RODRIGO TEASER – O NOME POR TRÁS DO MITO

PRINCIPAL INTÉRPRETE DE MICHAEL JACKSON, O ARTISTA ARRASTA MULTIDÕES E ESTÁ FOCADO EM PROJETO AUTORAL
}

16.04.2021

Caio Gallucci / Portal Pepper

Enquanto o astro pop, Michael Jackson lançava o single “Bad”, conquistava seu prêmio Grammy por “Leave Me Alone” e rodava o mundo com a turnê “Bad World Tour” – aqui em São Paulo, o garotinho Rodrigo Teaser, aos cinco anos, já treinava os passos de seu ídolo, e logo em seguida aos nove anos de idade já encarava um palco, mostrando a todos a que veio. Acho que assim que soube da existência do Michael me encantei, as cores, danças, temas, até hoje isso encanta as crianças”, comenta.

Teaser possui três irmãos, Carolina que trabalha com locução, Caio com técnica de som e responsável por algumas funções do espetáculo do irmão e a caçula Nicolle ainda estudante, hoje aos 41 anos, o artista é casado com a atriz e produtora Priscila Freitas“minha esposa não só me apoia como trabalhamos juntos”, ressalta. Por enquanto, não pretende ter filhos, mas caso tenha, “vou permitir, mas não deixar que se criem deslumbres, ideias falsas de um glamour que não existe”. Rodrigo sempre teve o apoio de sua família, fator primordial pelo sucesso atual de sua caminhada, mantendo os pés no chão e a mente borbulhando de ideias, o músico esbanja simpatia por onde passa, talvez esse seja um dos principais fatores de shows lotados.

Assim como seu ídolo, Rodrigo também sentiu na pele o preconceito, afinal, um garoto se espelhar em outro homem com figurinos exuberantes, danças performáticas e que fazia uso de maquiagem, isso não era bem visto na década de 80/90, e tampouco atualmente, já que estamos numa era do preconceito velado. Alguns amigos tiravam sarro porque se tratava de um menino que gostava de dançar, que nunca viu problema em se maquiar. Mas pra mim apesar de incômodo nunca foi nada que me fizesse parar. Sempre tive apoio da minha família”, diz. Ao mesmo tempo em que amigos o zombavam por conta de seu figurino, maquiagem e trejeitos para ficar parecido com Jackson, do outro lado, um espectro o aguardava, o preconceito por ser um cover – “o preconceito existiu e existe, por isso fiz questão de construir um nome, mesmo que seja algo dentro de um nicho, dentro de um público específico é algo que me distância dessa ideia comum do imitador”, frisa.

Se Michael Jackson vive nas lembranças dos fãs brasileiros, muito se deve ao trabalho impecável de Rodrigo Teaser, a preocupação aos detalhes, a memória afiada para interpretar todas as canções do astro pop, sim, Teaser não dubla em seus shows, ele encara uma plateia com milhares de pessoas no gogó, além das coreografias perfeitas e memoráveis, o cantor conseguiu trazer seu ídolo novamente a vida. E ele não está sozinho, o artista conta com LaVelle Smith para coreografar seu espetáculo, o mesmo que coreografou por muitos anos os shows de Michael“Conheci ele via Facebook, troquei mensagens até falar sobre o que eu fazia, quando ele tomou conhecimento do show em si e de como ele tinha sido produzido veio pra cá trabalhar com a gente. Temos uma relação maravilhosa até hoje, sempre nos falamos. Ele contribuiu muito coreograficamente para a carreira do Michael Jackson, além de coreografar números para Janet Jackson, Beyoncé, Rihanna, George Michael, Mick Jagger e outros”.

Ainda bem que Teaser não deu ouvidos sobre aspectos negativos e preconceitos que rondavam seu trabalho, seguiu em frente e conseguiu o reconhecimento da família Jackson, fez contato com Jermaine Jackson, terceiro irmão mais velho de Michael, e subiu mais um degrau na carreira. “O primeiro contato foi por celular numa conversa com o Jermaine Jackson por conta de uma reunião que eu tive com parceiros meus, Hugo Coelho e o Amir Bayyan do Cool and the Gang. Na época produziam os shows dos irmãos Jacksons. Foi uma conversa curta, mas muito legal. Depois disso através de um grupo muito querido de fãs do Michael pude me aproximar de alguns sobrinhos dele, que integraram a banda 3T, foi quando pude ter mais do meu material mostrado pra eles. A resposta foi muito positiva, reconheceram aspectos especiais do que eu faço como o cuidado com detalhes”, relembra. 

“Reproduzir ou criar uma atmosfera de um artista do nível do Michael não é simples, não existe meia tentativa, tem que ser grande e ponto, tem que ser bem feito e ponto. Mesmo que estejamos num dia ruim, esse ruim vai requerer um nível de entrega muito alto, porque a barra já foi estabelecida pelo próprio. Então você tem que ter banda, bailarinos, efeitos, ilusionismo, laser, cantar, dançar e tudo fazer sentido se não vira uma caricatura. O autoral exige outra dedicação, é você tornar real algo que tem dentro de você, fazer uma melodia ganhar forma, arranjo, uma letra ganhar forma. Fazer isso sair da mente e virar canção, o mesmo com o clipe, o mesmo com tudo. E se no tributo esta amparado porque o que vai apresentar já foi apresentado e testado, no autoral não, no autoral você esta despido, esperando ser julgado. Como tributo tenho shows nas principais casas do país com ingressos esgotados, isso é muito para um cover se comparado com alguns artistas autorais (como eu mesmo), mas dependendo do artista não será”, comenta o intérprete que vem se dedicando a cada dia em seu projeto autoral.

Rodrigo possui uma ligação tão forte com Jackson que as histórias de ambos se entrelaçam, e no caminho vão tomando forma, onde o torna o maior intérprete do astro pop mundial. Possui uma jaqueta usada por ele em 1993 e ganhou de presente do LaVelle Smith o prêmio original de melhor coreografia do Video Music Awards (VMA-1995). Em 2018, o artista teve uma experiência que poucas pessoas tiveram, conheceu Neverland, famosa residência de seu ídolo após sua morte, conheceu lugares que muitos desconheciam, deitou no espaço em que ficava sua cama, só para ter a ideia de qual era a primeira coisa que Michael olhava ao acordar, conheceu o cinema particular do cantor e até uma passagem secreta no quarto do astro – “conheci cada pedaço e canto da propriedade, foi incrível porque eu sempre sonhei com isso. Embora tenha sido um momento feliz, tinha um pouco de pesar por sentir que minha entrada lá já não fazia o mesmo sentido. Consegui entrar porque um cineasta americano que estava produzindo um documentário sobre mim conhecia pessoas dentro da empresa que administrava Neverland e mandou meu material, disse um pouco sobre minha história e eles permitiram que eu entrasse”, comenta emocionado.

Por se tratar de uma marca registrada, Rodrigo toma certos cuidados quando o assunto são direitos autorais – “Existem muitos limites, eles não são estabelecidos pela família, na verdade o espólio do Michael se assegura apenas para que as regras sejam respeitadas. A regra é a mesma, não pode usar voz, vídeo, fonograma, nome ou qualquer uma das marcas usadas por ele que tenham sido registradas sem autorização prévia. Todos os shows que a gente faz, recolhemos o direito autoral. Cada país tem uma forma e um órgão, mas sempre tem que ser recolhido. No material virtual isso não se aplica. O que for arrecadado vai para o espólio e não pra quem produz o vídeo”, explica.

O fenômeno chamado Rodrigo Teaser arrasta multidões por onde passa, em seus shows, o público estimado é no mínimo 2 mil pessoas podendo chegar até 15 mil, como foi o caso do show realizado na República Tcheca. Assim como milhões de pessoas, o artista teve seus sonhos e projetos interrompidos pela pandemia – “ela impactou de todas as formas imagináveis. Estávamos com ingressos sendo vendidos para nossa primeira turnê pelos Estados Unidos, eu já tinha ido pra lá fazer rádio e TV e estávamos nos preparando para os shows que seriam em abril de 2020 e ficaram para 2022.Tínhamos negociações em andamento para Europa e Dubai que foram congeladas. Assim como datas fechadas por todo Brasil como sempre cumprimos anualmente. Fora isso eu tinha iniciado o ano com reuniões muito boas com gravadoras para poder levar meu projeto autoral adiante e tudo foi pausado”, lamenta.

Em 2004, o artista começa a se dedicar em seu trabalho autoral, e só em 2006 começou a produzir de fato, E anos depois, em 2015 lança seu primeiro single – “acho que minha música mais bem sucedida é “Não Pode Acabar” que tem mais visualizações, mas ainda assim são números tímidos pra fazer o barulho necessário para alavancar um trabalho autoral”.

“Minha inspiração vem de querer contar histórias de forma que todos possam entender. Minhas primeiras músicas são muito mais R&B que as próximas que são mais pop e a inspiração vêm de se falar e ser entendido. O pop é um ritmo aberto, durante muitos anos considerado um gênero prostituído até que nomes como Michael, Prince, Madonna estabelecesse suas marcas. Eu gosto da ideia de poder flertar com vários ritmos e ideias a partir do pop”, disse.

RODRIGO TEASER FOCA EM PROJETO AUTORAL E LANÇA CLIPE DE “TÃO BEM”

Recentemente, Teaser lançou o videoclipe da canção “Tão Bem”“é uma composição minha que já existe há muitos anos, cantei pra minha esposa no nosso casamento em 2010. Ao longo dos anos meus fãs e do Michaeldescobriram essa música e tocaram em seus casamentos também. Durante a pandemia eu entendi que ela era uma música mais plural, sobre amor. E veio daí a ideia do clipe que é dirigido pelo Thiago Beatriz. O próximo single já está pronto, se chama “Sempre” e foi produzido pelos Dogs que produzem Iza, Glória Groove e uma galera da atualidade”.

A ideia é lançar uma canção a cada 45 dias, o artista deve começar a gravar seu novo single nos próximos dias. O cantor ainda não pensa em produzir um EP – “quando for fazer eu quero algo que ao mesmo tempo em que continue a me apresentar mostre que eu não tenho medo ou vergonha do que eu sou e de onde eu venho”, destaca.

“Todos os dias nos questionamos sobre nossos lugares nesse mundo, nossos lugares na vida das pessoas, e muitas vezes permitimos que outras pessoas estabeleçam nossos lugares, nossas metas e sonhos. Muitos podem ridicularizar seus sonhos por não saberem como seu coração bate por isso. Então, não de ouvido, siga, mantenha o foco, mantenha a fé mas siga. O tempo todo eu ouvi que imitar o Michael Jackson era ridículo e não me levaria a lugar nenhum, hoje eu sei que estavam enganados. Sobre meu autoral vez ou outra sigo ouvindo isso e é questão de tempo até sacarem o mesmo, que eles estavam errados. Sigam, só sigam”, finaliza.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.