Chegou o dia! O que esperar do Globo de Ouro 2021?

As apostas do Pepper para a cerimônia que acontece em duas cidades simultaneamente, com transmissão da TNT
}

27.02.2021

Divulgação / Reprodução

Quase dois meses após a data original, o Globo de Ouro chega à sua 78ª edição neste domingo, pela primeira vez em mais de um local ao mesmo tempo. Devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a cerimônia se dividirá entre o hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, onde acontece desde 1961, e o Rainbow Room, localizado no 65° andar de um dos imponentes arranha-céus de New York.

Pela quarta vez, a apresentação ficará por conta das atrizes e comediantes Amy Poehler, que estará em Los Angeles, e Tina Fey, direto de New York. Elas já foram anfitriãs do evento entre 2013 e 2015, período em que elevaram a audiência do prêmio nos EUA em quase 30%. Os homenageados da noite serão a atriz Jane Fonda, com o prêmio Cecil B. DeMille, e o roteirista e produtor Norman Lear, honrado com o troféu Carol Burnett. Mais uma vez, a transmissão para o Brasil será do canal por assinatura TNT.

TINA FEY E AMY POEHLER

O Globo de Ouro é organizado pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) desde 1944. Embora seus membros (atualmente 93) costumam aprontar algumas surpresas, ainda é considerado uma boa prévia para o Oscar. A seguir, o Pepper traz um panorama de cada categoria voltada ao cinema, e também das principais dedicadas às séries:

DRAMA – com amplo domínio nos prêmios entregues por diversas associações da crítica norte-americana, ‘Nomadland’, de Chloe Zhao, tem seu primeiro grande desafio na temporada. ‘Os 7 de Chicago’ (Netflix), de Aaron Sorkin, é sua maior ameaça. ‘Bela Vingança’, da estreante Emerald Fennell, seria a ousada, porém inquestionável escolha dos correspondentes estrangeiros. Fecham a lista de indicados o apenas razoável ‘Mank’ (Netflix), de David Fincher, e o intrigante ‘Meu Pai’, de Florian Zeller. Saiba mais sobre os candidatos:

6 FILMES QUE AINDA NÃO ESTREARAM NO BRASIL, MAS DEVEM DISPUTAR OSCAR 2021

10 FILMES QUE DEVEM DISPUTAR OSCAR 2021 JÁ DISPONÍVEIS NO BRASIL

NOMADLAND

COMÉDIA ou MUSICAL – em uma das listas mais duvidosas dos últimos anos, o musical ‘Hamilton’ (Disney+), de Thomas Kail, se destaca, ainda que sua indicação seja polêmica, pois trata-se, nada mais, do que o registro multi-câmeras de uma apresentação teatral, gravada em 2016 e lançada diretamente em streaming, tendo por isso recebido indicações em categorias voltadas à TV tanto no SAG Awards quanto no Critics Choice. Seu principal concorrente é o provocante ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’ (Amazon), de Jason Woliner. O divertido ‘Palm Springs’, de Max Barbakow, e os contestáveis ‘A Festa de Formatura’ (Netflix), de Ryan Murphy, e ‘Music’, primeiro filme da cantora Sia, são os outros concorrentes.

HAMILTON

FILME ESTRANGEIRO – o dinamarquês ‘Druk – Mais Uma Rodada’, de Thomas Vinterberg, é o favorito ao Oscar e o seria aqui também, não fosse a presença de ‘Minari’, produção americana de Lee Isaac Chung, que conta com a maior parte dos diálogos em coreano. Em todas as premiações onde disputaram juntos a categoria, ‘Druk’ não levou a melhor – ambos estrearão nos cinemas do Brasil nas próximas semanas. Os outros concorrentes são ‘La Llorona’, de Jayro Bustamante, representante da Guatemala, o francês ‘Nós Duas’, de Filippo Meneghetti, e o italiano ‘Rosa e Momo’ (Netflix), de Edoardo Ponti.

