“A arte é um dos meios que une os homens”, disse o escritor russo Liev Tolstói, mal sabia ele que essa frase faria todo sentido nos tempos conturbados ao qual estamos vivenciando. Artistas de todos os segmentos estão expelindo seus talentos como forma de acalentar a humanidade que vive em quarentena.
Desde as suas primeiras lembranças, o artista plástico Nando Zenari já demonstrava o interesse pela arte. “Meu pai trabalhava gravando clichês de borracha para impressão de caixas de papelão e vivia desenhando. Acho que essa convivência levou a me aproximar do mundo das artes. Vivia copiando personagens dos gibis da Mônica e criando os meus próprios”. Ele é um dos inúmeros artistas que através das redes sociais emocionam outras pessoas através de seus traços simples, porém, com significado rebuscado.
Ilustração “Varal”
Filho de representante comercial e dona de casa, Nando é paulistano, natural do bairro da Lapa, Zona Oeste da capital. A arte circula em sua corrente sanguínea desde garoto. “Comecei como designer no departamento de arte da editora Pini, no Bom Retiro. Depois desenhei estampas para marcas de camisetas e confecções em geral. Entrei no mundo da direção de arte em agências no meio da década de 1990, onde divido o meu tempo com os quadros, tattoos, paredes e ilustrações até hoje”, reforça o artista.
Em tempos de pandemia, Zenari, como milhões de pessoas teve sua rotina alterada devido ao isolamento social, mas os fatos atuais não o acomodaram, pelo contrário, a sociedade se transformou em sua principal inspiração. E toda essa experiência pode transformar-se num livro com todas as ilustrações feitas durante a quarentena. “O mundo me inspira a todo instante, e na pandemia não seria diferente. Minha principal fonte de inspiração são as pessoas e a sociedade em geral. É difícil sentar pra criar alguma coisa e não pensar em extravasar as sensações que esses tempos trazem”.
Ilustração “Contando”
“Acho que a quarentena vai trazer uma nova abertura de pensamento para as pessoas em geral. Não que o isolamento social (principalmente pela triste causa de agora) seja bom, mas pode render algumas boas mudanças nas atitudes delas. A arte está se mostrando muito importante na quarentena, em todas as suas formas. Não sei se “salvar” seja a palavra, mas com certeza está sendo uma grande aliada para manter a sanidade mental das pessoas. Imagem, música, filme, poesia. Tudo isso é o que tem mais entrado nas vidas das pessoas nesse momento. Elas estão percebendo o quanto precisam de arte”, reflete Nando Zenari.
Muitos estão buscando conhecimento e entretenimento através da arte nas redes sociais e em outras plataformas, no caso de Nando Zenari, que atualmente cria ilustrações temáticas sobre isolamento social, isso fez com que muitos internautas se identificassem com o seu trabalho e as mensagens com a qual cada imagem reflete nas pessoas. “Nos aproximarmos uns dos outros pelas ideias ou sentimentos nos dá a sensação de sermos mais fortes, de não estarmos sozinhos. Acho que nesse momento, meu trabalho está fazendo um pouco esse papel de porto para algumas pessoas”, finaliza.
Ilustração “Variações”