2022 foi um ano extremamente musical, entre reportagens e ensaios fotográficos, nossa playlist foi aumentando com artistas incríveis, que até então alguns não conhecíamos, mas com as indicações das gravadoras e assessorias, esses músicos entraram definitivamente para nossa redação. Abaixo nosso top 20 das mais ouvidas:
E O TROFÉU VAI PARA… PORTAL PEPPER ELEGE OS MELHORES DO ANO DE 2022
Anjo Meu – Tritom
A sensação de estar apaixonado e envolvido em um relacionamento com alguém é algo transformador. A chegada de uma nova pessoa pode mudar os rumos, os planos e os sonhos de cada um, fazendo com que a vida a dois se torne uma prioridade. Em clima de celebração do amor e das boas companhias, preparados para embalar as festividades de fim de ano, a música do duo Tritom, “Anjo Meu”, é o relato de alguém perdidamente apaixonado.
PittyNando – Pitty e Nando Reis
Em turnê pelo Brasil desde agosto, o projeto “PittyNando” cresceu. As apresentações ao vivo foram tão emocionantes, tanto para o público como para os artistas, que Pitty e Nando Reis decidiram gravar cinco músicas em estúdio. O EP “As Suas, As Minhas e As Nossas” acaba de chegar aos aplicativos de música com o single homônimo..
Ele Não Tá a Fim de Você – Scalon
Dizem que um é pouco, dois é bom, três é demais. Mas, imagine cinco! Em novo trabalho, o cantor e compositor mineiro Scalon apresenta cinco facetas diferentes para cantar o pop rock “Ele Não Está a Fim de Você”.
Borboleta – Melim
Melim, uma das principais e mais tocadas bandas do país, acaba de divulgar seu terceiro álbum de estúdio. “Quintal” representa um novo momento na carreira de Gabriela, Diogo e Rodrigo Melim.
Let Go All The Pressure – NPKN
O duo brasileiro/argentino, NPKN, formado por Kimberlly Arce (piano e synths) e Nattana Alvarenga (voz e guitarra) divulgam “Let Go All The Pressure”, música produzida, mixada e masterizada por Lucas Silveira. O single chegou com videoclipe em uma linguagem imersa em referências dos anos 90.
Bola de Sabão – Renato Luciano
“Seu Novo Par” foi o primeiro álbum da carreira do cantor e compositor Renato Luciano. Composto por dez canções, o disco traz as primeiras composições do artista que julga muito especiais, por se tratar de singles sem grandes pretensões, a não ser a necessidade de expor os sentimentos a flor da pele de um rapaz sensível no auge de seus 28 anos. Uma delas é a bela canção “Bola de Sabão”.
Saudade Boa – Tiago Iorc
Um dos maiores nomes da nova geração da música brasileira está de volta com um projeto inédito. Tiago Iorc apresenta seu novo álbum autoral, “Daramô”. Produzido na Bahia, o projeto de 10 faixas traz como inspiração um mergulho na brasilidade e na vontade de troca. Para coroar a volta do cantor, “Saudade Boa” foi eleita a música de trabalho e chega com um videoclipe
Depois do Universo – Giulia Be
A cantora divulgou neste ano o videoclipe da música-tema do filme “Depois do Universo” (Beyond the Universe), da Netflix, o qual traz cenas do longa, que marca a estreia da artista como atriz e já no papel de protagonista.
Libélula – Grag Queen
Grag Queen, maior revelação do pop brasileiro atual, lançou a música “Libélula” nas plataformas de streaming. A artista que adora surpreender os fãs alça voos mais altos em sua carreira internacional e é a primeira drag queen a firmar parceria com a plataforma Vevo.
Cheiro de Chuva – Stéfano Ferraz
Uma das grandes promessas da nova MPB, o cantor e compositor Stéfano Ferraz lançou em março deste ano o single intitulado “Cheiro de Chuva”, composto durante o período pandêmico em 2020. A canção fala sobre gostar de se apaixonar, mesmo quando a paixão não dá certo.
Distopia – Planet Hemp e Criolo
Trazendo o melhor da essência do Planet Hemp, “Distopia” é capaz de sintetizar o disco de inéditas que os fãs aguardam ansiosos. A faixa chegou a todas as plataformas de áudio pela Som Livre. A música, que traz um feat com o rapper Criolo, aposta em uma narrativa com dupla função: enquanto de um lado narra um retrato do Brasil atual e (sur) realmente distópico, do outro faz uma convocação ao poder popular de reação e mobilização.