DRUK – MAIS UMA RODADA

DIREÇÃO – ainda mais dominante que ‘Nomadland’ na temporada, é sua diretora, a chinesa Chloe Zhao, que deve confirmar o favoritismo. Num ano histórico, em que pela primeira vez há mais mulheres do que homens na categoria, os outros concorrentes são Aaron Sorkin (‘Os 7 de Chicago’), David Fincher (‘Mank’) e as debutantes por trás das câmeras, Emerald Fennell (‘Bela Vingança’) e Regina King, por ‘Uma Noite em Miami’ (Amazon).

CHLOE ZHAO

ATRIZ (DRAMA) – disputa aberta entre a magistral Frances McDormand, de ‘Nomadland’, e Carey Mulligan, surpreendente em ‘Bela Vingança’. Viola Davis, de ‘A Voz Suprema do Blues’ (Netflix), nunca deve ser descartada. Andra Day (‘The United States vs. Billie Holiday’) e Vanessa Kirby, do forte ‘Pieces of a Woman’ (Netflix), completam as indicadas.

FRANCES MCDORMAND

ATOR (DRAMA) – embora Riz Ahmed, do comovente ‘O Som do Silêncio’ (Amazon), venha dividindo os prêmios da temporada com Chadwick Boseman, de ‘A Voz Suprema do Blues’, espera-se que Boseman, falecido precocemente em 2020, prevaleça nos prêmios mais importantes da temporada, a começar pelo Globo de Ouro, e vá consolidando, assim, seu favoritismo ao Oscar. A forte lista traz, ainda, Anthony Hopkins (‘Meu Pai’), Gary Oldman (‘Mank’) e o francês Tahar Rahim, de ‘The Mauritanian’.

CHADWICK BOSEMAN

ATRIZ (COMÉDIA) – ganhando inúmeros prêmios por sua performance em ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’, a búlgara Maria Bakalova se tornou a grande surpresa da temporada e, por isso, é favorita aqui. Suas concorrentes são Anya Taylor-Joy, de ‘Emma.’ (TelecinePlay), Kate Hudson (‘Music’), Rosamund Pike, de ‘Eu Me Importo’ (Netflix) e Michelle Pfeiffer (‘The French Exit’).

MARIA BAKALOVA

ATOR (COMÉDIA) – Sacha Baron-Cohen (‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’) pode ganhar seu segundo Globo de Ouro interpretando o mesmo personagem que lhe garantiu o primeiro, em 2007. Lin-Manuel Miranda (‘Hamilton’) é seu principal adversário. James Corden (‘A Festa de Formatura’) pode surpreender. Andy Samberg (‘Palm Springs’) e Dev Patel (‘A História Pessoal de David Copperfield’) também concorrem.

SACHA BARON-COHEN

ATRIZ COADJUVANTE – a maior vencedora da temporada, a sul-coreana Youn Yuh-Jung (‘Minari’), não foi indicada, por isso Amanda Seyfried (‘Mank’), pouco lembrada no circuito de premiações da crítica, tem a grande chance de mostrar que ainda pode brigar pelo Oscar. A concorrência, porém, é forte: Glenn Close, em sua 15ª indicação, busca seu quarto Globo de Ouro, agora por ‘Era Uma Vez um Sonho’ (Netflix), enquanto Olivia Colman (‘Meu Pai’) venceu os três Globos que disputou até aqui. Concorrem também a alemã Helena Zengel, de apenas 12 anos, por ‘Relatos do Mundo’ (Netflix) e a experiente Jodie Foster (‘The Mauritanian’).

AMANDA SEYFRIED

ATOR COADJUVANTE – em uma das disputas mais imprevisíveis da noite, Leslie Odom Jr. (‘Uma Noite em Miami’) e Sacha Baron-Cohen (‘Os 7 de Chicago’) mantém suas chances em alta, mas Daniel Kaluuya, de ‘Judas e o Messias Negro’ (em cartaz nos cinemas), vem crescendo nas últimas semanas. Curiosamente ele interpreta um personagem que também aparece em ‘Os 7 de Chicago’: Fred Hampton, líder dos Panteras Negras, brutalmente assassinado em 1969. O veterano Bill Murray, cativante em ‘On The Rocks’ (AppleTV+), e Jared Leto (‘Os Pequenos Vestígios’) também estão na disputa.

