Os caminhos da mineira Raquel Lara Rezende e do paulista Tiago Guimarães já se cruzam em projetos coletivos como “Samba de Reza” e “Somos Som”, mas como dupla eles se apresentam em “Consciência do Ser”, disco que vão lançar em parceria em março deste ano. A divulgação do álbum já revelou três singles, “Meu Grande Amor”, “O Rio e Valsa Para a Terra” e acabam de lançar a canção “Vida de Travessia”.
O álbum reflete a união da compositora e cantora, Raquel, e do músico e compositor, Tiago, que nesta nova canção, com forte reverência à música mineira, dão continuidade à narrativa do disco que vem sendo revelada desde os singles anteriores. “O álbum como um todo narra uma jornada, como uma jornada do herói que se lança na vida para desenvolver as suas habilidades, aprender e depois se dissolver novamente no todo, na fonte que é“, comenta Raquel.
Portanto, é neste caminho de autoconhecimento que o disco se desenvolve. E aponta a necessidade de olhar para dentro a fim de experienciar a consciência de estar vivo, ‘do Ser’. Daí, então, vem o título do álbum. “Em cada uma das músicas o ouvinte acessa um prisma que expande a sua consciência mais e mais“, pontua Tiago.
Em “Vida de Travessia”, a jornada segue, porque ela está sempre presente, em muitos níveis e sentidos: interior e exterior, psíquico e físico, terrestre e cósmico. “Essa é uma das canções que traz com mais força a musicalidade mineira“, destaca Tiago. “Inclusive, no decorrer do disco é notável a influência musical mineira que fia o rock e a musicalidade popular em um tecido único. Também estão muito presentes outras influências, como a mpb, a música cigana e a linguagem musical dos mantras“, completa.
O primeiro single divulgado também foi a primeira música a ser gravada, “Meu Grande Amor”, “A melodia e letra são do Tiago. Essa canção abriu para nós as portas da criação do Consciência do Ser“, diz Raquel. “No álbum ela expressa esse ponto chave da jornada de todos nós, quando compreendemos que nós somos nosso grande amor. Nós somos nosso mais importante projeto, nossa grande obra de arte. Musicalmente, ela instaura uma experiência mântrica que nos convida a estar frente a frente com nós mesmos e nos reconhecermos. A melodia é cantada pelo Tiago e os vocalizes que faço são como um guia que conduz o ouvinte ao seu próprio universo interior“, continua.
BAYO, DUO BAIANO FORMADO POR GRACO E NINA CAMPOS TRAZ BRASILIDADE NO EP “ATLÂNTICO SUL”
No segundo single lançado, “O Rio”, também da autoria de Tiago, o rio fala em primeira pessoa e traz a consciência de que “eu sou o rio e o rio sou eu“. Já o terceiro single, “Valsa Para a Terra”, conecta a um sentimento de plenitude, serenidade e em comunhão com a Terra. “A composição é minha e a letra nasceu com nós dois sentados no gramado da Praça das Corujas, em São Paulo. Descalços com os pés no chão, o sentimento era de ser o caminhar da própria Terra. Ser seu corpo, sua voz, seu coração. A canção traz a consciência de que somos um com o planeta, esse grande ser vivo que pulsa, vibra e cria vida todo o tempo“, relata a cantora.
“Reunimos canções e temas que já tínhamos e compusemos outras em parceria. Vale destacar que todas as músicas estão em 432hz – esse já era um desejo e foi confirmado também através de um sonho” relata a artista sobre o lançamento do álbum. Esta frequência é conhecida como a mais consistente na natureza, amplamente usada no canto gregoriano. E, segundo musicólogos, possui a característica de criar uma vibração de cura para o corpo, para a mente e para o espírito. Aperte o play: