“BUSQUEI TRAZER SONORIDADES QUE ME RODEARAM AO LONGO DA MINHA INFÂNCIA”, DIZ IUNA FALCÃO SOBRE SEU PRIMEIRO EP HOMÔNIMO

O TRABALHO DA ARTISTA MARANHENSE É UM ATO DE RESGATE E REENCONTRO COM SUAS RAÍZES INDÍGENAS. OUÇA
}

12.12.2022

Divulgação

Como um ato de resgate e reencontro com suas raízes indígenas, Iuna Falcão delineia o seu primeiro projeto musical, um EP homônimo. A cantora e compositora nascida em São Luís, no Maranhão, imprime influências extraídas de memórias afetivas junto às referências que carrega atualmente. Fruto de um processo intenso ao longo de 2 anos, o EP “Iuna Falcão” chega às plataformas musicais.

ANA CACIMBA RESSALTA SUAS TRADIÇÕES, FÉ E ANCESTRALIDADE EM SEU PRIMEIRO EP “CURA” 

“Busquei trazer sonoridades que me rodearam ao longo da minha infância, os ritmos que minha família ouvia nos finais de semana, como o samba, o reggae e outras sonoridades da cultura negra, para então fazer uma união com composições que versam sobre a ancestralidade”, explica Iuna. Ao longo de três faixas, “Transe”, “Estrela” e “Nosso Jardim”, a artista simula a nascente de um rio. “O EP começa de modo sinuoso, por entre pedras, e vai tomando a forma e a força que ele precisa para desaguar em uma grande cachoeira de emoções que existe dentro de mim”, complementa. 

Neta da primeira radialista do Maranhão, Maria Falcão, Iuna e os irmãos tiveram acesso fácil a várias vertentes da música. Djavan, Aline Frazão e Yusan Band são nomes que se destacam no leque de referências da artista. A canção “Nosso Jardim” é como uma carta às muitas relações que atravessaram a vida da cantora. “Sou intensa nas minhas trocas e amo escrever sobre isso, sobre as milhares formas e momentos do amor em minha vida. No momento, eu venho me apaixonando todos os dias pela mesma pessoa, minha esposa”, declara Iuna

LUZIA, BENTA, MARIA, LUÍZA, AURINDA, ANTONIETA E ESPERANÇA – A MULHER NEGRA TEM HISTÓRIA

“Estrela”, que traz Lucas Cirillo assinando a composição, faz referências as yabás. “A negritude faz parte de quem eu sou, dos meus medos e anseios, das minhas vitórias e, junto dela, veio essa herança divina de quem eu falo na música ‘Estrela’. As divindades que vivem e reinam plenamente em minha existência, e eu senti que precisava reverenciar essas energias”, explica. 

O EP é completado pela faixa “Transe”, em que a artista versa sobre sua conexão com a água e como este elemento a influencia em todas as áreas da vida. “Em ‘Estrela’ eu já falo como essa relação se cruza com o meu amor e gratidão por Orixá e, principalmente, por Oxum, rainha soberana das águas de rio e das cachoeiras e da minha existência, rainha do ouro e senhora das emoções. Por último, eu falo sobre o amor, que é algo sobre o qual eu amo falar e cantar”, finaliza. Ouça o EP na íntegra:  

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.