DANIEL KALUUYA

ROTEIRO – categoria que sempre dá uma boa pista sobre o grande vencedor da noite, ainda mais este ano, em que os cinco indicados são os mesmos que concorrem a melhor filme dramático – o que reforça a mediocridade da categoria voltada às comédias e musicais. À exceção de ‘Mank’, cujo roteiro é assinado pelo pai do diretor, Jack Fincher, todos os candidatos têm os próprios diretores como roteiristas. ‘Os 7 de Chicago’ (Sorkin) e ‘Bela Vingança’ (Fenell) são os favoritos.

EMERALD FENELL – BELA VINGANÇA

TRILHA SONORA – a animação da Pixar, ‘Soul’ (Disney+), vem dominando os prêmios da crítica nesta categoria e tem no Globo de Ouro a chance de confirmar seu favoritismo ao Oscar. A ideia de que somos nosso maior inimigo se faz precisa aqui, já que dois dos autores de sua trilha, Atticus Ross e Trent Reznor, têm como principal ameaça eles mesmos, uma vez que também assinam a trilha de ‘Mank’. O francês Alexandre Desplat, engatando sua quarta indicação consecutiva, 12ª no total, busca seu terceiro Globo com ‘O Céu da Meia-Noite’ (Netflix). O veterano James Newton Howard (‘Relatos do Mundo’) e o jovem sueco Ludwig Göransson (‘Tenet’) completam os candidatos.

SOUL PIXAR

CANÇÃO ORIGINAL – Speak Now, belamente interpretada por Leslie Odom Jr. em ‘Uma Noite em Miami’, é a favorita, tendo como forte concorrente a emocionante Io Sì, cantada por Laura Pausini em ‘Rosa e Momo’. Fight for You (‘Judas e o Messias Negro’), Hear My Voice (‘Os 7 de Chicago’) e Tigress & Tweed (‘The United States vs. Billie Holiday’) fecham as indicadas.

SPEAK NOW – UMA NOITE EM MIAMI

ANIMAÇÃO – a categoria onde se deu a grande surpresa da edição anterior, quando ‘Link Perdido’ desbancou ‘Toy Story 4’, parece mais previsível dessa vez, com ‘Soul’ caminhando firme para confirmar seu favoritismo. Dos demais candidatos, apenas ‘Wolfwalkers’ (AppleTV+), produção irlandesa bem quista pela crítica, pode surpreender. ‘A Caminho da Lua’ (Netflix), ‘Os Croods 2’ (estreia nos cinemas prevista para março) e ‘Dois Irmãos’ (Disney+) completam os indicados.

SOUL

SÉRIES – em sua quarta temporada, ‘The Crown’ (Netflix) busca seu segundo Globo como melhor série dramática, após vencer em 2017. Entre as comédias, disputa parelha entre a estreante ‘Ted Lasso’ (AppleTV+) e ‘Schitt’s Creek’, já em seu sexto ano. Na categoria dedicada às minisséries e filmes exclusivos para TV e streaming a disputa é mais aberta, com ‘O Gambito da Rainha’ (Netflix), ‘Nada Ortodoxa’ (Netflix) e ‘Small Axe’ (Amazon) igualmente fortes.

THE CROWN

Na próxima semana é a vez do Critics Choice Awards, premiação que vem crescendo em prestígio ano a ano.

Confira os principais eventos da temporada de premiações de 2021:

28 de fevereiro – Globo de Ouro 2021

7 de março – Critics Choice Awards

15 de março – anúncio dos indicados ao Oscar 2021

24 de março – premiação do Sindicato dos Produtores (PGA)

4 de abril – premiação do Sindicato dos Atores (SAG)

10 de abril – premiação do Sindicato dos Diretores (DGA)

11 de abril – Bafta 2021

25 de abril – Oscar 2021

78º Globo de Ouro (Golden Globe Awards) – Los Angeles e Nova York, EUA – 28 de fevereiro de 2021 – 22h – ao vivo pelo canal TNT

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.