Após apresentar os documentários em curta-metragem indicados ao Oscar deste ano, o Portal Pepper traz nesta semana os cinco curtas em animação que disputam a estatueta dourada em 2022, cuja cerimônia de premiação acontece na noite de 27 de março. Todos os concorrentes têm duração superior a 10 minutos, algo que não acontecia desde 1982.
CONHEÇA E ASSISTA AOS DOCUMENTÁRIOS EM CURTA-METRAGEM QUE DISPUTAM O OSCAR 2022
Pela primeira vez, desde 2010, nenhuma produção da Disney ou Pixar está entre as cinco finalistas. O ótimo ‘Juntos Novamente’, de Zach Parrish, esteve entre os 15 pré-indicados divulgados pela Academia ainda em dezembro, mas lamentavelmente está ausente da lista final, que acaba por ser a menos notável dos últimos anos. O curta está disponível no Disney+. Veja e conclua se deveria ou não constar entre as produções abaixo.
Da melhor para a menos forte, confira as animações indicadas, com a plataforma onde podem ser conferidas adicionadas junto ao título:
BESTIA (Chile, 16 min, Vimeo On Demand)
O mais sombrio dos concorrentes é também a única produção da América Latina neste Oscar. Com ‘Bestia’, de Hugo Covarrubias, o Chile pode ganhar sua terceira estatueta da Academia, a segunda nesta categoria, na qual venceu em 2016 com ‘A História de um Urso’, de Gabriel Osorio Vargas. Valendo-se da técnica conhecida como “stop motion”, o curta se baseia na história de Ingrid Olderöck, agente da polícia secreta da ditadura militar chilena, responsável por torturar detentos através de cachorros que adestrava para estuprá-los.
Temas pesados já não são tabus para se triunfar na categoria, haja vista a obra-prima vencedora da última edição, ‘Se Algo Acontecer… Te Amo’, pensada a partir dos frequentes casos de atiradores nas escolas americanas, ou o próprio ‘A História de um Urso’, que também remete ao regime militar chileno. São produções, no entanto, que abordam essas questões de maneira sutil ou metafórica, e não de forma tão direta quanto em ‘Bestia’, o que pode se tornar um obstáculo para o curta. É possível alugá-lo por 48 horas no Vimeo On Demand, ao custo de US$ 2,20, que equivale a algo entre R$ 11 e R$ 12 nas atuais cotações. Confira o trailer:
A SABIÁ SABIAZINHA (Reino Unido/EUA, 32 min, Netflix)
Também utilizando o “stop motion” como técnica principal, e produzido pelo mesmo estúdio responsável pelas animações de ‘Wallace & Gromit’, ‘Shaun, o Carneiro’ e ‘A Fuga das Galinhas’, ‘A Sabiá Sabiazinha’ é o mais leve e acessível dos indicados, uma fábula contada através de uma família de ratinhos que adota uma pequena sabiá e tenta matar a fome na noite de Natal através das sobras das ceias dos humanos. É sobre aceitar limitações e diferenças (a sabiá que pensa ser um rato, mas obviamente não consegue agir como tal), mas é principalmente sobre a disparidade de situações, realçada pela simbólica data em que a história se passa. Ecoando a canção de Gil: de um lado, a fartura do Natal, do outro, a fome total.
THE WINDSHIELD WIPER (EUA/Espanha, 15 min, Youtube)
Com sofisticada técnica de animação, ‘The Windshield Wiper’ (“o limpador de pára-brisa”, em tradução livre) é dirigido pelo espanhol Alberto Mielgo, responsável pelo episódio ‘The Witness’ do seriado da Netflix ‘Amor, Morte & Robôs’. A solidão e a busca humana por amor e afeto compõem o tema deste curta, que nos apresenta a questão através de um mosaico de personagens e situações independentes. Ative legendas e tradução simultânea, se assim desejar, e confira:
BOXBALLET (Rússia, 15 min, Vimeo)
‘Boxballet’ apresenta a inusitada relação entre um boxeador e uma bailarina. Embora dirigida pelo cazaque Anton Dyakov, que já se posicionou publicamente contra a invasão à Ucrânia, esta animação em estilo tradicional e sem diálogos é de origem russa, o que deve comprometer suas chances neste Oscar. A produção está disponível abaixo, a partir de 2 minutos e 25 segundos, indo até 17 minutos e 45 segundos:
AFFAIRS OF THE ART (Canadá/ Reino Unido, 16 min, Youtube)
Dirigido pela britânica Joanna Quinn, ‘Affairs of the Art’ leva a cineasta à sua segunda indicação ao Oscar, 24 anos após ‘Famous Fred’ ser finalista nesta mesma categoria. Aqui, Quinn e a roteirista, Les Mills, retornam à protagonista de seus primeiros curtas, Beryl, que nasceu com ‘Girls Night Out’ (1987) e ressurgiu em ‘Body Beautiful’ (1991) – o melhor dos quatro – e ‘Dreams and Desires: Family Ties’ (2006). Acentuando os traços mais puros e artesanais da diretora, desta vez Beryl reflete sobre as excêntricas obsessões dela e de sua família, em especial as de sua irmã, Beverly, enquanto procura se realizar enquanto mulher e artista. Assista: