INSTAGRAM LANÇA STICKERS EM COMEMORAÇÃO AO RAMADAN, MÊS SAGRADO PARA OS MUÇULMANOS

USUÁRIOS ESTÃO USANDO DE FORMA INADEQUADA O LANÇAMENTO NA REDE SOCIAL
}

16.04.2021

Reprodução / Divulgação

Desde o início da semana, o Instagram disponibilizou aos usuários stickers e um destaque na barra dos stories lembrando o Ramadan – o mês sagrado para os muçulmanos que se iniciou no dia 13 de abril e segue até 12 de maio. Iniciativa semelhante já havia ocorrido na ocasião do Ano Novo Chinês. No entanto, o que chama atenção, especialmente dos muçulmanos, é o uso deste espaço para postar assuntos não relacionados à religião islâmica.

Na visão do vice-presidente da Fambras (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil), Ali Zoghbi, a desinformação – e a busca por mais exposição de seus conteúdos – é o que estimula o compartilhamento de posts no destaque dos stories que não têm qualquer relação com o Ramadan. “Um dos papéis da Federação é mostrar o que é o verdadeiro Islã para informar e também para desmistificar a religião e combater preconceitos e estereótipos”.

“KHALIL” RETRATA MENSAGEM CONTRA A ISLAMOFOBIA

Diante deste contexto, a Federação explica o que é o Ramadan e por que esta celebração é tão especial e aguardada pelos muçulmanos.

Segundo a tradição, o mês do Ramadan foi aquele no qual o Alcorão, livro sagrado do Islã, foi revelado ao profeta Muhammad. É um tempo para redobrar práticas de caridade, confraternizar com a família e a comunidade, além de dedicar-se mais às orações. Neste ano, assim como já aconteceu no ano passado, as mesquitas estão fechadas em razão da pandemia e todas as orações, assim como a quebra do jejum, devem ser feitas em casa; 

Quando se fala em Ramadan, automaticamente vem à mente o jejum que os muçulmanos fazem durante o período. Quando nasce o sol, se inicia o jejum de água e comida. O pôr-do-sol marca o momento em que é permitido voltar a alimentar-se, momento iniciado, geralmente, com o degustar de tâmaras, seguido de pratos feitos especialmente para a ocasião;

“O jejum e os momentos de reza e congregação promovem reflexões, sobretudo, sobre as dificuldades e desafios humanos”, completa Ali Zoghbi. “Até mesmo a fome, consequência do jejum, tem a finalidade de aproximar os muçulmanos da realidade dos mais necessitados. É por isto que, no Ramadan, são comuns a distribuição de alimentos e a prática de atos de caridade. É justamente o que o Islã prega: compaixão pelo próximo e amor”.

A transformação pessoal, a partir de reflexões e momentos de comunhão com Deus, também é objetivo do Ramadan. De acordo com Zoghbi, “é um período para rever e reavaliar hábitos; repensar caminhos; arrepender-se por atitudes prejudiciais a si mesmo e ao próximo; e pedir perdão para os pecados. É a purificação para que uma nova etapa de vida possa se iniciar”.

O final do Ramadan é marcado pela maior festividade do calendário muçulmano, a Eid al-Fitr. Na quebra final do jejum, os muçulmanos vestem suas melhores roupas, enfeitam suas casas e oferecem alimentos a outros membros da comunidade. “É uma grande festa que, mais uma vez, em função da pandemia, deve ser feita em casa”, finaliza Zoghbi.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.