Tarsila do Amaral: A guardiã do tesouro nacional

A gestora prepara duas exposições na Europa, em São Paulo e um filme para ser lançado em Cannes
}

08.10.2018

Eduardo Neratika / Claudia Lopes

A pintora Tarsila do Amaral está mais viva do que nunca, não só pelo fato de marcar a história da arte nacional e internacional, mas também pela representatividade de sua sobrinha-neta homônima que detém todos os direitos autorais da artista e é considerada a grande guardiã do tesouro nacional.

Filha de advogado e uma dona de casa, Tarsilinha, aos 53 anos, é a caçula de três irmãos, Maria e Guilherme, é bacharel em direito, formou-se em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP) e foi privilegiada em receber o mesmo nome de sua tia-avó. Sua relação com a artista era especial, conviveu com Tarsila do Amaral até os oito anos de idade, e no último suspiro de sua vida, a pintora fez questão de presentear a sobrinha com seu anel de brilhantes que carregava no dedo no momento de sua partida. “Esse anel é a maior relação que tenho com a minha tia, foi um presente de seu pai quando ela completou 18 anos, é de um valor sentimental imensurável”, destaca.

Anel de brilhantes herdado por Tarsila do Amaral

“As maiores obras que hoje estão no museu, lembro na casa dela, era uma delicia freqüentar a casa da minha tia, ficava admirando os quadros, eu já sabia que ela era uma pessoa famosa, mas não sabia a dimensão do que ela representou para a arte brasileira”, relembra.

Quando o assunto é o legado que Tarsila do Amaral deixou para a arte brasileira, o valor ultrapassa a marca dos milhões de dólares, recentemente, o quadro modernista “Abaporu” que foi feito exclusivamente para presentear seu marido Oswald de Andrade, recebeu uma oferta de R$ 120 milhões, mas não foi arrematado. Sua recente exposição, no Museum of Modern Art (MoMa), em New York, alavancou o nome da artista brasileira para um patamar mais alto ainda, suas obras estão entre as mais valiosas do mundo. “Esse quadro inspirou o movimento antropofágico de Oswald de Andrade, é muito difícil uma obra pictórica inspirar um movimento literário, ele literalmente amou a obra que recebeu de presente de aniversário”, afirma.

O nome Tarsila do Amaral virou uma marca de prestigio mundial, suas obras estão estampadas em produtos das marcas Havaianas, Faber Castell e a mais recente parceria com a Osklen que fez uma coleção inteira inspirada nas obras coloridas da pintora. “Participei de toda a criação da marca, tudo passava pelo meu crivo, eles foram muito éticos, fiz sugestão de desenhos e estampas para camisetas e outras peças. Quando pensava em fazer algo com moda só pensava na Osklen”.

A arte de Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral prepara duas exposições na Europa, ainda sem data definida. Em 2019, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) recebe a exposição em comemoração aos 100 anos de pintura da artista, onde será ressaltado o seu lado popular. O cinema também ganha com o talento da maior artista brasileira, procurada por Simon Egan, produtor de cinema responsável pelo longa “Discurso do Rei”, Tarsila do Amaral ganhará um filme sobre sua biografia, para se ter uma idéia da grandiosidade da trama, a atriz Angelina Jolie foi sondada para interpretar a artista brasileira, mas não ficará com o papel. “Ele me procurou, ficamos a tarde inteira em minha casa, apertou minha mão e disse “vamos fazer o filme sobre a história da sua tia”, o roteiro está sendo produzido por uma roteirista inglesa, mas deve ser muito modificado ainda, ele quer lançar o filme no Festival de Cannes em 2020″, diz empolgada a sobrinha-neta.

Devido à importância do nome Tarsila do Amaral no mercado internacional de arte, o Brasil ganhou respeito e prestigio no segmento. “Muitos marchands dizem que após a venda do “Abaporu”, a arte brasileira começou a ter muito mais interesse no mercado mundial. Então todo esse processo de internacionalização da arte brasileira começou por isso, foi muito importante, hoje a arte contemporânea está no mundo inteiro, a arte brasileira é significativa no mercado mundial”.

“O papel da arte é apimentar as discussões. Minha tia fez o quadro da Negra, isso apimentou uma discussão importante sobre o papel do negro na sociedade, foi a primeira obra que mostrou o negro com essa importância e com esse foco”, finaliza.

Agradecimento
Style: Osklen
Make: Elaine Santos

Entrevista com Tarsila do Amaral
Entrevista com Tarsila do Amaral 1
Entrevista com Tarsila do Amaral 2
Entrevista com Tarsila do Amaral 3

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.