O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, transmite mais um espetáculo em seu canal no Youtube. Após as óperas A Viúva Alegre e Rigoletto, é a vez de conferir A Biblioteca de Babel com o Balé da Cidade de São Paulo.
No espetáculo inspirado no conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges os corpos são compreendidos como um livro em sua própria exclusividade, um documento das nossas vidas e existência. A gravação é de uma apresentação da Temporada 2019 do Balé da Cidade, no palco do Municipal.
A ideia e o conceito do espetáculo são assinados pelo diretor artístico da companhia, Ismael Ivo, e pelo cenógrafo Marcel Kaskeline. Ivo também é o coreógrafo. Em uma das primeiras cenas, o público irá presenciar os bailarinos arquivados em uma prateleira como se fossem livros, isolados, ‘encaixotados’, cada um no seu mundo. Os princípios da comunicação, a evolução e o entendimento entre os homens são discutidos em cena.
Para essa coreografia, os 34 bailarinos do Balé da Cidade tiveram que estudar a teoria da Evolução da Espécie Humana, de Charles Darwin, e mergulhar no trabalho do fotógrafo Eadweard Muybridge, que se especializou em captar os movimentos de locomoção dos homens e dos animais.
Desde que o Theatro Municipal suspendeu a sua programação por conta da pandemia, os bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo, em especial, vêm mantendo sua rotina de ensaios e preparação, mas em suas casas. O atual momento, de restrição de convívio social, abre espaço para criação de performances espontâneas elaboradas pelos próprios bailarinos e estes conteúdos estão sendo publicados nas redes sociais do Theatro sob a hashtag #ArteNaoPara.
Outra ação realizada pelo Balé da Cidade de São Paulo neste período contou com a parceria da São Paulo Companhia de Dança em ação digital inédita. De casa, os bailarinos criaram coreografias curtas e registaram em vídeo para a campanha “Corpus: Alma e Esperança”. A série vem sendo transmitida na programação da TV Cultura e nas redes sociais das duas instituições. Assista: