Mais do que brilho, o ouro representa resistência, pureza e a passagem do tempo. Assim como o metal precioso, Marcelo Falcão lapida sua trajetória com autenticidade e permanência. Após décadas dando voz a hinos que marcaram gerações, o artista lança “O Legado”, seu segundo álbum solo, reafirmando seu papel como símbolo de continuidade, força e renovação na música brasileira. Com onze canções, o disco chega às plataformas digitais com lyric vídeos para todas as faixas.
Aos 51 anos, o músico não para de produzir e de se reinventar. Mesmo reconhecido como um dos grandes nomes do reggae nacional, o cantor passeia com naturalidade por estilos que vão do samba ao rock pesado, explorando uma sonoridade híbrida que conecta a rua, o pop, o rock e o rap. Neste novo disco, ele reúne artistas que representam a nova cena urbana como L7NNON, Cynthia Luz, Orochi, Major RD, também Tales de Polli (Maneva), além de ícones como Toni Garrido, Chorão e a banda Charlie Brown Jr.

Entre os momentos mais emocionantes está “Legado”, uma homenagem ao amigo Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. “Tive acesso a mais de 30 mil arquivos de pen drives cedidos pelo filho do Chorão, o Xande. Pesquisei suas palavras mais usadas, selecionei trechos e inserimos sua voz original na canção. Foi uma forma de eternizar nossa amizade“, revela Falcão.
MARCELO FALCÃO DESABAFA SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DO PAÍS NA CANÇÃO “EM BUSCA DA LUZ”
A faixa “Legado”, que inspira o nome do disco, traz um sample inédito da voz de Chorão, resgatado de arquivos originais de gravações, e conta ainda com a participação da banda Charlie Brown Jr, convidada especialmente para o projeto. O videoclipe, dirigido por Mess Santos, reforça essa conexão entre tempos e histórias ao reunir Xande, filho de Chorão, e Tom, filho de Falcão, em um audiovisual potente que une gerações e promete emocionar fãs de todas as eras (assista abaixo).
O projeto chegou em 14 de novembro com a faixa prévia “Fela Kuti”, parceria com Major RD e inspirada na herança do músico e ativista nigeriano Fela Kuti, símbolo da luta por liberdade e criador do afrobeat, antecipando o clima urbano e inovador deste trabalho: “Me emocionei em cada música desse disco. Cada canção tem uma história. E o mais legal foi essa junção onde eu pude levar minha experiência e fortalecer a jornada desta nova geração e, ao mesmo tempo, me transformar com essas novas influências que estão surgindo e despontando no Brasil“, conta Falcão.
MARCELO FALCÃO LANÇA CLIPE DE “CÉU ABERTO” EM PARCERIA COM HUNGRIA HIP HOP
Entre as inéditas, “Crença e Fé”, com L7NNON e produção de Dallas, contrasta diferentes realidades dentro de um mundo desigual. Cynthia Luz é a convidada especial em “Nunca Esquecer Você”, e Orochi soma versos potentes em “Falcão e Lobo”. Já “Neblina” conta com a participação de Tales de Polli, do Maneva. Completam a tracklist as faixas “Chora Não”, “Saudade Corrói”, “Visitantes” e as já lançadas “Vitória” (premiada como Melhor Voz no Festival de Videoclipes de Los Angeles-LAMV em 2023, com direção de Mess Santos) e “Refletir”, essa última em parceria com Toni Garrido.

O pioneirismo do novo projeto também passa pela produção. Pela primeira vez, Falcão juntou sua própria produtora, Expressão Musical, ao se aliar ao produtor Dallas e com a Malibu Studios, num forte conglomerado no mercado audiovisual. “São muitas vitórias dentro de um mesmo projeto. Vitória ao sair da pandemia e mostrar que a música nos salvou e ajudou muita gente. Vitória por juntar tantos talentos. Vitória por conectar grandes produtoras juntas nessa missão. Cada uma das vitórias é celebrada neste disco e esse é o meu legado”. Ouça o álbum na íntegra:


