A exposição “Portinari Para Todos” acontece no MIS Experience, em São Paulo, ela revisita a obra de um dos grandes ícones da arte do século 20 de uma forma inédita, proporcionando uma experiência imersiva no universo do artista. A mostra é dividida em três áreas expositivas.
ENTRE ‘GUERRA E PAZ’, CANDIDO PORTINARI DEIXOU SUA MARCA NA HISTÓRIA DA ARTE
A primeira traz sete instalações interativas para que o público conheça mais da vida e do legado do artista. Na sequência, o visitante ingressa na sala Portinari imenso, que possibilita a imersão nas obras, em escala monumental, de forma contemplativa e envolvente. O terceiro espaço contextualiza o acervo de Portinari e sua ligação com a cultura e história do país, reiterando a importância da preservação da memória do artista.
Com curadoria de Marcello Dantas, a exposição permite às novas gerações se envolverem com a potência, a diversidade e singularidade da obra de Portinari. “Portinari é o maior pintor brasileiro de todos os tempos. Ele nasceu em São Paulo e de São Paulo explodiu para o Brasil e se tornou uma referência mundial”, destacou o governador João Doria na abertura da exposição. “Ao longo desses últimos meses fizemos um esforço para viabilizar essa belíssima exposição que vocês vão ver aqui. É muito emocionante isso, num momento que celebramos os 100 anos do Modernismo no Brasil”, completou.
“Temos uma exposição maravilhosa, parte do programa Modernismo Hoje, que reúne mais de 400 atividades realizadas pelas instituições e corpos artísticos do Governo de São Paulo. ‘Portinari Para Todos’ vai atrair milhares de pessoas . Estamos elevando o grau de acesso e qualidade à cultura no Estado”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.
Portinari foi chamado de “Michelangelo brasileiro” pelo então diretor do Museu do Louvre, Germain Bazin, em 1946. Ao todo, a mostra exibe mais de 150 pinturas do artista, através de projeções e diferentes tecnologias. Entre elas estão obras célebres, como o “Lavrador de Café” (1934), “A Primeira Missa no Brasil” (1948), “Café” (1935) e “Guerra e Paz” (1952-1956). Além disso, o artista Eduardo Kobra concebeu um mural em homenagem a Portinari, que também poderá ser conferido pelo público durante a exposição no MIS Experience.
A pintura gigantesca traz uma homenagem especial a João Candido Portinari, filho do artista, que foi retratado constantemente nas obras feitas por Portinari.
SERVIÇO
Exposição “Portinari Para Todos”
Onde: MIS Experience
Endereço: Rua Vladimir Herzog, 75, Água Branca – São Paulo
Quando: 5 de março a 10 de julho
Horário: terça a sexta das 10h às 17h – sábado e feriados das 10h às 18h – domingo das 10h às 17h
Quanto: R$ 45 (inteira) R$ 22,50 (meia) – terças-feiras entrada gratuita. Retirada na bilheteria física e digital – sujeito a lotação.
Informações: (11) 3613 2044 ou através do site