviço). Se já possui conexão VPN configurada a partir de servidores norte-americanos, assista ao trailer:

THE DRESS (Polônia, 30 min, Vimeo On Demand)

A grande decepção da categoria foi escrita e dirigida pelo jovem Tadeusz Lysiak, que concebeu ‘The Dress’ como seu trabalho de conclusão na escola de cinema de Varsóvia. Protagonizado por uma atriz que possui nanismo – em grande trabalho de Anna Dzieduszycka – o filme se arrisca ao fazer dessa condição peça-chave em seu roteiro. É feliz, num primeiro momento, ao expor com naturalidade certas limitações enfrentadas por Julka, a personagem de Dzieduszycka, mas um tanto perverso depois, ao nos induzir um sentimento de pena por ela, sendo ainda mais cruel com a personagem em seu ato final. Disponível para compra no Vimeo On Demand, com legendas em inglês. Confira o trailer:

PLEASE HOLD (EUA, 19 min, indisponível no momento)

O único indicado não conferido pela matéria é dirigido por Kristen Davila e trata-se, também, da única comédia e ficção científica dentre os concorrentes. A trama se passa num futuro próximo, onde um jovem, de origem latina, é enviado injustamente para um presídio onde só consegue se comunicar com uma inteligência artificial, sendo incapaz de esclarecer sua situação às autoridades competentes. Veja o trailer:

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