Apocalipse Só – Titãs
O disco “Olho Furta-Cor” inicia com o single ‘Apocalipse Só’. Cantos indígenas abrem os trabalhos, desconstruindo a destruição, coragem louca que só as crianças sabem ter. E são delas as vozes que nos dizem: “O chão/ buraco do céu/ a noite/ estende seu véu”. Obra de Tony Belloto, com a mão irmã de Sérgio Britto, exigiu mais que interesse antropológico.
Garouá – Beijo Doce
A Garouà lançou seu segundo single “Beijo Doce”. Digão Moreira, Mariá Nunes e Lucas Henrique integram a banda. O single é a continuação de “Jeito Certo”, primeiro single do EP, e representa o primeiro encontro do casal protagonista dessa sequência de músicas que compõem a história. Esse lançamento vem acompanhado do clipe retratando essa ocasião que traz diversos sentimentos para quem a vivencia.
Arranca a Cabeça do Rei – Francisco, El Hombre
Um brado uníssono e crescente demarca os vinte segundos iniciais da música da Francisco, el Hombre. O coro encontra o seu ápice, arranca do peito o sentimento coletivo e o traduz em palavras com um grito sonoro: “arranca a cabeça do rei”. Este verso é também o título da faixa que a banda disponibiliza nas plataformas de streaming de áudio, via ONErpm.
Desculpa Por Eu Nâo Te Amar – Thiago Pantaleão
Uma das revelações do pop e R&B nacional, Thiago Pantaleão lançou no inicio do segundo semestre o video dance de “Desculpa Por Eu Não Te Amar”, single distribuído pelo selo slap, da Som Livre, em parceria com a Liga Entretenimento. A produção audiovisual chegou com uma estética inspirada nos vídeos de ginástica dos anos 80, com direito a collants, cores neon e estampas gráficas e psicodélicas, no qual o cantor contracena com outros bailarinos coreografados por Jéssi Müller.
Fé – Iza
Fé é sobre acreditar, resistir e transformar. É sobre autoconhecimento, mas também sobre evoluir no coletivo. “Fé” single da cantora Iza, fala um pouco sobre a trajetória da cantora desde a infância, as batalhas que travou e a gratidão por tudo o que conquistou.
Aonde É O Céu – Di Ferrero
“Aonde é o Céu” foi lançada em novembro de 2021 como primeiro single do álbum “Uma Bad, Uma Farra” e não chamou atenção apenas por sua sonoridade mais rocker, mas também pela letra, que pintou após um papo entre amigos sobre cancelamentos e a dificuldade de se encontrar o padrão correto nos dias de hoje – ou “ser perfeito só para me encaixar”, como diz o refrão.
Tudo Me Lembra Você – Vitor Kley
A música que bombou os algoritmos do TikTok do cantor, antes mesmo de ser lançada, chegou com clipe nas principais plataformas digitais em maio deste ano. O single nasceu já com o arranjo, falsete, levada de violão e riff.
Passeio – Zeeba
O single é uma música reflexiva que fala sobre a vida. Na letra, o artista nos lembra que estamos aqui só a passeio, para então não perdermos o tempo com bobagens. “Hoje em dia é tão fácil da gente se perder com as informações e com coisas negativas. Estamos aqui por pouco tempo e vai ter um fim. Então vamos aproveitar cada momento ao máximo”, comenta o cantor.
Meu Amor – Alok e Ixã
Era o último dia de gravações do álbum autoral de Alok (com previsão de lançamento neste ano ainda). Uma cerimônia espiritual foi organizada pelo cacique Mapu Kuî, importante liderança indígena do povo Huni Kuî, em forma de agradecimento aos trabalhos desenvolvidos ali no Sonastério, espécie de QG musical onde o DJ e sua equipe produziram as faixas. No meio da celebração, Mapu pediu para que algumas das pessoas presentes compartilhassem rezas e cantos tradicionais. Foi nesse momento que Ixã fechou os olhos e começou a cantar. Ao abrir os olhos, o jovem de 19 anos de idade viu Alok emocionado. O DJ extasiado pela voz de Ixã fez o convite: “você aceita gravar comigo?”. “Meu Amor” é o resultado desse encontro mágico entre os artistas.