Após o sucesso de Formas Intemporais: Esculturas e Objetos, a Galeria Roberto Camasmie recebe obras inéditas dos fotógrafos: Sebastião Salgado e Araquém Alcântara. Serão 12 obras em preto & branco que retratam a Serra do Amolar,no Pantanal.
“O Pantanal é um patrimônio da humanidade e reserva da biosfera que se estende pela Argentina, Bolívia e Paraguai, mas tem 70% de suas terras aqui no Brasil. É nossa responsabilidade voltar o olhar para a preservação do Pantanal. Por isso, sinto-me feliz em receber esta exposição, com o objetivo de levantar fundos para o Instituto Homem Pantaneiro, reunindo-me a estes brilhantes fotógrafos, já apaixonados pela causa”, diz Roberto Camasmie.
Fundado em 2002, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Durante o período e atuação do IHP, foram firmadas parcerias importantes com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), através de termos de colaboração e trabalhos conjuntos desenvolvidos em Corumbá, e na Serra do Amolar.
O principal projeto do IHP, desde 2008, é a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, que surge como uma parceria entre organizações proprietárias de terras destinadas a ações conservacionista e sócio educativas ao longo do eixo do Rio Paraguai, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Fruto desta parceria, os fotógrafos Sebastião Salgado e Araquém Alcântara estiveram na Serra do Amolar para retratar a singular beleza da região.
A exposição acontece durante a SP Arte, feira de arte que atrai colecionadores, artistas e galeristas de todo o Brasil e se estende para visitação gratuita até 26 de abril. As obras serão vendidas e toda a renda será revertida ao IHP.
SERVIÇO
Exposição “Pantanal Serra do Amolar”
Onde: Galeria Roberto Camasmie
Endereço: Rua Bela Cintra, 1992, Jardins, São Paulo
Quando: 8 a 26 de abril
Horário: segunda a sexta das 10h às 18h e sábados das 11h às 14h
Quanto: gratuito