A VOCAÇÃO MELÓDICA DE FAGNER E O RACIOCÍNIO POÉTICO DE RENATO TEIXEIRA FALAM POR SI SÓ NO ÁLBUM “DESTINOS”

O DISCO TRAZ PARTICIPAÇÕES DE ZECA BALEIRO, ROBERTA CAMPOS, CHICO TEIXEIRA, EVANDRO MESQUITA, ISABEL TEIEXEIRA E ROBERTA SPINDEL
}

16.11.2024

Leo Rodrigues

Quando “Destinos” espontaneamente surgiu no horizonte, só trazia a intenção de continuar uma conversa musical entre dois parceiros que haviam acabado de finalizar “Naturezas”, álbum de 2021 lançado pela gravadora Kuarup e nem perceberam o ponto final da conclusão. Apenas continuaram a compor naturalmente sempre apoiados pelo maestro Maurício Novaes que havia embarcado na viagem dos parceiros desenhando arranjos inspiradíssimos e organizando tudo para que não se perdesse o rumo das coisas.

RENATO TEIXEIRA E ANTÔNIO ADOLFO COMPÕEM O SINGLE “CARAMELO” NA VOZ DE WILSON SIMONINHA

O horizonte estava lá com sua proposta irreversível: mais um álbum com composições da dupla Renato Teixeira e Raimundo Fagner, que sai em versão CD e nas plataformas digitais pela Kuarup. Dessa vez resolveram dividir as interpretações com os amigos: Zeca Baleiro, Roberta Campos, Chico Teixeira, Evandro Mesquita, Isabel Teixeira e Roberta Spindel. E aos poucos com muita paciência e tempo, as coisas foram se ajeitando. Não existe na parceria nenhuma intenção além de criar músicas que falem por si, que transmitam uma ideia lógica e perceptível, sonora, agradáveis de ouvir, a vocação melódica de Fagner e o raciocínio poético do Teixeira, interpretados por vozes indiscutíveis e capazes de dizer as coisas com clareza e emoção.

No trajeto do trabalho perdemos o Elifas Andreato, que estava sempre junto desde o começo, para compor o material visual do projeto e que havia se deixado levar por essa parceria até certo ponto improvável, mas perfeitamente compreensível por se tratar de dois amigos que vinham desde os princípios dos anos 1970 se programando por uma coisa assim. O designer gráfico Elifas já havia desenhado essa relação no primeiro trabalho. Com sua partida, nada mais lógico que convocássemos seu filho e parceiro, o Bento Andreato, para desenhar o novo material do álbum “Destinos”. Uma linda e emocionada escolha.

TV CULTURA ESTREIA “BALAIO”, NOVO PROGRAMA APRESENTADO POR RENATO TEIXEIRA E CHICO TEIXEIRA

A mixagem e masterização mais uma vez correu por conta do Ricardo Franja Carvalheira que com o apoio do maestro Novaes, deu o formato final aos fonogramas. Não foi nada muito complicado. A Kuarup apoiou e sua equipe deu a retaguarda para que o projeto se realizasse. Estamos vivendo um momento de grandes explosões musicais que destroem células e reorganizam sonoridades. O espaço musical generosamente ampliou seu raio de ação e o comportamento sonoro da humanidade ganhou novas dinâmicas.

Em “Destinos”, Renato Teixeira e Fagner mostram que apesar das novas tendências, trabalhos como os deles permanecem vivos e aptos a novas aventuras onde a competência que os consagraram continua a criar lindas canções, construídas com talento e emoção, brasileiras, comoventes, dignas de representarem a cultura musical de um país onde cantar faz parte da vida. Ouça o álbum na íntegra:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.