Em uma fusão de identidades musicais ousadas e autênticas, os artistas Janeiro, de Portugal, e Paulo Novaes, do Brasil, unem forças para criar uma obra única – “Protocolar VOL II”. Este disco, composto por 11 faixas, transcende os limites tradicionais, guiando os ouvintes por uma jornada profunda de autodescoberta. Não é somente um álbum, mas uma provocação à norma fundamentada em duas frases que ecoam ao longo da obra: “se não viver, nunca vai saber” e “tem vida lá fora”.
“Ambas as frases refletem esta proposição de questionamento sobre a nossa própria realidade e o nosso cotidiano, trazendo as pessoas para refletirem sobre a necessidade que existe, atualmente, de olhar para fora do seu lugar-comum. É também uma proposta de um olhar para fora das telas dos celulares, que tanto nos tiram do momento presente”, destacam.
O registro combina os tons eletrônicos e jazzísticos do português Janeiro com a riqueza orgânica da música brasileira de Paulo Novaes, influenciada pela MPB e diversos outros ritmos tradicionais do seu país. Gabriel Alterio faz participação especial e assume a bateria de algumas das canções. A mixagem é de Tó Brandileone e a masterização de Maurício Gargel.
Além dos videoclipes já lançados para “Vida Lá Fora” (assista abaixo) e “Pé na Areia”, o álbum inclui visualizers para todas as outras composições, criados por Daniela Gandra, videomaker e fotógrafa, e Guilherme Cabral, fotógrafo.
“Protocolar VOL II”, que já está disponível em todas as principais plataformas digitais, segue entre as referências criativas trabalhos como “Motomami”, da Rosalía, a sonoridade guitarrística do John Mayer, a obra solo do Thom Yorke, que tem uma abordagem mais mântrica e eletrônica, além de Weightless (Ambient Transmission Vol 2) e também Partido Alto, de Douglas Germano e Batuqueiros e Sua Gente. Ouça o álbum na íntegra: