A Editora Peirópolis lança em novembro dois livros da jovem navegadora e escritora Tamara Klink. Dispostos em uma caixa denominada “Crescer e Partir, Um Mundo em Poucas Linhas e Mil Milhas” reúnem textos em prosa e poesia sobre viagens, travessias e deslocamentos, no espaço e no tempo.
A escritora nos fala de experiências vividas desde a infância com a família velejadora, passando pela adolescência, a escolha de seu próprio caminho e a realização da primeira viagem em solitário. Essa é a bagagem que Tamara leva em sua atual jornada: uma travessia do Atlântico, como única tripulante a bordo do veleiro Sardinha.
O título “Crescer e Partir”faz jus a todo o movimento presente nos livros. A caixa reúne nos dois volumes poemas, relatos de viagem e desenhos da autora. Sua irmã gêmea, a designer gráfica Laura Klink, foi a responsável pelo projeto gráfico.
“Um mundo em poucas linhas” apresenta poemas e textos em prosa poética com reflexões sobre a vida, as experiências de crescimento, os aprendizados das várias viagens em família. Os textos conversam entre si e mostram o caminho da autora e seu amadurecimento, sem necessariamente seguir uma ordem cronológica, e sim afetiva, do que foi vivido.
“Mil Milhas” revela, por meio do relato de viagem, o desafio vivido pela jovem navegadora, quando, aos 23 anos, resolve empreender uma viagem em solitário em um veleiro da costa da Noruega até a França. Mesmo com o caráter épico da aventura, Tamara não deixa de mostrar o quão humana é, por meio de suas reflexões pessoais e íntimas sobre a coragem, o medo, a viagem solitária, a navegação feminina, as suas origens e os afetos envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento.
Realizar suas próprias expedições exige uma preparação incomum para alguém da sua idade. E é justamente essa longa travessia que está presente em sua obra, não só a de içar velas e partir, mas a passagem da adolescência para a vida adulta. Um livro sobre a liberdade, a alegria e a coragem para vivenciar seus próprios caminhos. A obra de Tamara Klink pode construir pontes com jovens leitores, possibilitando que se espelhem na autora para encontrar sua própria voz.