GIORGIO ARMANI, O ÍCONE FASHION MINIMALISTA, MORRE AOS 91 ANOS, E DEIXA UM LEGADO DISCIPLINAR

O ESTILISTA ITALIANO DEIXA UMA FORTUNA ESTIMADA EM US$ 13 BILHÕES – ALÉM DE SER O ÚNICO ACIONISTA DA EMPRESA
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04.09.2025

Julien De Rosa / AFP

A moda está em luto! Morreu nesta quinta-feira (4), aos 91 anos, Giorgio Armani, um dos maiores ícones do mercado fashion. Armani não tinha filhos e deixou uma fortuna estimada em US$ 13 bilhões, ao longo de cinco décadas – além de ser o único acionista de sua empresa.

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“Com infinita tristeza, o grupo Armani anuncia o falecimento de seu criador, fundador e incansável impulsionador: Giorgio Armani. O Sr. Armani, como sempre foi chamado com respeito e admiração por seus funcionários e colaboradores, faleceu serenamente, cercado por seus entes queridos. Incansável, trabalhou até os últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções e aos diversos e sempre novos projetos em andamento e em desenvolvimento”, disse o comunicado publicado nas redes sociais da empresa.

A morte de Giorgio Armani reacendeu o debate sobre a importância do planejamento sucessório em grandes negócios familiares. Apesar de não ter filhos, o estilista deixou clara sua intenção de manter o império sob controle de familiares próximos, estabelecendo regras que preservam tanto a continuidade da marca quanto a estabilidade da empresa.

Especialistas lembram que esse não é um tema restrito ao mundo da moda ou a bilionários estrangeiros. Também no Brasil, muitas companhias familiares enfrentam riscos significativos quando o planejamento sucessório é deixado de lado. “O caso Armani é um ótimo exemplo aos empresários brasileiros que ainda relutam em iniciar um planejamento para a sucessão do seu negócio, seja ele de pequeno ou grande porte”, afirma Jônia Barbosa de Souza, sócia da área Societária e de M&A do Duarte Tonetti Advogados.

O impacto vai além da estrutura familiar. No mercado financeiro, sucessões empresariais mal resolvidas geram instabilidade e podem comprometer investimentos e valor de mercado. Em contrapartida, empresas que estruturam governança e regras sucessórias sólidas transmitem confiança a investidores e parceiros comerciais.

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“Fica claro que boas regras de governança e a certeza da solidez na gestão dos negócios contribuem para manter a tranquilidade dos investidores. O mercado responde positivamente quando confia que haverá transições seguras”, explica a advogada.

“Ao longo dos anos, Giorgio Armani criou uma visão que se estendeu da moda a todos os aspectos da vida, antecipando os tempos com extraordinária lucidez e concretude. Ele foi guiado por uma curiosidade inesgotável, atenção ao presente e às pessoas. Nessa trajetória, criou um diálogo aberto com o público, tornando-se uma figura amada e respeitada por sua capacidade de se comunicar com todos. Sempre atento às necessidades da comunidade, ele se comprometeu em muitas frentes, especialmente com sua amada Milão”, continuou a nota emitida pela grife italiana.

A Giorgio Armani é uma empresa com cinquenta anos de história, que cresceu com emoção e paciência. Giorgio Armani sempre fez da independência, de pensamento e ação, sua marca registrada. A empresa é o reflexo, hoje e sempre, desse sentimento. A família e os funcionários levarão adiante o Grupo, respeitando e dando continuidade a esses valores.

O velório acontecerá a partir de sábado (6), e poderá ser visitada até domingo (7), em Milão, na via Bergognone 59, na Arm.

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