O Halloween ou Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro, mesmo que não seja oficialmente uma tradição brasileira, aprendemos a comemorar a data com muita diversão, festas, doces, travessuras e claro, maquiagem. A comemoração tornou-se muito forte no mundo com a globalização, principalmente impulsionado pelas escolas de inglês, que promovem a festa como parte da sua estratégia educacional de cultura norte-americana. A comemoração foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses no século XIX, e desde então, a festa é o maior sucesso.
APRENDA A FAZER A MAQUIAGEM DE HALLOWEEN DO AMERICAN HORROR STORY
A origem da festividade possui uma longa trajetória. O que se sabe sobre sua origem pouco tem a ver com o significado moderno que essa festa adquiriu. Acredita-se que ela se deu há muitos séculos, com mais de 3 mil anos de tradição; na Europa, com raízes em um antigo festival celta. O povo que era politeísta, acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.
“Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses espíritos.
Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja, claro, começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”. Os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eram caçados e condenados a queimar na fogueira. No Brasil, o Halloween foi chegando aos poucos e hoje já faz o maior sucesso com festas temáticas ou badaladas, em que as pessoas capricham nas fantasias e maquiagens, brincando com o assustador e o glamouroso.
Algumas empresas e escritórios permitem que seus funcionários usem fantasias e maquiagem inspiradas no Halloween, seguido de um happy-hour regado a doces e drinks temáticos. Pensando nisso, encontrei três ideias divertidas de maquiagem para que você possa usar no dia a dia ou no trabalho, para não passar em branco.
OLHOS ESFUMADOS COM TEIA
Opção 1 – Com essa tradicional, sexy e ao mesmo tempo super elaborada maquiagem, você pode transformá-la em um estilo divertido. Os olhos pretos esfumados se transformam em uma descolada fantasia ao serem combinados com pequenas e delicadas teias de aranhas.
Comece preparando a pele, depois cuide dos olhos com sombra preta e parta para o desenho, utilizando um delineador líquido de cor branca ou prata. Finalize com uma máscara de cílios poderosa para levantar o olhar.
Tradicionalmente as pessoas fazem a teia com o delineador preto, mas como os olhos já estarão bem esfumados com sombra da mesma cor, então, seja diferente, aposte no delineado branco ou prata.
Opção 2 – Um esfumado com sombra lilás, ganha um charme extra com o traço longo, o gatinho preto pode ser bem clássico, mas você já pensou se ele sangrasse? O efeito fica mais legal quando você usa um pouco.
MAQUIAGEM NUDE COM “BOO!”
Os fantasmas ganham uma releitura, nada óbvia e super fácil de ser feita nessa maquiagem. Essa é uma das makes de Halloween mais autênticas e divertidas que já vi. Mais uma vez, a sombra líquida ou molhada entra como aliada para facilitar na hora de desenhar as formas. Antes dos desenhos/fantasminhas, aplique um blush levemente marcado para dar mais projeção ao desenho.
ARLEQUINA ÀS PRESSAS
Opção 1 – Para quem quer um pouco mais de praticidade – olhos esfumados com sombra preta, blush bem marcado em tom de vermelho saindo da área dos olhos e faça um risco com delineador preto atravessando os olhos. Não precisa ficar reto ou igualmente proporcional. Se preferir, pode fazê-lo apenas de um lado. Para finalizar um batom bem vermelho e se quiser, contorne com lápis preto.
Opção 2 – Para as mais ousadas, nos lábios faça o desenho mais longo da boca, dando um efeito mais de palhaço/coringa.