A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA DE MAQUIAGEM E PENTEADO NO OSCAR

“O HOMEM ELEFANTE” DE 1980 FOI O ESTOPIM ENTRE OS PROFISSIONAIS QUE REIVINDICARAM O RECONHECIMENTO NA CERIMÔNIA
}

25.02.2022

Divulgação / Reprodução

Ouvimos diversas vezes críticos e jornalistas de cinema falarem sobre o desempenho de um ator em um determinado filme, seja ele fictício ou biográfico. Claro que muitas das vezes, esse elogio é bem merecido, mas raramente o nosso trabalho, o dos maquiadores e cabeleireiros é publicamente reconhecido, e em especial os maquiadores de efeitos especiais, que precisam de muitas horas de trabalho e acabam muitas vezes esquecidos. Pois é através deles que conseguimos alterar as características de um ator para estar mais próximo àquela figura ou mesmo desfigurado. 

CASA GUCCI – LADY GAGA MERGULHOU PROFUNDAMENTE NA PERSONAGEM E SE DESCONECTOU COM A REALIDADE

Com a maquiagem desempenhando um papel tão importante na criação de personagens memoráveis ​​nas telas, é surpreendente saber que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que concede o Oscar, não tinha oficialmente um prêmio de Melhor Maquiagem até o 54º Oscar em 1982.

Na verdade, a categoria competitiva originou-se da controvérsia de que nós maquiadores não estávamos sendo adequadamente reconhecidos por nosso trabalho nos filmes. Tudo começou quando a Academia recebeu diversas reclamações de que o trabalho de maquiagem no filme “O Homem Elefante” (1980) não estaria sendo homenageado na cerimônia.

“O Homem Elefante” – 1980

Embora nenhum prêmio tenha sido concedido ao filme, uma categoria inteira dedicada a homenagear os efeitos de maquiagem dos filmes foi criada para as cerimônias seguintes. Antes disso, os maquiadores só eram lembrados para prêmios especiais por seus trabalhos realizados, depois de muita luta ou destaque na imprensa. É bom lembrar que o Departamento de Maquiagem só começou a existir no cinema, em 1917, pelas mãos de George Westmoore

A maquiagem faz parte do cinema desde seus primeiros anos, com lendas icônicas como Lon Chaney (que desenhou sua própria maquiagem), emocionando o público como o Fantasma em “O Fantasma da Ópera” de 1925. Outros personagens tornaram-se memoráveis ​​, trazidos à vida por designs de maquiagem impressionantes como em “Frankenstein” de 1931 e “O Mágico de Oz” de 1939. 

A REBELDIA DO MOVIMENTO PUNK ROCK ESTAMPADA NO ROSTO DE CRUELLA

Antes da criação da categoria de Melhor Maquiagem, dois maquiadores receberam o Oscar Honorário por seus avanços na maquiagem cinematográfica. O primeiro foi o maquiador de longa data da MGM, William J. Tuttle, que recebeu seu prêmio pela maquiagem em “As 7 Faces do  Dr. Lao”, de 1964, que apresentava o ator Tony Randall em sete personagens de aparência muito diferentes. Filme esse que passou diversas vezes na Sessão da Tarde. 

“As 7 Faces do Dr. Lao” – 1964

O segundo Prêmio Honorário da Academia direcionado a maquiagem foi concedido a John Chambers, que recebeu seu prêmio pela maquiagem em “O Planeta dos Macacos” de 1968. Quando as indicações ao Oscar foram anunciadas no início de 1981, a Academia enfrentou críticas de maquiadores quando não anunciou um Prêmio Honorário semelhante para Christopher Tucker, que desenhou a maquiagem para “O Homem Elefante” de 1980. Como resposta, a Academia criou uma categoria de premiação competitiva, o Oscar de Melhor Maquiagem

“O Planeta dos Macacos” – 1968

O primeiro vencedor de um Oscar competitivo na categoria de Melhor Maquiagem foi o famoso maquiador Rick Baker por “Um Lobisomem Americano em Londres” de 1981. A categoria de Melhor Maquiagem tem tradicionalmente um número menor de indicados do que outras categorias do Oscar. Normalmente, são apenas três indicados, ao invés dos cinco como na maioria das outras categorias.

“Um Lobisomem Americano em Londres” – 1981

O raciocínio por trás disso foi contestado e atraiu críticas. Agora é possível indicar até cinco produções, embora isso nem sempre aconteça. Em 1983, por exemplo, nenhuma indicação foi feita, resultado, nenhum vencedor de Melhor Maquiagem, mesmo tendo dois filmes com design de maquiagem incrível: “O Retorno de Jedi” e “Tootsie”

“Tootsie” – 1983

Para o 85º Oscar em 2013, o nome da categoria foi alterado para Melhor Maquiagem e Penteado para incluir oficialmente os cabeleireiros/peruqueiros na categoria. Anteriormente, os cabeleireiros já podiam ser incluídos como indicados. Por exemplo, a cabeleireira Gail Ryan dividiu o Oscar de Melhor Maquiagem com Rick Baker por “O Grinch” (2000). 

“O Grinch” – 2000

Agora, você sabe qual o critério para um profissional de Maquiagem e Penteado ser indicado? 

“Maquiagem refere-se a qualquer mudança na aparência do rosto, cabeça ou corpo de um artista criado pela aplicação de produtos de maquiagem, próteses, aparelhos protéticos ou pelos faciais aplicados diretamente no rosto, cabeça ou corpo do ator”

É claro que praticamente todos os filmes usem do trabalho de maquiadores e cabeleireiros profissionais e espera-se que o trabalho seja de qualidade. Mas no caso do Oscar o trabalho tem de ser extraordinário para ser indicado ao prêmio. 

E O OSCAR DE MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO VAI PARA…

Os nomes de até três artistas de um único filme podem aparecer em uma única indicação, e o Comitê Executivo de Maquiadores e Cabeleireiros da Academia faz a determinação final de quem deve ser nomeado/indicado. Rick Baker, que ganhou o prêmio inaugural, é o profissional com maior número de indicações (onze) e mais vitórias (sete).

Empatados em segundo lugar estão Greg Cannom e Ve Neill, que receberam três Oscars de Melhor Maquiagem e Penteado, com Cannom recebendo nove indicações (o segundo depois de Baker) e Ve Neill recebendo oito indicações (estando em terceiro lugar). 

Aliás, Ve Neill já esteve no Brasil ministrando uma palestra para os maquiadores indicados ao Prêmio Avon de Maquiagem. Coincidentemente, este que vos escreve, estava entre eles!

Ve Neill

Bem, eis que chegamos a 2022, com looks intergalácticos glamour italiano e próteses mais que futuristas. Nas próximas semanas falaremos sobre os cinco filmes que têm a melhor maquiagem e cabelo de acordo com o Oscar

Aqui está uma lista rápida de todos os vencedores oficiais do Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado: 

1981: Rick Baker (Um Lobisomem Americano em Londres) 

1982: Sarah Monanzi, Michele Burke (A Guerra do Foto) 

1984: Paul LeBlanc, Dick Smith (Amadeus) 

1985: Michael Westmore, Zoltan Elek (Máscara) 

1986: Chris Wales, Stephan Dupuis (A Mosca) 

1987: Rick Baker (Harry e os Hendersons) 

1988: Ve Neill, Steve La Porte, Robert Short (Beetlejuice) 

1989: Manilo Rocchetti, Lynn Barber, Kevin Haney (Conduzindo Miss Daisy) 

1990: John Caglione Jr., Doug Drexler (Dick Tracy) 

1991: Stan Winston, Jeff Dawn (Exterminador do Futuro 2)

1992: Greg Cannom, Michele Burke, Matthew W. Mungle (Drácula) 

1993: Greg Cannom, Ve Neill, Yolanda Toussieng (Uma Babá Quase Perfeita)  

1994: Rick Baker, Ve Neill, Yolanda Toussieng (Ed Wood) 

1995: Peter Frampton, Paul Pattison, Lois Burnwell (Coração Valente) 

1996: Rick Baker, David LeRoy Anderson (O Professor Aloprado) 

1997: Rick Baker, David LeRoy Anderson (Homens de Preto) 

1998: Jenny Shircore (Elizabeth) 

1999: Christine Blundell, Trefor Proud (Topsy Turvy) 

2000: Rick Baker, Gail Ryan (O Grinch) 

2001: Peter Owen, Richard Taylor (Senhor dos Anéis: Sociedade do Anel ) 

2002: John E Jackson, Beatrice De Alba (Frida) 

2003: Richard Taylor, Peter King (Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei) 

2004: Valli O’Reilly, Bill Corso (Desventuras em Série) 

2005: Howard Berger, Tami Lane (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa) 

2006: David Martí, Montse Ribé (Labirinto do Fauno) 

2007: Didier Lavergne, Jan Archibald (La Vie en Rose) 

2008: Greg Cannom (O Curioso Caso de Benjamin Button) 

2009: Barney Burman, Mindy Hall, Joel Harlow (Star Trek) 

2010: Rick Baker, Dave Elsey ( O Lobisomem ) 

2011: Mark Coulier, J Roy Helland (A Dama de Ferro) 

2012: Lisa Westcott, Julie Dartnell (Os Miseráveis) 

2013: Adruitha Lee, Robin Mathews (Clube de Compras Dallas) 

2014: Frances Hannon, Mark Coulier (O Grande Hotel Budapeste) 

2015: Damian Martin, Lesley Vanderwalt, Elka Wardega (Mad Max) 

2016: Alessandro Bertolazzi, Giorgio Gregorini, Christopher Nelson (Esquadrão Suicida) 

2017: Kazuhiro Tsuji, David Malinowski, Lucy Sibbick (O Destino de Uma Nação) 

2018: Greg Cannom, Kate Biscoe, Patricia Dehaney (Vice) 

2019: Kazuhiro Tsuji, Anne Morgan, Vivian Baker (Bombshell) 

2020/21: Sergio López-Rivera, Mia Neal, Jamika Wilson (A Voz Suprema do Blues)

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.