“RAZÕES AFRICANAS” ABORDA A INFLUÊNCIA DA DIÁSPORA AFRICANA NA FORMAÇÃO DOS RITMOS JONGO, RUMBA E BLUES

O LONGA DOCUMENTAL COM DIREÇÃO DE JEFFERSON MELLO, ACABA DE GANHAR TRAILER E ESTREIA NOS CINEMAS EM 21 DE NOVEMBRO
}

12.11.2024

Divulgação

Com estreia marcada para 21 de novembro nos cinemas brasileiros, o longa documental “Razões Africanas” acaba de ganhar seu trailer oficial (assista abaixo). Dirigida por Jefferson Mello, a produção aborda a influência da diáspora africana na formação de três ritmos musicais: jongo, rumba e blues. 

QUEM FAZ A LITERATURA NEGRA BRASILEIRA

Filmado em seis países diferentes – Brasil, Cuba, Estados Unidos, Angola, Congo e Mali, o documentário acompanha três personagens que simbolizam cada um dos ritmos: a brasileira Lazir Sinval, a cubana Eva Despaigne e o americano Terry ‘Harmonica’ Bean. Eles falam sobre as origens da música que tocam e dançam, no caso das mulheres, e também sobre as diferentes culturas de que são representantes. Seus depoimentos são entremeados de imagens do cotidiano de cada um, além de comentários de pesquisadores e especialistas. 

Entre 2023 e 2024, “Razões Africanas” passou por uma temporada de exibições especiais, sendo selecionado para mais de dez festivais de cinema no Brasil e no mundo. Foi o vencedor do prêmio de Melhor Documentário Especial pelo Júri no Festival Cinema on the Bayou, em Louisiana, nos Estados Unidos, e ainda de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina.

O filme é uma produção da Tremè Produções, em coprodução com a Carmela Conteúdos. Será distribuído em 14 estados brasileiros.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.