‘Pedágio’, de Carolina Markowicz, desbancou os favoritos e conquistou a principal honraria da noite de ontem, ganhando ainda os prêmios de melhor direção e melhor roteiro original. Mais indicados, disputando 12 categorias cada, ‘O Sequestro do Voo 375’, de Marcus Baldini, venceu em seis delas, enquanto ‘Mussum, O Filmis’, estreia de Silvio Guindane como diretor, faturou quatro.
AS APOSTAS DO PORTAL PEPPER PARA O PRÊMIO GRANDE OTELO 2024
Concorrendo em 10 categorias, ‘Aumenta Que é Rock’n’Roll’, de Tomás Portella, ganhou apenas a de melhor trilha sonora, assinada por Dado Villa-Lobos. Organizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e apresentada por Dira Paes e Toni Garrido, a 23ª edição da maior premiação do cinema brasileiro aconteceu pelo terceiro ano consecutivo no auditório da Cidade das Artes, zona oeste do Rio de Janeiro. Até então conhecido como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a partir deste ano o evento passou a se chamar Prêmio Grande Otelo, adotando o mesmo nome já dado ao troféu entregue aos vencedores desde sua primeira edição, em 2002, ampliando, assim, a homenagem a um dos maiores artistas da história do país, que nos deixou em 1993.
Confira a lista completa e comentada dos vencedores das 30 categorias da premiação, com a plataforma onde estão disponíveis logo após a primeira menção de cada título:
Melhor Longa-Metragem Ficção
PEDÁGIO (Globoplay) – disputando seis categorias, a história da mãe que recorre a meios ilícitos para bancar um retiro de “cura gay” para o filho foi ganhando favoritismo ao longo da noite, após vencer as categorias de melhor roteiro original e melhor direção.
Melhor Longa-Metragem Comédia *apenas voto popular
PÉROLA (indisponível no momento) – a melancólica e nostálgica comédia de Murilo Benício, adaptação da peça de Mauro Rasi, teve reconhecido pelo público seu apuro estético e, sobretudo, a excepcional performance de Drica Moraes no papel que dá nome ao filme.
Melhor Longa-Metragem Documentário
ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay (Globoplay) – a captação das entrevistas recentes carece de um mínimo capricho, mas a preciosidade das imagens de arquivo e a boa montagem de João Wainer falaram mais alto aos membros de nossa Academia.
Melhor Longa-Metragem Animação
PERLIMPS (Telecine) – em seu primeiro filme após o premiadíssimo ‘O Menino e o Mundo’, indicado ao Oscar em 2016, Alê Abreu confirma o favoritismo com uma comovente fábula sobre as constantes ameaças da humanidade ao meio ambiente.
Melhor Longa-Metragem Infantil
TURMA DA MÔNICA JOVEM: REFLEXOS DO MEDO (aluguel digital) – mesmo a quilômetros de distância de seus antecessores no universo cinematográfico de Maurício de Sousa, e sem concorrentes tão distintos, o filme de Mauricio Eça garantiu o terceiro Grande Otelo da categoria à galera do bairro do Limoeiro, após ‘Turma da Mônica: Laços’ e sua sequência, ‘Lições’, vitoriosos em 2020 e 2022.
Melhor Direção
CAROLINA MARKOWICZ por ‘Pedágio’ – após vencer o prêmio de melhor primeira direção em 2023, pelo contundente ‘Carvão’, a diretora retorna já no ano seguinte com outra grande obra, faturando agora o prêmio de melhor direção, feito inédito na história da premiação.
Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem
SILVIO GUINDANE por ‘Mussum, o Filmis’; (Telecine) – as múltiplas indicações de seu filme nesta mesma premiação já apontavam o amplo favoritismo de Guindane, que já havia disputado o Grande Otelo em 2021, com uma dupla indicação na categoria de melhor ator, por ‘A Divisão’ e ‘Boca de Ouro’.
Melhor Atriz
VERA HOLTZ por ‘Tia Virgínia’ (Globoplay+Canais) – dominando cada uma das cenas na pele da personagem-título, a veterana atriz, que já vinha colecionando prêmios pelo filme (Gramado, APCA, Sesc Melhores Filmes), confirmou a expectativa e ganhou o Grande Otelo logo em sua primeira indicação ao prêmio.
Melhor Ator
AILTON GRAÇA por ‘Mussum, o Filmis’; – com um dos discursos mais emocionantes da noite, Ailton confirmou o favoritismo e levou seu primeiro Grande Otelo em quatro indicações.
Melhor Atriz Coadjuvante
ARLETE SALLES por ‘Tia Virgínia’ – assim como Vera Holtz, Arlete também conquista o Grande Otelo em sua primeira indicação. Mais que isso, em seu discurso a atriz não escondeu a felicidade por receber pela primeira vez um prêmio por um papel no cinema.
Melhor Ator Coadjuvante
JORGE PAZ por ‘O Sequestro do Voo 375’; (Disney+) – com belo discurso exaltando as periferias do país, Jorge é mais um estreante na premiação a conquistar o Grande Otelo.
Melhor Roteiro Original
CAROLINA MARKOWICZ por ‘Pedágio’ – com o prêmio, Markowicz, que já havia disputado a categoria de melhor curta-metragem duas vezes, soma três vitórias em seis indicações.
Melhor Roteiro Adaptado
LUSA SILVESTRE e MIKAEL DE ALBUQUERQUE por ‘O Sequestro do Voo 375’; – terceiro Grande Otelo de ambos, sendo o segundo em conjunto, após a vitória por ‘A Glória e a Graça’ em 2018. Com isso, Mikael segue 100% na premiação, vencendo as três indicações que conquistou até aqui, enquanto Lusa chega ao seu terceiro triunfo em oito oportunidades.
Melhor Montagem
LUCAS GONZAGA e GUSTAVO VASCONCELOS por ‘O Sequestro do Voo 375’ – Gustavo debuta na premiação já ganhando o Grande Otelo, ao passo que Lucas, que também estreou vencendo, 11 anos atrás, por ‘2 Coelhos’, ganha pela segunda vez em cinco indicações.
Melhor Direção de Fotografia
ADRIAN TEIJIDO por ‘O Rio do Desejo’ (Globoplay) – com sua quinta vitória em oito indicações, Teijido mantém um incrível aproveitamento de 62% na premiação.
Melhor Direção de Arte
RAFAEL RONCONI por ‘O Sequestro do Voo 375’ – mais um profissional que conquista o primeiro Grande Otelo logo em sua primeira indicação.
Melhor Figurino
CÁSSIO BRASIL por ‘Mussum, o Filmis’ – superando o desafio de representar mais de cinco décadas ao longo do filme, Cássio chega à sua primeira vitória em quatro indicações.
Melhor Maquiagem
MARI PIN e MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por ‘Mussum, o Filmis’ – enquanto Mari Pin recebe o Grande Otelo em sua primeira indicação, Trujillo, já uma lenda do cinema brasileiro, chega ao seu oitavo prêmio em impressionantes 19 indicações.
Melhor Efeito Visual
MARCELO CUNHA e JOAQUIM MORENO por ‘O Sequestro do Voo 375’; – a dupla conquista o Grande Otelo logo em sua primeira indicação ao prêmio.
Melhor Som
SÉRGIO SCLIAR, MIRIAM BIDERMAN e RICARDO REIS por ‘O Sequestro do Voo 375’ – se por um lado Sérgio estreia na premiação vencendo o Grande Otelo, Ricardo ganha pela terceira vez em seis indicações. Mais experiente do trio, Miriam garante seu quinto troféu em respeitosas 13 indicações.
Melhor Trilha Sonora
DADO VILLA-LOBOS por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’ (Globoplay) – oriundo da banda Legião Urbana, uma das inúmeras retratadas no filme, Dado conquista seu primeiro Grande Otelo em três indicações, 22 anos após sua estreia na premiação, quando disputou a categoria por ‘Bufo & Spallanzani’ em 2002.
Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano
A SOCIEDADE DA NEVE / Espanha, de J.A. Bayona (Netflix) – não era o melhor concorrente (vide ‘Os Colonos’, representante chileno), mas sua popularidade proporcionada pela Netflix e inúmeras indicações às maiores premiações internacionais, incluindo ao Oscar, Bafta e Globo de Ouro, já o colocavam como favorito na disputa.
Melhor Série Brasileira – Ficção
CANGAÇO NOVO / direção de Fabio Mendonça e Aly Muritiba / escrita por Mariana Bardan, Eduardo Melo, Fernando Garrido e Erez Milgrom (Prime Video)
Melhor Série Brasileira – Documentário
O CASO ESCOLA BASE / direção de Paulo Henrique Fontenelle / escrita por Paulo H. Fontenelle e Clarice Taliby (Globoplay+Canais)
Melhor Série Brasileira – Animação
ESQUADRÃO DO MAR AZUL / direção de Rubens Belli / escrita por Marcela Catunda (TV Rá Tim Bum)
Melhor Atriz em série de ficção
ALICE CARVALHO por ‘Cangaço Novo’ – vitória histórica, por se tratar da estreia da categoria na premiação.
Melhor Ator em série de ficção
JULIO ANDRADE por ‘Betinho – No Fio da Navalha’ (Globoplay) – entra para a história como o primeiro a vencer a mais nova categoria do Prêmio Grande Otelo.
Melhor Curta-Metragem – Ficção
A MENINA E O MAR, de Gabriel Mellin (SPCinePlay / gratuito)
Melhor Curta-Metragem – Documentário
THUË PIHI KUUWI – UMA MULHER PENSANDO, de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami (indisponível)
Melhor Curta-Metragem – Animação
MULHER VESTIDA DE SOL, de Patrícia Moreira (YouTube)