Explorar as intersecções temporais de se viver um presente imaginando o futuro (e todas as suas possibilidades), mas sem se esquecer dos caminhos e das pessoas responsáveis por colocá-los no lugar que ocupam hoje, é uma característica da Tuyo. A última incursão que a banda fez em seus mais de dez anos de repertório é refletida em um EP acústico contendo cinco faixas. Nele, o trio formado por Lio, Lay e Machado entrega singles inéditos, mas também resgata suas primeiras composições, nunca antes disponibilizadas oficialmente nos aplicativos de áudio, e dá a elas uma roupagem mais atual.
“PRECE” – TUYO CRIA NOVA PERSPECTIVA PARA CANÇÃO ETERNIZADA PELA BANDA O RAPPA
O “Tuyo Acústico” chegou às plataformas de streaming de áudio e acompanha o clipe de “Tudo Volta” (assista abaixo). “A vontade de refazer algumas músicas, agora com outra cabeça e recursos estilísticos, ronda a gente faz tempo”, explica Lio. Esse desejo reacendeu em meio à produção do próximo disco da banda, quando eles revisitaram seu repertório e testaram algumas versões repaginadas nos shows. “Tivemos a chance de vivenciar no palco mais de dez anos de composição, o nosso presente, passado e futuro lírico”, relembra a cantora. O retorno dos fãs foi maior do que esperavam e logo perceberam que essas canções tinham um apelo muito grande.
Ter essa relação próxima com o público foi algo importante para a criação do EP. A Tuyo enxergou esse momento como uma oportunidade de presenteá-los, já que essas canções não tinham sido gravadas oficialmente pela banda. Os únicos registros presentes na internet são bem antigos e difíceis de serem encontrados. “Queríamos providenciar uma maneira mais fácil de escutarem essas obras”, afirma Lio.
A tracklist do trabalho lista cinco músicas, três delas — “Neblina”, “Tranquila” e “Trouxa”, são da época de uns dos primeiros projetos de Lio, Lay e Machado, a Simonami, grupo em que tocavam ao lado de Xan e Luis Diogo. “Tudo Volta” e “Eu Vejo o Futuro” são letras inéditas. Este lançamento ainda se desdobra em uma parte audiovisual bem intimista. “Fomos ao estúdio de amigos com quem trabalhamos há alguns bons anos para captar o que seria a execução ao vivo dessas faixas e nada mais justo do que dividir também o registro visual do dia em que ele foi captado”, resume Lio.
Dar uma nova cara para composições não é novidade para o trio. Recentemente, eles participaram de duas releituras de nomes expressivos da música brasileira. O primeiro lançamento foi “Prece” (Sample: Anjos (Pra Quem Tem Fé), d’O Rappa. Este single marcou o debute do projeto em comemoração aos dez anos do álbum “Nunca Tem Fim” (2013). A outra versão que eles fizeram foi da faixa “O Lobo”, de Pitty, no “Admirável Chip Novo (Re)Ativado”.
Atualmente, a Tuyo segue com a turnê “Depois da Festa” e, em algumas ocasiões, apresenta o especial voz e violão. O EP “Tuyo Acústico” abre o caminho para o próximo álbum do grupo, previsto para o primeiro semestre do ano que vem. Ouça o EP na íntegra: